Seguimento Litoral Norte - Abril 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
IMG_20140414_160407.jpg
[/url] upload pic[/IMG]

Por aqui está assim, acho que ainda vai chover... :D

A proposito, estas nuvens têm algum nome? Parecem onduladas..

Nimbostratus acho eu, posso estar errado...

• Gosto
Reactions: Teles
Tempo abafado,bastante escuro para leste neste momento e algum desenvolvimento vertical visivel :trovão:

Pessoal de Aveiro, como está o tempo aí?

Mancha amarela com tons de laranja neste momento para essas bandas.

Começa a chover por aqui, gotas grossas :rain:

Bom fim de tarde.

Já por cá tivemos algumas pingas incipientes, grossas.
Neste momento temos chuvisco mas com tudo seco.
O céu apresenta-se encoberto e o vento sopra fraco.
Agora mais fresco, tivemos um dia quente, abafado.

Tmín: 9,8ºC
Tmáx: 26,4ºC

Tatual: 18,9ºC
Hr: 54%​

--------
Entretanto, hoje de manhã desloquei-me à estação RUEMA de Luzim, Penafiel, para efectuar manutenção...a erva cresce bem rápido por estes dias!:disgust:
Havia algum pó acumulado no udómetro (marca YOUNG) e no RS do termo-higrómetro (marca VAISALA). O painel solar ficou um "brinquinho":D e o piranómetro idem...

Deixo algumas imagens:

KYtcWyV.jpg

qTl1AWu.jpg

6IJhF2H.jpg

Ycmm5p1.jpg

Já podem voltar a acreditar no "bicho"...;)

IMG_20140414_160407.jpg
[/url] upload pic[/IMG]

Por aqui está assim, acho que ainda vai chover... :D

A proposito, estas nuvens têm algum nome? Parecem onduladas..

Boa noite,

Como já pôde experienciar, classificar as nuvens não é uma tarefa por vezes tão fácil.

As nimbostratus têm um aspeto uniforme.

Eu diria que parece ser uma stratocumulus ondulatus. Embora não seja uma nuvem associada à chuva, pode produzir ligeiros chuviscos se ascender o suficiente. Se não foi o caso, podem existir ainda sobre ela outras nuvens escondidas da nossa vista responsáveis por aguaceiros fortes como uma cumulus congestus ou cumulonimbus.

E ondulatus porque a camada tem a forma de linhas paralelas de nuvens, quer como cilindros, com intervalos entre si, quer como massas que se fundem, com a base com ondulações paralelas e com o aspecto de ondas.

• Gosto
Reactions: CptRena
--------
Entretanto, hoje de manhã desloquei-me à estação RUEMA de Luzim, Penafiel, para efectuar manutenção...a erva cresce bem rápido por estes dias!:disgust:

Pois, a erva é um problema tramado. Mas acho que nenhuma bate a da Bencanta :lol: (pelo menos da última vez que lá estive)
Essa EMA é igualzinha à que está lá, na Bencanta. O painel e a caixa verde onde tem o datalogger e o resto da parte eléctrica, assim como o poste para o catavento/anemómetro. Esse aí em Luzim também é ultrassónico, certo? O da Bencanta já pifou há muito tempo.

---------------------------------------

Por aqui, o dia de ontem foi como já aqui foi descrito. Abafado e com nuvens durante todo o dia e com direito a chuvinha a meio/final da tarde que refrescou e lavou alguma coisa. Trovoada por aqui, nada.