Seguimento Litoral Centro - Setembro 2019

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,227
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Continua a chover, Duarte Pacheco, Eixo N-S

1a398fb8dab98b9291d80134596ab033.jpg
b9c7aa99134f154c2f37c22512c0a5f0.jpg
0963c6cdf9535d83a858b1ced63a5e56.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Valor muito bom Por aqui ficou abaixo do modelado, com 5.1mm! Pouca mas muito bem recebida, frente fria segue agora para o Baixo-Alentejo e Algarve , onde algumas zonas não recebem precipitação à mais de 5 meses!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

O efeito orográfico parece bem presente nesta imagem de radar.

KmEfz3W.jpg


O acumulado já vai em 18.5 mm. Deve estar prestes a terminar, mas por agora ainda vai chovendo fraco a moderado. Não deve chegar aos 20, mas ainda vai acumular mais uns pozinhos :rain:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Valor muito bom Por aqui ficou abaixo do modelado, com 5.1mm! Pouca mas muito bem recebida, frente fria segue agora para o Baixo-Alentejo e Algarve , onde algumas zonas não recebem precipitação à mais de 5 meses!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

O efeito orográfico do sistema da Arrábida parece bem presente nesta imagem de radar.

KmEfz3W.jpg


O acumulado já vai em 18.5 mm. Deve estar prestes a terminar, mas por agora ainda vai chovendo fraco a moderado. Não deve chegar aos 20, mas ainda vai acumular mais uns pozinhos :rain:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O efeito orográfico parece bem presente nesta imagem de radar.

KmEfz3W.jpg


O acumulado já vai em 18.5 mm. Deve estar prestes a terminar, mas por agora ainda vai chovendo fraco a moderado. Não deve chegar aos 20, mas ainda vai acumular mais uns pozinhos :rain:
Sim , claro! Já tinha referido isso num post à bocado! Não é por acaso que essa é uma das estações que acumula mais precipitação aqui na zona Aqui voltou a chover de forma moderada, e lá contínua o chuvisco! Agora sim , boa precipitação estatiforme para as terras 5.7mm


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Tem chovido bem nesta última hora, o acumulado segue nos 6,9 mm e continua a somar :D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O melhor estava mesmo guardado para o fim Chuva fraca a moderada certinha à cerca de uma hora , e contínua Acumulado nos 7.2mm , e algumas rajadas moderadas, máxima de 34.3km'h! Afinal sempre se tornou numa tarde de Outuno,tão bom Temperatura ainda estável! 19.2°c

Edit: 8.1mm


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ora bem.

Por cá 14 mm.
O destaque vai então para Galamares com 26 mm e Penedo 24 mm.
Como já aqui falei noutros anos a estação de Galamares tem registos espantosos, pois estamos a falar de uma estação colada à ribeira de Colares com apenas 52 mts de altitude, tendo uma encosta norte que vai aos 529 mts(Cruz Alta).
No entanto dado estar por baixo de Monserrate ou Pena, dá ideia que sofre algum efeito por estar abaixo da zona maior precipitação da serra de Sintra. Seria um bom caso de estudo, pois não é muito normal chover tanto com baixa altitude.
Mais para os meus lados há o Linhó que é uma zona que acumula bastante, lá está a serra é um factor preponderante.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, por aqui a precipitação hoje foi abaixo do modelado. A frente quebrou e o grosso da precipitação passou literalmente a 2500 metros a norte de casa. No local onde estou, caíram apenas 6,9 mm. :rain:
Já em Vale Fetal, não muito longe daqui, houve um acumulado diário de quase 15 mm! :surprise:

Agora parece que voltou a chover outra vez. Deve ser o fim... :(
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Chove bem agora, mais do que há bocadinho! :surprise: