Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
litoral.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Setembro entra com uma possível noite tropical húmida:

5 minutos atrás, 21,0ºC às 0:00 utc (que também são as verdadeiras horas do nosso fuso, poia a hora de verão é irreal, coloca o sol a culminar às 13:36 o que não faz qualquer sentido meteorologicamente).

80% de humidade relativa agora.

off-topic: Já não foi a tempo a inserção do video da bela manhã de ontem dia 31, portanto remeto para o tópico correcto:

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-litoral-centro-agosto-2015.8336/page-57#post-504890
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Facto mais marcante de hoje, o retorno da nortada forte. Começou pela madrugada, manteve-se fraca a moderada até meio da tarde, e desde então sopra moderada com rajadas, por vezes fortes.

E o amanhecer foi quase tropical, 19,8ºC pouco antes das 8h e 84% de humidade. E um céu cénico de nuvens altas e algumas médias, em fluxo de sudoeste, cruzando-se com nuvens baixas de NNW. Estas eram vagas de estratocumulus que literalmente rebentavam como ondas ao largo da costa, numa zona que permanecia estacionária em frente do Cabo, um efeito invulgar.



Depois, as nuvens altas tornaram-se mais raras, a bruma foi espessa todo o dia, Arrábida e Cabo quase ocultos, manteve-se um travessão de nevoeiro a oeste que era o prolongamento dos nevoeiros que se estendiam do oceano bem para o interior, a norte da serra de Sintra, cobrindo esta com o habitual capacete:
397jxE3.jpg


Máxima mais fresca, 23,8ºC pelas 15 horas, a humidade não desceu abaixo dos 66%.
Sol pôs-se ocultado pelos estratos espessos e volumosos no horizonte. Continuam alguns cirrus a passar de vez em quando, de WSW.
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Sigo com 22,5°C e o vento está moderado com rajadas fortes.
Extremos do dia:
Máx: 25,4°C
Mín: 22,3°C
Acho estranho o gfs prever aquela chuva toda e CAPE para esta zona, na próxima semana. Mas pronto, vamos ver...
Off-topic: é só a mim que o imgur não funciona? Eu tento fazer o upload e depois fica tudo preto :intrigante:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
E a fornada de mínimas tropicais acaba hoje e a nortada volta em força!
Máxima: 26ºC
Mínima: 19,1ºC
Muita nebulosidade em Lisboa, na Amadora (conhecida como a terra do vento) pelas 16h já se sentia frio e até se arrepiava :cold:
Sol escondeu-se mais cedo hoje e a nortada moderada o dia todo, com rajadas fortes à tarde, agora volta a acalmar.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sigo com 22,5°C e o vento está moderado com rajadas fortes.
Extremos do dia:
Máx: 25,4°C
Mín: 22,3°C
Acho estranho o gfs prever aquela chuva toda e CAPE para esta zona, na próxima semana. Mas pronto, vamos ver...
Off-topic: é só a mim que o imgur não funciona? Eu tento fazer o upload e depois fica tudo preto :intrigante:

Na última saída do GFS caiu tudo por terra, CAPE nem vê-lo e chuva também não...:(

Isso também me tem acontecido no imgur, mas é só em determinadas imagens.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
:disgust: enfim...já não me surpreende...
A mim acontece com todas as fotos. Sabes de algum outro site do mesmo género?

Off-topic: aqui no fórum tenho visto algumas pessoas a usar o Flickr (https://www.flickr.com/) acho que é do género, e até acho que tinha algumas vantagens em relação ao Imgur, mas não me recordo ao certo:hehe:.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TiagoLC