Seguimento Litoral Norte - Abril 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Após outra noite de temperaturas elevadas (máxima de 18,4C às 00:12 e mínima de 16,1C às 05:56, segundo o isep), esta casa infelizmente provou não escapar daquilo que chamo de "efeito inferno": um calor insuportável e repentino, geralmente antes do amanhecer, que não é justificável pela temperatura externa. Foi só abrir as janelas e isso já passou, aliás está, por enquanto, uma manhã fresca e agradável dentro de casa. Ainda estou para perceber o que causa este fenómeno, que foi, numa escala bem maior do que aconteceu hoje, o meu pesadelo durante os anos que morei na Lapa e que me obrigou a passar o verão do ano passado de A/C ligado continuamente (e mesmo assim era difícil de suportar).

Temperatura actual: 17,8C (segundo o isep).

Cumulus a Oeste, isto não é normal :D

aru6edag.jpg

Também tenho floquinhos por aqui, mas estes são cumulus humilis ou mediocris, não? Ou seja, não dão chuva! (que raio de nomes foram arranjar para estas nuvenzinhas tão simpáticas, é a estratificação social dos cumulus :mad: )

Boas,

formação de algumas células a leste da Cidade, foto que fiz há pouco para Leste/SE ( a 400 mm ) crescem bem na zona de Viseu/Guarda:trovao:

U105p0G.jpg

Boas,

por aqui 17.5 ºc actuais

Foto que fiz há momentos para leste da Cidade:

ipVoIKA.jpg

Olhando ao satélite, são trovoadas que andam ali na zona de Vila Real :trovao:

É visível trovoada a Leste e SE do Porto com várias descargas ao longe, a maioria apenas clarões :trovao: