Seguimento Litoral Centro - Setembro 2021



Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Bom dia

No meu "quintal " apenas chuva fraca até ao momento, e muito vento de NE! Não ouvi qualquer trovão, vamos ver como corre o resto da noite/dia :trovao:
Eu acompanhei o trajecto dessa célula no radar ainda quando esta estava no oceano. Ao entrar pela a Arrábida teve um repentino fortalecimento, gerando ecos amarelos, mas rapidamente perdeu vigor após transpor a serra.
Chegou aqui moribunda, rendeu 0.20 mm, o acumulado registado até ao momento. A sua presença fez-se sobretudo notar pelo aumento do vento, que soprou moderado a forte com rajadas.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
A vista para NE está valente.
O radar não engana, célula forte na zona de Sobral de Monte Agraço/Mafra.

Bem...estão a crescer torres também a Noroeste/Norte. A serra está com um fundo incrível.

A célula que gerou um aguaceiro de granizo em Odivelas, relatado pelo @AnDré, na página anterior, desenvolveu-se rapidamente, progredindo para oeste. Deve ser a que aparece nessa foto.

Screenshot-20210923-084613-Chrome.jpg
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Aguaceiro forte em Odivelas, com granizo à mistura.
Bom dia. Cheguei agora ao Montijo e é bem visível essa célula. Para leste, tudo nublado e vi uns mammatus. Por Cabanas, cairam alguns pingos de madrugada pois o carro ficou sujo.
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
323
Local
2550 - 1400
Uma noite com actividade eléctrica para ficar na memória. Acumulados pela zona do Alto Concelho de Alenquer andam nos 24 mm (entre o final do dia de ontem e a madrugada de hoje) . Em Sintra, pelos vistos não choveu, aliás pelo radar, parece que a Serra fez mesmo um efeito de protecção, tendo passado tudo a Norte.
Facto, já o Montejunto fez precisamente o papel inverso, tudo o que vinha ficava retido...incrível como as células foram estacionando na zona do Montejunto dando o espectáculo que deram, já disse e repito (e já percebi que não sou o único a dizê-lo), não me recordo de nenhuma noite ou dia em que presenciasse uma cadência tão frequente de descargas durante um período tão extenso de tempo.
Zonas como Cadaval-Bombarral / Alenquer e outras nesta região Oeste foram brindados com um espectáculo sem paralelo nos últimos largos anos, e embora tivesse chovido bem, se a precipitação tivesse acompanhado a cadência dos relâmpagos e trovões teriam havido muitos e sérios problemas bem além de metas quedas de luz e falhas nas redes de comunicações...por isso e a meu ver este evento apareceu sem o aviso adequado por parte das entidades competentes.... .... ....no entanto é preciso levar em linha de conta que os recursos do IPMA não são nem de perto nem de longe os que já foram.
 

CapitaoChuva

Cirrus
Registo
30 Nov 2012
Mensagens
89
Local
São Martinho do Porto
Existem reports de zonas sem electricidade ou sem comunicações?
Acima da zona de Caldas faltam-me de alguns telheiros que ficaram destruídos devido às precipitação de chuva e existiu falha de fornecimento...mas algo ainda para confirmar, daqui a pouco dou um salto a essas zonas e também vejo com os meus olhos :-)
São Martinho do Porto não falhou. Até fiquei admirado...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia

Acordei com a trovoada por volta das 2 da manhã e com a chuva moderada a forte que se fazia sentir, chegou ainda a cair granizo, por um curto período de tempo, os relampagos iluminavam a noite e rasgavam o céu.

Esta foto é do por do sol de ontem, onde 5 minutos depois começou a chover e a trovejar.

20210922_192320.jpg
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa tarde. Para já por Almada o escudo lisboeta faz-se sentir, céu pouco nublado e vento moderado de E/NE. De facto de manhã para Leste e Nordeste o panorama era impressionante, mas fora um ou outro aguaceiro fraco passageiro durante a madrugada, nada de mais relevante há para já a assinalar.

Dados actuais: 20,3ºC, 69% HR, pressão nos 1014,1hpa e vento sopra moderado de Nordeste.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem ainda consegui ver alguns clarões das células a norte, mas não chegou a ocorrer nada, a não ser uma forte e repentina ventania de SE :unsure:
Durante a madrugada caiu uma aguaceiro fraco, que rendeu 0,6 mm, oriundo de umas células que passaram mais a leste na zona de Pegões.

Neste momento, boas abertas e vento muito fraco de S/SE, após um inicio de manhã ainda ventosa. Veremos como corre a tarde :D


Mínima: 15,6ºC
T. Atual: 21,8ºC
HR: 61%
Vento: S/SE - 2,2 Km/h