Seguimento Litoral Centro - Setembro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Poente em Leiria depois de um dia com temperatura agradável e algumas nuvens para leste.
FXqg5tA.jpg


Santuário de Nossa Senhora da Encarnação à direita, com o castelo também visível mais ao fundo, à direito do mesmo...
Cidade fantástica! :D

Notou-se ligeiramente mais fresco com a máxima a rondar os 24/25ºC.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas,
Poente em Leiria depois de um dia com temperatura agradável e algumas nuvens para leste.
FXqg5tA.jpg


Santuário de Nossa Senhora da Encarnação à direita, com o castelo também visível mais ao fundo, à direito do mesmo...
Cidade fantástica! :D

Notou-se ligeiramente mais fresco com a máxima a rondar os 24/25ºC.

Um belo por de sol, que já "cheira" a outono, com as horas de sol, a ficarem cada vez menos.
Deixa-me desejar-te boa sorte nesta tua nova fase da vida, e que contiues a fazer um excelente trabalho de seguimento neste tópico, e como já nos habitua-te a fazer no sul, e espero que o meu distrito vizinho te aloje da melhor forma, nas próximas temporadas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Poente em Leiria depois de um dia com temperatura agradável e algumas nuvens para leste.
FXqg5tA.jpg


Santuário de Nossa Senhora da Encarnação à direita, com o castelo também visível mais ao fundo, à direito do mesmo...
Cidade fantástica! :D

Notou-se ligeiramente mais fresco com a máxima a rondar os 24/25ºC.

Boas Jorge,

Parece que o litoral centro está com um grande reforço. :D
Boa sorte neste novo rumo. :thumbsup:
Diz me uma coisa, já notaste a inversão que há em Leiria? Ou estás afastado do rio Lis?(distância ou altimetricamente)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Um belo por de sol, que já "cheira" a outono, com as horas de sol, a ficarem cada vez menos.
Deixa-me desejar-te boa sorte nesta tua nova fase da vida, e que contiues a fazer um excelente trabalho de seguimento neste tópico, e como já nos habitua-te a fazer no sul, e espero que o meu distrito vizinho te aloje da melhor forma, nas próximas temporadas.
Obrigado Pedro! ;)
É verdade, só falta a chuva! :D Talvez neste fim de semana venha alguma de forma mais generalizada, mas não deve ser para ficar.
Boas Jorge,

Parece que o litoral centro está com um grande reforço. :D
Boa sorte neste novo rumo. :thumbsup:
Diz me uma coisa, já notaste a inversão que há em Leiria? Ou estás afastado do rio Lis?(distância ou altimetricamente)
Obrigado Jonas! ;)
Pelo contrário, o Rio Lis passa mesmo em frente de casa, depois da pequena construção que está em frente, na foto. Esta manhã já notei alguma inversão com a diferença de temperatura entre esta zona e onde fica a escola, pois, a mesma fica numa zona mais alta e afastada.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas,
Hoje foi mais um dia de céu limpo e, tal como ontem, foi fresco. As temperaturas já estão finalmente em valores outonais, e não naqueles estúpidos 34,9°C no início do mês. :thumbsup:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 23,8°C
Mín: 15,4°C

Corroios
Máx: 25,3°C
Mín: 14,4°C

Agora estão 17,6°C e céu limpo, com bastante humidade. :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas,
Poente em Leiria depois de um dia com temperatura agradável e algumas nuvens para leste.
FXqg5tA.jpg


Santuário de Nossa Senhora da Encarnação à direita, com o castelo também visível mais ao fundo, à direito do mesmo...
Cidade fantástica! :D

Notou-se ligeiramente mais fresco com a máxima a rondar os 24/25ºC.

Parece que moras para os lados de São Romão, o prédio onde vivi é o 2º mais à esquerda a imagem! Já do outro lado do Rio Lis, na Guimarota!:D

Esse vale (do Lis) fica coberto de geada e tem fortes inversões no Inverno! :cold:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Bem vindo ao Litoral Oeste, Joralentejano!

