Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Abrantes hoje pelas 14h34.

Foto de Teté Felicio.

m5Q47WP.jpg

Bom fim de tarde,

Tempo abafado, húmido e instabilidade são condições normais para Setembro.

Máxima: 29.8ºC

Actuais 25.7ºC. Vamos ver o que a instabilidade proveniente de SE nos reserva.
Mas 30 graus ou mais, não deve de ser muito normal em Setembro...pelo menos aqui em Lisboa...
Não me lembro de um Setembro tão quente e já sou velhota...:-)

Em Caneças o vento sopra moderado de NO e a temperatura está nos 21,4ºC.

Por aqui, e atendendo às condições atuais, não diria que "está tempo de trovoada".

Efectivamente não esteve, aqueles sinais depressa se desvaneceram.

Mas estejamos atentos agora ao movimento Sul-Norte daquela linha de instabilidade com expressão no interior fronteiriço e também algumas células menores sobre o oceano a sul da AML:

4TBAhyF.jpg
mmpMsFZ.jpg

São restos de uma pequena trovoada sobre o oceano e aguaceiro que passou em Sagres deixando algum acumulado (que deve ser verificado dada a repetição de valores horários iguais).

lJqPa0i.jpg

Última edição:
Mas 30 graus ou mais, não deve de ser muito normal em Setembro...pelo menos aqui em Lisboa...
Em comparação com os últimos anos, este mês de Setembro até nem está a ser nada de especial.
Em 2018, a média da temperatura máxima em Lisboa foi de 30,2ºC. Com dias a ultrapassar os 35ºC.

Em comparação com os últimos anos, este mês de Setembro até nem está a ser nada de especial.
Em 2018, a média da temperatura máxima em Lisboa foi de 30,2ºC. Com dias a ultrapassar os 35ºC.
A serio??? Não tinha essa ideia , de todo...
Já me perco no tempo, porque detesto calor e já estou farta dele...

Bem, o @AnDré já respondeu.

A memória tem o condão de às vezes nos pregar partidas, mas a ideia que tenho é que sempre existiu calor em Setembro, nuns anos mais intenso, noutros mais tolerável.

Células vêm de Sul para a AML.
Por enquanto não têm tamanho nem intensidade do radar para se esperar acumulados significativos, se alguns, ou trovoada.

Sesimbra, por exemplo, já deve ter chovido algo:

cJoWsJr.jpg
TnAigsl.jpg

Se encontrarem acumulados, digam... :malandro:

Eco temporariamente amarelo ao chegar a Sesimbra, foi apenas um fogacho, mas deve ter acumulado uns pozinhos.

Parece-me que essas células foram perdendo força no trajecto sul-norte paralelo à costa alentejana.

Bem, o @AnDré já respondeu.

A memória tem o condão de às vezes nos pregar partidas, mas a ideia que tenho é que sempre existiu calor em Setembro, nuns anos mais intenso, noutros mais tolerável.

Eco temporariamente amarelo ao chegar a Sesimbra, foi apenas um fogacho.

Aliás, de uma maneira geral foram perdendo força no trajecto sul-norte paralelo à costa alentejana.
Pois... vamos lá caçar pingos. ;)

lPAasDR.jpg

Até agora, nada na rede WU.