Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014



Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Pela beachcam da Costa da Caparica parece que estou a ver uma shelf cloud, já coloco as fotos.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Estrutura circular que o StormRic observou à aproximadamente 10 minutos atrás.

syd06AA.png


Possível Shelf Cloud na Costa da Caparica

qx0nYoe.png


L7BPj2f.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estrutura circular que o StormRic observou à aproximadamente 10 minutos atrás.

Às 21:20 o radar ainda mostrava a célula com ecos laranja, depois daquela observação das 21:30 aproximadamente, que talvez fosse uma shelf cloud, a célula praticamente dissipou-se, em 20 minutos o eco do radar passou a verde e dirigia-se para Oeiras-Algés. Houve ainda duas descargas que eu tenha observado e mais nada desde aí.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Interessante, a carta sinóptica das 18h mostra uma fina crista anticiclónica, entre a depressão atlântica e o mínimo do interior da península ibérica, localizada exactamente sobre o litoral oeste. Será que isso esteve relacionado com a dissipação das células ao entrarem?
8WaOpgG.gif
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Aqui um pouco mais para o Interior não consigo ver nada, aproveitem, hoje não é o meu dia. ;)

Por aqui noite calma e sem vento, e assim deve continuar.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Interessante, a carta sinóptica das 18h mostra uma fina crista anticiclónica, entre a depressão atlântica e o mínimo do interior da península ibérica, localizada exactamente sobre o litoral oeste. Será que isso esteve relacionado com a dissipação das células ao entrarem?
8WaOpgG.gif
Bem visto StormRic :thumbsup:
Eu penso que sim, é um factor que faz com que em terra não acha animação. Parece-me também haver pouco CAPE! Mas se as células se dirigirem mais para a costa irá facilitar!