Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Sim, mas entretanto está a formar-se uma grande, bem mais para sul e que nesse movimento de rotação pode vir a chegar cá.

Eu devia era estar no Cabo da Roca, realmente... :hmm:

Foram detectadas, apesar da distância. Em Ovar é que está animado:
39dXv4u.jpg

Realmente se fosse mais perto, acho que já lá estava, espero que das inumeras vezes que por lá passo, apanhar este espectáculo eléctrico, ou eu não gostasse das electricidades :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Está a trovejar e bem para os lados da praia da barra, de facto também já vi umas quantas descargas, através da webcam.

Entretanto, será que aquela célula com aquele eco vermelho chega a terra? :O

Aquela entretanto "apagou" o vermelho mas há outras a nascer e parece-me que o conjunto todo tem uma componente leste no movimento, pelo menos por enquanto.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Que local é aquele da quarta foto a contar de baixo? Belíssima foto!

Não sei dizer a localização ao certo, pois situa-se num caminho entre d´el rey e a lagoa de Óbidos, mas mais perto da lagoa.

mas se ajudar, colocar no maps.google

39.418205, -9.249379
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta ainda tinha mais luz do crepúsculo, estando assim mais próxima do ideal que sempre persegui toda a vida: apanhar um raio ao pôr-do-sol :D
VivIhYB.jpg


a compressão do jpg estraga um pouco...

Uma boa dezena de descargas provinham sempre do mesmo ponto do interior da nuvem e seguiram aquele trajecto ao longo da bigorna. O da primeira imagem até continuava, infelizmente cortei-o porque não esperava que fosse tão longe.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:palmas:grande reportagem, boas fotos, inspiradora para nos fazermos à estrada e ir persegui-las onde elas estiverem. :thumbsup:

Gostava de aproximadamente saber as horas a que foram tiradas... :)

Ultimamente faço gosto as várias coisas, a practica de todo-terreno, nada de radical, o registo em fotografia ou video e a observação atmosférica e do mar se aplicável, e está quase a iniciar as voltinhas de bike pela marginal, com os respectivos registos se aplicável,

Para ser exacto é ver os dados exif, mas as primeiras foram aproximadamente pelas 17:00h , as de a caminho de Óbidos já foram pelas 19:00 - 19:45h a ultima pelas 22:30h

por caso gostava de "imprimir" alguns dados nas fotos como as suas ficam.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Esta ainda tinha mais luz do crepúsculo, estando assim mais próxima do ideal que sempre persegui toda a vida: apanhar um raio ao pôr-do-sol :D
VivIhYB.jpg


a compressão do jpg estraga um pouco...

o que dizer :thumbsup:,

eu utilizo o flickr que pelo que me parece mantém a imagem como ela é sem perda de qualidade, eu nas minhas é que introduzo alguma compressão para ser rápido o upload.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei dizer a localização ao certo, pois situa-se num caminho entre d´el rey e a lagoa de Óbidos, mas mais perto da lagoa.

mas se ajudar, colocar no maps.google

39.418205, -9.249379

:D Obrigado, era mesmo isso que eu queria! Não há nada melhor que umas coordenadas GPS!

Pois, isto da compressão, não se pode fugir a ela, porque senão a página do fórum para carregar tornava-se tão pesada que era impraticável, especialmente nos dispositivos pessoais. Eu tenho fotos em vários sítios de fotografia e, claro, aí tenho a qualidade que quiser. Mas realmente aqui no fórum não devemos queixar-nos, a bem da rapidez porque é isso que importa, que seja o mais acessível possível de qualquer dispositivo.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Atenção ao litoral de Sintra, as células estão mesmo a aproximar-se, além de que há uma que vem a rodear por sul. Houve já registos de descargas próximas também:
lnmpwBh.jpg

s4vHVA2.jpg


Já estou atento àquela mais a sul... ;)

Essa célula mais a sul pode ser potencialmente perigosa pois vai a "varrer" toda uma área à sua frente que esteve limpa de actividade nas últimas horas.

Observando a animação de satélite parece haver alguma rotação de todo este grupo de novas células em torno de si próprio, o que leva as células mais a sul a terem uma componente leste maior no seu movimento. O que acham?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Por volta das 20:15 assisti a um belo festival electrico, lembro-me perfeitamente de um raio às 20:29, o tal brutalmente retratado pelo StormRic.
Não tenho fotos, mas ao menos já deu para tirar a barriga de misérias. :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,

Por volta das 20:15 assisti a um belo festival electrico, lembro-me perfeitamente de um raio às 20:29, o tal brutalmente retratado pelo StormRic.
Não tenho fotos, mas ao menos já deu para tirar a barriga de misérias. :D

Eu não estava junto da câmara quando ele ocorreu, tinha posto a câmara em disparo de rajada automático. Por isso não sei até onde ele foi por baixo da bigorna. Deve ter sido um espectáculo!:cool:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
depois de avistar alguns relâmpagos ao longe, tudo calmo pela minha zona.
Parece que a instabilidade só mais pela madrugada dentro deve chegar aqui.
boas observações aos resistentes!!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O radar está lento... o detector de descargas só apanha quando lhe apetece, a imagem de satélite tem baixa resolução... :(

O radar está lento ou foi contar carneirinhos mais uma vez...:mad:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena