Seguimento Litoral Norte - Abril 2015

hoje o dia está mais fresco do que ontem e esteve sempre muito nublado até agora. Ainda chegaram a cair uns pingos de manhã. 15,8ºC neste momento.

Deixo entretanto mais três imagens (frames vídeo de ontem):

:thumbsup: bem apanhados! Boa luz ambiente!

Boa tarde,

Começou a chover.

Primeira linha de convergência associada à nova depressão, antes da frente fria:
VdbumD1.gif

A estação de s. Gens está instalada na chamada "quinta agrária" . Vivi ao lado quase toda a minha vida. É uma zona quente. Acredito que os dados estivessem certos sim. Na 2a a diferença entre a temperatura lá e em VC era de 3Graus e notava-se bem. Ontem dia muito abafado e céu encoberto até perto das 17h altura em que o céu limpou e ficou ainda mais quente. Nada de chuva. Hoje refrescou e choveu (muito pouco) de manhã. De momento céu encoberto, Vento fraco e 19 graus e 78%HR.

Não sei se falamos do mesmo local. A estação meteorológica situa-se na Quinta de S. Gens, e é um espaço onde funciona um organismo público da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
pt.m.wikipedia.org/wiki/Quinta_de_São_Gens
Esta quinta fica perto do jardim das Sete Bicas e da Circunvalação.

Quer-me parecer, pelo nome que menciona, que fala de um outro local, a Agro Quinta de S. Gens, que pelos vistos é um espaço particular que alugam para casamentos. Esta Agro Quinta não sei onde fica, contudo.

Edit. Encontrei entretanto algumas referências à Quinta de S. Gens como quinta agrária da Senhora da Hora, então se calhar falamos realmente do mesmo local. Peço desculpas pela confusão, mas é que ao fazer uma pesquisa saltou-me logo a outra Quinta, e pelo nome pensei que falasse dela.
Eu moro mais para os lados da Junta, e sei que na estação de Senhora da Hora é um calor infernal. Curiosamente não é assim na rua onde moro, a escassos metros... mas isso depende muito de outros factores, por exemplo, se há nortada ou uma brisa marítima mais expressiva será bastante fresco e ventoso ao longo desta linha, e isso desde o Norte Shopping até aqui. Mas com vento de leste a história é outra.

Outra curiosidade é que esta estação atinge máximas elevadas, mas também, frequentemente, as mínimas mais baixas do Grande Porto (Pedras Rubras incluída).

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Boas,

Chuva fraca e persistente por aqui, sigo com 0.5 mm Acumulados. :rain:

12.7 ºc actuais.

Boa noite.

Depois dos aguaceiros de ontem (14,7 mm de precipitação), hoje apenas 1,0 mm de precipitação num dia marcado pelo chuvisco - inesperado pela tarde e agora pela noite contrariando a previsão do IPMA.
Nota para a abundante precipitação ocorrida na metade leste no dia de ontem. O rio Carvalhosa com origem na zona estava quase a vir por fora; o rio da metade oeste, rio Eiriz trazia apenas um pé de água diminuto para a época.

Bom dia ,

Por aqui céu pouco nublado , com 11ºC e vento fraco.

Na previsão descritiva para sábado atualizada agora pelo IPMA, para o Grande Porto diz:
>"Períodos de chuva que poderá ser por vezes forte, passando a regime
de aguaceiros a partir da manhã, que poderão ser por vezes fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada."

Ora olhando para o satélite já se vê alguma atividade elétrica, depois com o pós-frontal pode ser que venham uns aguaceiros e uma trovoada:rain::trovao:
LjsWuYB.jpg

Última edição:
Bom dia,

ontem o acumulado ficou nos 1.8 mm.

Hoje sigo com 0.5 mm até ao momento.

11.9 ºc actuais, 94 % HR , vento fraco de SW/SSW.

Céu com periodos de nublado.

Para amanhã as previsões do IPMA estão interessantes, vamos ver como corre :rain: :trovao:

• Gosto
Reactions: StormRic
Vou deixar aqui o mapa dos acumulados do dia 15 das estações do IPMA , no mapa coloquei também dados das estações do WU:

:thumbsup: bom trabalho! isto exige alguma paciência para recolher os valores nas WU e colocá-los no mapa. Sempre pensei que podia ser feito um mapa automático conjugando os dados de todas as estações oficiais e privadas. Com certeza que isto já é feito ao nível de integração nos modelos de previsão mas nunca vi publicado tal mapa. Ao nível de programação não será difícil mas faltam-me competências. De uma base de dados que dê origem a um mapa desses também sairiam mapas de isoietas que esses sim dariam uma imagem o mais completa possível da distribuição da precipitação. Facilmente o IPMA podia criar na sua página, a par do resumo diário nas estações on-line, um mapa diário de isoietas.

Ora olhando para o satélite já se vê alguma atividade elétrica, depois com o pós-frontal pode ser que venham uns aguaceiros e uma trovoada

Para o fim da tarde a frente já deve estar por aqui , isto segundo a run das 6h do GFS

A frente que já se avizinha é esta frente oclusa e logo atrás dela virá o núcleo frio da pequena depressão que está em fase de enchimento:
DGtgvho.gif

• Gosto
Reactions: Joaopaulo