Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Se esta célula não se dissipar, ao início da noite será possível observar trovoada sobre o mar, segundo o sat24.
 


thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
Amigo Trovão, estás bem? ;) Pois, é verdade, teimosamente as trovoadas de há uns anos para cá passam ou mais a Norte ou mais a Sul, raramente tendo de ter o trabalho de contar os segundos entre o relâmpago e o trovão para apurar a que distância caiu. :sad:

Também quando caem são épicas, há-que reconhecê-lo; nunca mais me esqueço de uma ocorrida num Sábado, dia 28 de Outubro de 2000, que durou várias horas, sensivelmente entre as 19h e a meia-noite (foi uma sucessão de células), e na qual os relâmpagos eram em tão rápida sucessão que pura e simplesmente não se ouvia qualquer trovão. Anos mais tarde aqui no fórum é que me explicaram o porquê disso, mas agora infelizmente já não me recordo. Foi simplesmente espectacular. :thumbsup:

Sorry pelo off-topic. :hehe:

Eu lembro- me bem dessa sucessão de células.É pena ocorrerem com tão pouca frequencia.A ultima que gravei foi em 21 Fevereiro de 2013.O video ainda está no youtube.Dai para cá nao apanhei mais nada:angry::angry::angry::sad::sad:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

19,8ºC
94%

_______

O WRF está com uma previsão bem animadora aqui para a zona.

jkbyv7.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje depois de um dia calmo, com alguns cirros e nada de nevoeiro pela manhã mas alguma neblina todo o dia, a nebulosidade alta e média começou a entrar abundante antes do pôr-do-sol. Nada que anunciasse precipitação a caminho mas apenas os restos da frente que passou na Madeira e mesmo de algumas trovoadas cujas descargas estão registadas pelo IPMA entre as 15h e as 18h, 200Km a oeste no paralelo de Sines. Todas essas promissoras células que ainda se desenvolviam cerca do meio-dia na cauda da frente foram pulverizadas à semelhança do que ocorreu na RAM. Assim o produto final foi um belo céu ao poente e já sob o luar de uma grande Lua cheia. Parece que essa frente oclusa já trazia a sua sorte ditada desde antes da passagem na RAM. Para hoje, terça-feira, haver a actividade que está prevista e avisada terá que ser gerada de raíz, localmente. Aguardemos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há uma nova linha a formar-se a oeste. Além dessa, há nebulosidade sem grande desenvolvimento vertical, mais próxima da costa, e que tem precipitação já visível no radar.
DhHPJHV.jpg

hYiBoC0.jpg


Essa precipitação poderá chegar ao litoral centro daqui a menos de duas horas, se as nuvens não se dissiparem. O movimento neste momento é para NNE.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93