Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Bela chuvinha que nos brindou no início da tarde, com alguma intensidade :w00t:
Rendeu 3,6 mm em pouco tempo, não esperava tanto :thumbsup:
O céu apresentou-se parcialmente nublado com abertas e o vento soprou em geral fraco de N.

Infelizmente esta rica chuvinha não vai servir de nada, tendo em conta o que aí vem, que espero que mude rapidamente :hmm:
Pelo menos já deu para poupar dois dias de rega ;)

Extremos: 16,7°C / 21,4°C / 3,6 mm

T. Atual: 16,9°C
HR: 77%
Vento: Nulo
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Nos últimos tempos tenho andado um bocado fora do fórum devido a questões de trabalho e à complicação que tem sido ter dados aqui para a zona sem a possibilidade de seguimento contínuo da sinóptica nem a presença de estações com dados fidedignos e realistas. Parece que, depois da pandemia, a maioria das pessoas deixou de fazer manutenção às suas estações amadoras e, por causa disso, a grande maioria dessas estações agora tem dados com uma carrada de erros, e isto numa altura em que a minha estação ainda se encontra inativa devido a problemas técnicos que infelizmente só poderão ser resolvidos comprando uma nova estação meteorológica (porque sim, a estação que eu tinha não era uma profissional, apesar de ter funcionado razoavelmente bem durante três anos). :facepalm:

Seja como for, a semana que agora está a findar (e a última semana de setembro) foi outonal e um contraste claro com o que foi a anterior semana de instabilidade. As mínimas foram bem fresquinhas e as tardes amenas - o tempo típico de outubro. Inclusive chuviscou na quinta-feira, embora o acumulado tenha sido fraco (como também já seria de esperar). :rain: Infelizmente, esse padrão mais fresco e algo húmido não vai continuar, visto que a semana que vem, apesar de ser uma semana de outubro, será bem mais quente, com máximas superiores a 30°C a meio. As mínimas, essas, é que já deverão ser mais frescas. Hoje já se nota a mudança do tempo, com uma temperatura neste momento bem superior àquela que existia ontem por esta hora por aqui. :calor: A chuva de setembro foi ótima para a vida selvagem, no entanto, e com as perspectivas que há, a coisa não está bonita para os próximos tempos! Veremos o que acontece!!! :pray:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E depois de uma monumental trovoada, vista de longe mas foi o possível, uma chuvada de lavar as ruas.

A linha de convergência a passar aqui mesmo por cima da AML.
Há células que vêm do quadrante nordeste e outras que se juntam de sul enquanto a linha progride em geral de ENE para OSO, com ondulações.
À passagem de uma das células, veio do estuário, dos mouchões para cá, uma imperfeita roll cloud, a segunda que eu alguma vez presenciei ( a primeira foi em Carcavelos e está publicada num tópico algures aqui no fórum, mas foi de dia). Veio acompanhada de fortes rajadas de vento e nem um pingo, iluminada por trás pelos relâmpagos de algumas descargas eléctricas e pela frente pelas luzes urbanas. Sem equipamento à altura, espero que tenha ficado alguma coisa de jeito nas fotos ou no vídeo do telemóvel.

O aspecto da convergência neste momento é este:

REyzgrm.jpg


Aqui na Póvoa, só por curiosidade, 4,1 mm sendo 3,6 mm em alguns minutos cerca das 6h e 0,5 mm às 5h com a passagem perto da trovoada.

Três momentos do avistamento desde a zona alta da Póvoa. Só a iluminação por trás pelas descargas eléctricas permitia perceber que esta formação estava destacada do Cb da célula. Refira-se ainda que a célula teve um deslocamento de NNE para SSO, paralelo à margem do estuário. Esta roll cloud seguiu portanto um movimento de afastamento lateral da direcção que a célula tomava. As fortes rajadas de vento de Leste sentidas na Póvoa não vinham à frente da célula, mas sim em direcção quase perpendicular, o que me leva a crer terem origem num downburst minutos antes (eco roxo no radar às 3:45 utc).

:lol: Não tinha publicado mais nada, que me lembre, mas fica agora a sequência de fotos sem edição tiradas naquela madrugada.