Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

E ao fim de muitas e muitas semanas, lá choveu por cá :viva: Que bom foi sair de casa com o cheirinho a terra molhada :D Acumulou 1.1mm, agora vamos rezar para que as previsões da próxima semana se mantenham :pray: Apesar de não resolver nada, seria uma tremenda lufada de ar fresco ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Parece que o tal "nevoeiro" de que falei na noite passada era, na realidade, a frente fria em dissipação. Trouxe essencialmente muita humidade durante a madrugada e chegou a acumular umas décimas nalgumas estações pela zona, mas nada de significativo. Reparei também que, de manhã, havia claramente marcas de que terão caído algumas pingas de noite, possivelmente de orvalho proveniente dos pinheiros ao lado da rua. :w00t:
A única zona da Península de Setúbal onde caiu algo de mais significativo foi na encosta norte da Arrábida (na zona onde o @Ricardo Carvalho vive), por efeito orográfico. Já não é a primeira vez que isto ocorre, afinal de contas... :rain:

Entretanto o dia foi soalheiro e, mais uma vez, ameno, sendo que hoje não houve a presença de nuvens negras durante grande parte do dia. Entretanto, ao final da tarde, começou a aparecer nebulosidade a oeste e o céu encobriu-se totalmente após a meia-noite. A estação da Herdade da Aroeira regista neste momento uma temperatura de 16,9ºC. A máxima de ontem foi de 26,0ºC. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,191
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A larga faixa de ecos de radar fracos a moderados, que tem vindo a entrar pela costa da zona norte da RLC, está associada a este sistema frontal, limite avançado de uma massa de ar mais tropical:

AUnMzhB.gif


ExXIprz.jpg


Mas a maior parte daqueles ecos são virga, só algumas décimas foram acumuladas em três estações da rede IPMA na área de Coimbra (Aeródromo, Mata S.Pedro e Cantanhede), até às 16h.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Depois dum dia maioritariamente de céu limpo mas com alguma nebulosidade elevada, durante a noite começou a aparecer uma neblina bem espessa, que ao que parece trata-se de uma frente quente associada ao outflow do furacão Danielle. :) A humidade relativa tem vindo a subir constantemente desde o início da noite, bem como a temperatura - de facto, neste momento a temperatura segue em valores tropicais nas várias estações da Península de Setúbal e entretanto até já começou a chuviscar, com o índice de humidade relativa superior a 96%. Como exemplos digo que neste momento as estações amadoras da Herdade da Aroeira, Vale de Cavala e Parque Luso medem, respetivamente, 20,7ºC, 20,2ºC e 20,9ºC, respetivamente. Está um bafo bastante surpreendente lá fora! :hehe:
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa tarde!
25 graus e 75% de humidade por Lisboa, Alvalade. Que tempinho à Açores é este? :hehe:
Pelo menos sopra um ventinho agradável de SO.
Boa tarde,

É o outflow da Daniela :D

26.3ºC, vento fraco de NW

70% humidade
20.4ºC Dewpoint

Nós estamos mais habituados à secura mediterrânica, do lado americano levam com este tempo o verão todo. :lol: