Seguimento Litoral Norte - Abril 2012

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Trabalhei a noite toda e tive a oportunidade de ver a evolução do evento.

Durante o dia (que bom dormir com ela a cair..,) acordei algumas vezes com o barulho dos aguaceiros ocasionais.

Desde que fui dormir (+-11h00) até agora cairam sensivelmente 10mm.

As estações mais próximas aponto para 37 e 48 mm.

Bastante bom. Veremos o que esta última semana nos consegue espremer!
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Fortíssimo aguaceiro ocorreu há minutos por aqui, tinha algum granizo à mistura...as gotas de chuva não eram grandes eram gigantescas.... :confused: devem ter sido das maiores gotas de chuva que alguma vez senti cair...

Sigo com 34.8 mm acumulados :rain:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa noite,
Por aqui tive um dia muito chuvoso e ventoso, para além da chuvada que caiu de madrugada e manhã também choveu bem de tarde mas já sobre forma de aguaceiros, alguns deles bem fortes. ;)
Por agora mantêm-se a calma, céu com boas abertas e a lua bem visível.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Chuva fraca em Braga. Exactamente conforme a previsão do FreeMeteo para esta noite. Sei que aqui é de bom tom desvalorizar o FreeMeteo, mas hoje apetece-me nadar contra a corrente.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Depois de uma tarde calma a chuva voltou ao final da tarde em forma de aguaceiros. Interessante a temperatura atual aqui por Braga que no meu carro é de 8º...quanto muito 9º porque o termómetro do carro costuma a estar certo!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Depois de uma tarde calma a chuva voltou ao final da tarde em forma de aguaceiros. Interessante a temperatura atual aqui por Braga que no meu carro é de 8º...quanto muito 9º porque o termómetro do carro costuma a estar certo!

Confirmo que está de facto bastante frio.

Acabei de chegar à zona da Falperra e além de uma chuvinha fraca e ocasional, comentei com um colega que este frio parece de uma noite de Janeiro.

O dia fechou com cerca de 40mm, talvez um pouco mais tendo em conta as estações mais próximas.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa noite.

Por Melgaço este episódio deixou até ao momento 22mm e vento forte com uma rajada de 70,9 km/h. O mês de Abril totaliza 205 mm.

A noite segue verdadeiramente invernosa com 7,8ºC pontuada por alguns aguaceiros.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Olá Stinger;)
De facto isto não é um evento...ao nível dos "normais" de inverno com mais de 50 mm de chuva e com ventos mais fortes que estes. Sem dúvida!
Mas não te esqueças que estamos a 25 de Abril, quase em Maio e depois de vários meses de seca.
Situações destas não são assim tão comuns (mas acontecem de tempos a tempos) e por isso é tão bom ver o vento por vezes forte e a chuva que caiu por vezes forte.
Se virá mais alguma coisa hoje? Não me parece, talvez alguns aguaceiros - a trovoada para já não é prevista, e o vento deverá amainar um pouco.
O que tivemos foi bom, talvez muito bom. E as terras agradecem.
Aquilo que temos neste mês de Abril é interessante, atendendo aos meses anteriores.
Se depois disto tivermos bom tempo, é aproveitar bem.
Acredito que no próximo outono\inverno teremos situações tão ao nosso gosto aqui no litoral norte: chuva, vento, eventualmente temporais tão ansiados por muitos. Sabendo que o clima tem fases cíclicas, é natural que situações dessas voltem a acontecer com frequência (ao contrário dos últimos anos...).
__________________

Por aqui levo um acumulado de precipitação de 43,2 mm.
Esta precipitação foi acumulada entre as 05h e as 13h.
O vento tem soprado com rajadas por vezes fortes (mas longe de máximos:cool:)
O céu permanece muito nublado mas sem expectativa de precipitação a curto prazo.
O acumulado de precipitação do mês é de 211,6 mm...bem típico de um qualquer mês de inverno:rain:

Atual

T: 12,6ºC
Hr: 59%
Ponto condensação: 5,0ºC
Pressão: 1003 hPa
Vento médio: 15,8 km\h de SO
Rajada atual: 28,4 km\h de SO​

Este mês já acumulas-te 211 mm?
Já é consideravél tendo em conta que nos meses passados pouco chuveu
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Terminei o dia de ontem com 44,2 mm de precipitação.

Neste momento cai um aguaceiro moderado com algum granizo à mistura.
Entretanto já acumulei os 1ºs mm de hoje, mais concretamente 3,3 mm (Rain Rate de 23,9 mm\h)

Atual

T: 8,5ºC
Hr: 77%
Ponto condensação: 5,0ºC
Pressão: 1004 hPa
Vento médio: 9,7 km\h de SO
Rajada atual: 21,2 km\h de OSO​

-----------------
Este mês já acumulas-te 211 mm?
Já é considerável tendo em conta que nos meses passados pouco choveu
Sem dúvida...E já tenho um acumulado de 215,9 mm no mês.
Depois de tanta seca, é "saudável" ter estes valores, ainda mais à "porta" do verão.;)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
O dia começa muito frio para a época e com alguns aguaceiros curtos mas intensos.

A noite esta foi igualmente fria mas, ao contrário do que estava à espera, muito seca.

Apenas um pequeno episódio de 5 minutos onde chveu intensamente com granizo á mistura. Para além disso, um ou outro pequeno aguaceiro.

Desde a meia noite 4mm acumulados.