Seguimento Litoral Centro - Setembro 2021



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Praia do Osso da Baleia neste momento.

o3dSrSr.png
Brutal! :shocking:
Belo apanhado! :thumbsup:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O movimento agora é para NNE/NE.
Lisboa está num corredor livre de células e a não ser que surjam novas nesse alinhamento será difícil haver alguma actividade significativa nas próximas horas nesta região.
A actividade eléctrica também já foi varrida quase toda para fora da RLC pelo vento de Sul/SSW. Aqui no alto da Póvoa de Santa Iria tem soprado moderado a forte.
6g6VVnW.jpg


Ainda muitas células fortes activas pela região de Coimbra e para Leste entrando na RINC.
No entanto não deixam de haver alguns aguaceiros perdidos pela zona sudoeste da RLC, Setúbal e talvez Cascais/Lisboa:
4JTA4jC.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Ou muito me engano ou algo se passa nas linhas de comboio o Alfa pendular está parado depois da estação em Pombal, sentido Coimbra...

Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk
O Prociv tem várias ocorrências em Coimbra por inundações e queda de árvore em Alfarelos, se afecta a linha do Norte isso já não tenho conhecimento e nem sei bem aonde passa a linha do Norte.

Entre as 18h30 e as 19h30m, caíram 31.2 mm na estação de Coimbra (Aeródromo), sendo 20 mm em 20 minutos.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
O Prociv tem várias ocorrências em Coimbra por inundações e queda de árvore em Alfarelos, se afecta a linha do Norte isso já não tenho conhecimento e nem sei bem aonde passa a linha do Norte.

Entre as 18h30 e as 19h30m, caíram 31.2 mm na estação de Coimbra (Aeródromo), sendo 20 mm em 20 minutos.
Passa precisamente em Alfarelos :D
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Vi também essa imagem exatamente ao vivo quando estava nas praia das Paredes. Impressionante. Ainda pensei que fosse ver uma tromba de água. Trovejou e choveu imenso nessa altura.
Vi essa formação quando ia a caminho de Alcobaça...do meu ponto de vista chegou a parecer um cogumelo atómico. :confused:
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Peniche a monopolizar a instabilidade desta tarde? :intrigante:
Sem actividade eléctrica, no entanto.
A última DEA na RLC ocorreu cerca das 8h, perto de Santarém.

pVtAHKo.jpg
wAOS4ff.jpg


Aqui na Póvoa e Santa Iria de Azóia a madrugada rendeu 6,9 mm em Meteo Santa Iria, 4,6 mm em Estacal e 3,6 mm em Vialonga.
Temperaturas máximas até ao momento de 26,0ºC em Santa iria (montes) e 27,9ºC em Vialonga (fundo do vale), humidade relativa entre 62% e 57%, respectivamente.
Caiu um aguaceiro durante a manhã. Depois choveu por volta das 15h, mas passou. Nada demais. O resto da tarde, que eu me tivesse apercebido, foi às secas.