Hoje aqui por São Martinho do Porto, não muito longe de Leiria, o dia acordou muito nublado 16ºC!

Obrigado Pedro! ;)
É verdade, só falta a chuva! :D Talvez neste fim de semana venha alguma de forma mais generalizada, mas não deve ser para ficar.

Obrigado Jonas! ;)
Pelo contrário, o Rio Lis passa mesmo em frente de casa, depois da pequena construção que está em frente, na foto. Esta manhã já notei alguma inversão com a diferença de temperatura entre esta zona e onde fica a escola, pois, a mesma fica numa zona mais alta e afastada.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Parece que moras para os lados de São Romão, o prédio onde vivi é o 2º mais à esquerda a imagem! Já do outro lado do Rio Lis, na Guimarota!:D

Esse vale (do Lis) fica coberto de geada e tem fortes inversões no Inverno! :cold:
Correto!! Conheces bem isto eheh :D Acredito que esta zona também vá ter gelo por todo o lado como Arronches. :cold:
Bem vindo ao Litoral Oeste, Joralentejano!
Obrigado!! ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Hoje o dia começou com céu muito nublado e chuviscos que já molhavam bem. O céu apenas começou a abrir ao final da manhã estando neste momento limpo e com alguma névoa.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Grande reforço @joralentejano :lol: Bem vindo :thumbsup:

----------------------------------

Por cá hoje o dia já amanheceu com algum nevoeiro nos vales, contudo apesar da humidade nos últimos dias ser cada vez maior, nós precisamos mesmo é de chuva, a seca agoniza cada vez mais a floresta, a agricultura, poços, cursos de água , lençóis friáticos , etc, nem em 2005 ou 2017 me lembro de por aqui estar tanto tempo sem ver chover , de forma significativa! :unsure: Neste momento estão 24.6ºc, vento fraco moderado de SW, e 48% de HR !
A frente de Sábado até parece ser generosa para a altura do ano, o problema é que aparentemente vai ser um evento isolado, e depois de dia 22 o AA estará de volta!
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Grande reforço @joralentejano :lol: Bem vindo :thumbsup:

----------------------------------

Por cá hoje o dia já amanheceu com algum nevoeiro nos vales, contudo apesar da humidade nos últimos dias ser cada vez mais, nós precisamos mesmo é de chuva, a seca agoniza cada vez mais a floresta, a agricultura, poços, cursos de água , lençóis friáticos , etc, nem em 2005 ou 2017 me lembro de por aqui estar tanto tempo sem ver chover , de forma significativa! :unsure: Neste momento estão 24.6ºc, vento fraco moderado de SW, e 48% de HR !
A frente de Sábado até parece ser generosa para a altura do ano, o problema é que aparentemente vai ser um vento isolado, e depois de dia 22 o AA estará de volta!

Já que tocas no assunto dos poços e dos lençóis freáticos, eu em quase mais de 10 anos nunca vi um dos meus poços com cerca de 1 metro de altura de água, e tantos outros que já vi aqui na zona estão todos iguais, a água uma vez retirada, o reabastecimento é mínimo.
É verdade todas as plantas estão deseperadas por umas pingas de chuva que nuca mais caem do céu, só para dar outro expemplo, tenho visto os silvados, já completamente secos, mesmo em zonas de vale, uma situação quase inédita.
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Aqui em São Martinho do Porto já pingou bem, mas abriu agora para a tarde. 22ºC

@joralentejano realmente vieste para uma zona mto diferente de Arronches no Alentejo. Potencialmente terás bem mais chuva...ainda se vê mt verde por estes lados, mesmo agora no final do Verão. Se bem que Arronches tinha muita água no passado, e qdo estive lá em Agosto de 2013 fiquei surpreendido com a beleza da vila e com as piscinas e o rio que levava muita água em pleno Verão.
 
Última edição: