Boas
Por cá, eixo Alcabideche/Alcoitão acumulou 5 mm.
Por cá, eixo Alcabideche/Alcoitão acumulou 5 mm.
Boas
Por cá, eixo Alcabideche/Alcoitão acumulou 5 mm.
E depois de uma monumental trovoada, vista de longe mas foi o possível, uma chuvada de lavar as ruas.
A linha de convergência a passar aqui mesmo por cima da AML.
Há células que vêm do quadrante nordeste e outras que se juntam de sul enquanto a linha progride em geral de ENE para OSO, com ondulações.
À passagem de uma das células, veio do estuário, dos mouchões para cá, uma imperfeita roll cloud, a segunda que eu alguma vez presenciei ( a primeira foi em Carcavelos e está publicada num tópico algures aqui no fórum, mas foi de dia). Veio acompanhada de fortes rajadas de vento e nem um pingo, iluminada por trás pelos relâmpagos de algumas descargas eléctricas e pela frente pelas luzes urbanas. Sem equipamento à altura, espero que tenha ficado alguma coisa de jeito nas fotos ou no vídeo do telemóvel.
O aspecto da convergência neste momento é este:
![]()
Aqui na Póvoa, só por curiosidade, 4,1 mm sendo 3,6 mm em alguns minutos cerca das 6h e 0,5 mm às 5h com a passagem perto da trovoada.
Três momentos do avistamento desde a zona alta da Póvoa. Só a iluminação por trás pelas descargas eléctricas permitia perceber que esta formação estava destacada do Cb da célula. Refira-se ainda que a célula teve um deslocamento de NNE para SSO, paralelo à margem do estuário. Esta roll cloud seguiu portanto um movimento de afastamento lateral da direcção que a célula tomava. As fortes rajadas de vento de Leste sentidas na Póvoa não vinham à frente da célula, mas sim em direcção quase perpendicular, o que me leva a crer terem origem num downburst minutos antes (eco roxo no radar às 3:45 utc).