Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,801
Local
Loures
1682966316254.png


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,413
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

O evento da semana passada acabou por não ser tão quente quanto o previsto e ainda bem :)
Ainda assim a minha estação atingiu os 37,1ºC e tivemos vários dias com tempo abafado, tanto de dia como noite :hehe:
O calor terminou no sábado de manhã, com uma bela chuvada de 2 minutos que apenas molhou o chão, mas que trouxe sujidade de lama :rolleyes:

Esta semana que passou agora, tivemos tempo bem mais fresco e ventoso, com as temperaturas a não passarem dos 26/27ºC, exceto ontem em que tocou nos 30ºC.
Nortada com presença bem vincada, especialmente na terça-feira em que soprou com intensidade. Algumas nuvens altas e lenticulares a tornar os céus fotogénicos :nicephoto:

Hoje dia 1, o outono climatológico começa com alguma nebulosidade baixa, seguido de tempo limpo e quente neste momento.
Setembro promete arrancar com boas chances de trovoadas, como é habitual no fim do verão. A partir de hoje é lotaria :D
 
Editado por um moderador:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,502
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,636
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sei de um conhecido que em Sintra já são visíveis relâmpagos no mar

Lisboa segue com 20°C.
:intrigante:mas ele está em Sintra ou noutro local do litoral Oeste mais a norte?

É que as únicas descargas registadas ocorreram entre as 19h50 e as 22h00, mas a mais de 200 Km de distância para noroeste de Sintra.
Apenas uma DEA foi registada mais perto, pelas 21h25, e mesmo assim a 75 Km da Figueira da Foz e 160 Km de Sintra na direcção N/NNW.
Só esta teria probabilidade maior de ser avistada de Sintra, no entanto não parece haver célula correpondente no registo do radar.

vv4f2hZ.png


uk6pSqK.png
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,502
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Peniche
Aquela "calma podre". Por enquanto estamos às secas. Sem o radar de Coruche será difícil seguir... É o que é... já estamos habituados.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,502
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Aparecem os primeiros registos de descargas eléctricas aqui pelo Oeste. Por enquanto ainda não dei conta de nada.
Continuamos às secas.
SmartSelect_20230902-011616_Chrome.jpg
SmartSelect_20230902-011650_Chrome.jpg


Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk