Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
749
Local
Alfragide e Olivais Norte
Meus amigos, dado que o Inferno voltou, rumei na ultima sexta feira, onde o Inferno nunca se instala...Praia Grande e respectiva piscina, pois claro...
Dia completamente tempestuoso a nivel de mar, com ondulação fortissima e desordenada e mais uma vez uma grande maré que inudou a areia da praia toda...
A nivel de tempo, algumas nuvens de manha que me fizeram crer que iriamos ficar sem Sol, mas não...
A nivel de temperatura o costume, fresco de manha e um maximo de 26 graus (nao 30 como foi previsto pelo Ipma)...
Ah e dado que esta piscina está literalmente dentro do mar (uma parte dela) o mar quando esta mais forte bate contra as pareds e salta para cima das espreguiçadeiras...pois na sexta estava revoltoso que pura e simplesmente vedaram parte da piscina!
Dia normal, um pouco mais quente do que o costume mas nada daquilo que se previa..
Sai daqui com 21 graus as 21.00 horas, cheguei a minha casa, as 22.00..com 28!!!
Ficam umas fotos de um dia completamente louco a nivel de mar.
 

Attachments

  • 20230929_144959.jpg
    20230929_144959.jpg
    225.5 KB · Visto: 69
  • 20230929_145000.jpg
    20230929_145000.jpg
    226.4 KB · Visto: 71
  • 20230929_144954.jpg
    20230929_144954.jpg
    214.1 KB · Visto: 69


tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
749
Local
Alfragide e Olivais Norte
E novamente regresso hoje à piscina...
Varios fenómenos hoje: 29 graus à passagem por Sintra as 11.30 da manha, e ausencia total de frio aqui da parte da manhã, o que para mim que já vim para aqui dezenas vezes é inédito.
Quanto ao mar, tudo muito calmo, ainda que agora com a mare a encher tenham regressado os repuchos à zona mais perto do mar da piscina, mas nada comparavel com a ultima sexta feira...
Dia optimo, 26 graus, sem nuvens, com vento fraco tal e qual um dia de Verao.
De resto tudo cheio tambem como um dia de Verao, praia cheia, estacionamento a abarrotar, piscina cheia e preços de Verão para entrar aqui...!
E assim começa o mês Outubro pelos arredores de Lisboa!
Edit: e agora pelas 15.35, e na altura do dia em que costumo ter sempre o chapeu de sol a proteger-me da pior hora do dito, comecou a levantar-se um vento manhoso, tal manhoso e forte que uma das rajadas levantou a base do chapéu que é de ferro do chão e quase me caiu em cima...
Prenuncio provavelmente da mudanca de temperatura a partir de amanha...
 

Attachments

  • 20231001_144202.jpg
    20231001_144202.jpg
    412 KB · Visto: 70
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,193
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
A segunda metade de setembro foi caracterizada por tempo anticiclónico, estável e quente. :sono: Como se pôde ver nem sequer vim muito aqui ao fórum - tenho outras tarefas mais importantes por fazer e não é que efetivamente houvesse grandes novidades para o seguimento meteorológico aqui no fórum.

A 26 de setembro ainda cheguei a ir ao Miradouro do Monte Gordo, em Vila Franca de Xira, para ver o nascer do sol. Pela hora do nascer do sol o céu estava pouco nublado, com o nevoeiro apenas a oeste e todo o quadrante leste limpo de grande nebulosidade: :w00t:
qhWVvaBh.jpg


ecNNn2Rh.jpg


CNYijIYh.jpg


idbFHI1h.jpg


AlY0Wefh.jpg


a4H3AF1h.jpg


ujaS7qgh.jpg


b6S24xEh.jpg


HYE77gwh.jpg


u3RAwS8h.jpg


LcuVNHGh.jpg


Wx7dALgh.jpg


jHtiKDth.jpg


qkkYJd8h.jpg


5S2AKx9h.jpg


wewR5kVh.jpg


eAXZiV0h.jpg


pWkos0Ih.jpg


SilsDe0h.jpg


E eu a pensar que este ano já não ia à praia nenhuma vez... Os últimos dias do mês de setembro foram bastante quentes, ao ponto de acabar por ir à praia na passada sexta-feira. É preciso também relembrar que 30ºC ou mais em finais de setembro e o mesmo tipo de temperaturas em agosto ou julho é bem diferente visto que no final de setembro a luminosidade solar é bem inferior à que se regista durante período do verão e está ao nível de inícios de março. Esta falta de luminosidade solar fez com que o calor que se sentiu nestes dias fosse bastante abafado e menos muito menos suportável. :calor:
Dadas estas condições acabei por ir à praia na sexta passada, à Arrábida. A água estava bastante fria mas estava bastante calor para as horas que cheguei à praia (cinco da tarde), tendo o carro registado 34ºC à chegada aos Galápos:
hkVT5hFh.jpg


Setembro acabou com uma precipitação mensal de 58,2 mm, um valor acima da média e que acabou assim por ser o mês mais chuvoso deste ano para já - muito graças à instabilidade que ocorreu na primeira metade do mês. O ano hidrológico 2022/23 acabou com um acumulado de 570,3 mm por aqui, o que é um valor bastante abaixo da média histórica mas ainda assim o segundo ano hidrológico mais chuvoso da última meia década, apenas ultrapassado pelo ano hidrológico 2020/21 com 638,2 mm. :rain: Apesar de ter sido um ano hidrológico muito bom dado o contexto da última década, mais de metade da precipitação acumulada caiu apenas nos primeiros três meses do ano hidrológico e aproximadamente 40% da precipitação total do ano hidrológico (230,6 mm) caiu em dezembro de 2022. O ano de 2023 segue extremamente seco com um acumulado de apenas 166,7 mm, que penso que inclusive seja o valor mais baixo de precipitação entre janeiro e setembro desde que há registos. Pelo menos nos dados que tenho de há 20 anos para cá choveu sempre mais do que 200 mm entre janeiro e setembro... :eek: