Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
Boas.
Fiquei bastaste impressionado com o cenário que ocorreu em Lisboa!
Por aqui a manhã foi de grande animação pois caiu um forte aguaceiro que parecia um diluvio acompanhado de trovoada com roncos bem fortes.
A célula que passou por aqui acho que foi a mesma que passou pelas Caldas da Rainha.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A célula avantajada de Peniche parece ter parado a actividade eléctrica; o eco de radar também não parece tão impressionante como a dimensão da célula.
W3q1sAr.jpg


ASGa2rr.jpg

às 18:20 locais
IY1Ht4N.jpg

18:30
jcdjwRE.jpg


Novas células periféricas com ecos individualizados a oeste da principal.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
PRECIPITAÇÃO FORTE NA REGIÃO DA GRANDE LISBOA

Na sequência do episódio de precipitação intensa em Lisboa na tarde de hoje, 22 de setembro 2014, o IPMA informa que os valores provisórios mais significativos de precipitação no distrito de Lisboa entre as 13 e 15 horas locais foram os seguintes:

Lisboa / Geofísico - 13.2 mm
Lisboa / Gago Coutinho - 18.7 mm
Lisboa / Amoreiras - 8.0 mm
Amadora - 7.0 mm

Tendo em conta a análise de imagens de radar, é provável que noutros locais da cidade de Lisboa os valores de precipitação possam ter sido mais elevados.

Estes valores de precipitação deveram-se à formação de sistemas convectivos de forte atividade em zonas muito localizadas e com persistência temporal, traduzindo-se numa distribuição irregular da precipitação, em particular na região da grande Lisboa e o mesmo acontecendo noutras regiões do território.

Prevê-se a continuação de ocorrência de aguaceiros no continente durante o resto da semana, com desagravamento gradual das condições de instabilidade. Devem no entanto ser acompanhadas as previsões meteorológicas, bem como os avisos no site do IPMA em www.ipma.pt

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
fui dar uma volta ate à praça de espanha, já está tudo controlado em termos de inundação, as avenidas lá à volta notava se bem por onde a água passou, muitos montes de areia na estrada e ate no próprio passeio, tambem se via algumas pessoas a varrer a água para fora das lojas, mas nada de grave
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Valores tão baixos... Mesmo que "noutras zonas" tenha chovido mais nessas também choveu certamente.. que se passa com os pluviometros?
Eu presumo que o IPMA saiba como os seus pluviómetros estão, pelo menos alguns deles portanto é capaz de ter sido altamente localizado. No entanto, não foram registados 17mm numa hora numa das estações principais de Lisboa?
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
101
Local
Torres Vedras
Hoje também tive oportunidade de presenciar o fenómeno de precipitação intensa em Lisboa. Foi impressionante o que choveu em meia-hora, entre as 14h e as 14h30, sensivelmente ! A Av. 5 de Outubro ficou transformada num rio