Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Muito vento aqui na Caparica!
A chuva também foi muito intensa, alagou várias zonas mas estava eu bem ferradinho ainda a dormir xD.

Vídeo dos ventos

Muito vento aqui na Caparica!
A chuva também foi muito intensa, alagou várias zonas mas estava eu bem ferradinho ainda a dormir xD.

Vídeo dos ventos

Essa hora das 10h até pouco depois das 11h foi intensa numa estreita faixa que também passou pela Caparica.

FnctxRQ.jpg

Bom vídeo, como sempre :thumbsup:

Boa tarde,
Por questões pessoais não pude comentar, mas a manhã foi claramente chuvosa. A frente rendeu bem durante a madrugada, e os aguaceiros desde então têm sido também intensos. É uma pena que não tenha a estação meteorológica ativa, pois seria interessante ver o meu acumulado e compará-lo com o de outras estações em redor. Estes foram os acumulados nas estações amadoras Wunderground e NETATMO em redor de casa: :rain:
- Vale de Cavala: 13,97 mm
- Vale Fetal: 40,11 mm
- Campo de Flores: 31,7 mm
- Torre da Caparica: 40,39 mm
- Seixal: 16,8 mm
- Aroeira: 22,42 mm
- Quinta da Queimada: 19,7 mm
- Quinta de São Nicolau: 25,86 mm
- Aldeia do Meco: 26,87 mm
- Santana: 16,46 mm
- Sampaio: 12,42 mm

Até ao momento, o grosso da precipitação passou a norte de uma linha entre a Praia da Rainha e o Feijó, vendo os acumulados de precipitação nas várias estações - veremos se continua a ser assim. Seja como for, estamos a falar de acumulados nos valores normais para setembro e o evento ainda está longe de terminar! Ainda assim, a seca continua a ser um problema gravíssimo: durante a manhã, Corroios chegou a ter algumas enxurradas localizadas devido à precipitação intensa, mas numa questão de horas até as ribeiras já secaram! 90% da água infiltrou-se rapidamente!!! :surprise:

Sobre a temperatura, tem sido um dia bem abafado, com uma sensação térmica de 25°C ao longo do dia devido à humidade relativa. A estação da Herdade da Aroeira segue com 20,5°C e 88% de humidade relativa, mas já chegou a ter 99% de humidade durante a manhã. :calor:

Veremos quando é que aparecem as próximas células! :pray:

Mínima horária tropical por aqui, que conjugada com a humidade acima dos 90% muito me dificultou o sono. Choveu de madrugada e voltou a cair uma boa carga de água há cerca de uma hora, infelizmente o pluviómetro da estação do IPMA continua entupido, embora eles pareçam ter usado os dados da estação no relatório de agosto...

Até ao momento, o grosso da precipitação passou a norte de uma linha entre a Praia da Rainha e o Feijó, vendo os acumulados de precipitação nas várias estações - veremos se continua a ser assim. Seja como for, estamos a falar de acumulados nos valores normais para setembro e o evento ainda está longe de terminar! Ainda assim, a seca continua a ser um problema gravíssimo: durante a manhã, Corroios chegou a ter algumas enxurradas localizadas devido à precipitação intensa, mas numa questão de horas até as ribeiras já secaram! 90% da água infiltrou-se rapidamente!!! :surprise:
Por muito generoso que possa ser este evento em algumas zonas, claro que a seca vai continuar a ser grave. Serão precisos muitos dias de chuva para repor a água no solo, de forma a haver recuperação de cursos de água e afins. Com estes regime de grandes chuvadas em alguns locais, os cursos de água enxurram, mas passado algum tempo já estão secos novamente. Ainda assim, como é evidente, para o mês em questão é excelente ter esta oportunidade e esperemos que nos próximos meses não volte o bloqueio e possa continuar a haver um atenuar da seca.
Não estou a dizer que é o teu caso, mas há quem pense que são 2 ou 3 dias de chuva que vão resolver a seca.
Peço desculpa pelo off-topic.