Seguimento Litoral Norte - Abril 2015

Por aqui está uma tarde com bastante sol, esperhá bastantes nuvens a desfilarem a oeste para esses lados.

17,8ºC e acumulados 1,9 mm até ao momento.

Por aqui , esta uma tarde com aguaceiros fortes acompanhados por rajadas . Confesso que não contava com aguaceiros assim agora a tarde , estava a espera mais para a noite .

A região norte tem até ao momento um Abril seco ou muito seco, juntando-se ao Março muito seco tem razões para se desejar precipitação significativa:

Março:
joX459l.jpg

Abril até hoje às 14h utc:
jxJHqDL.jpg

As células vão-se aproximando do Litoral Norte.

Bastante imponente aquela ali a Oeste/OSO de Viana do Castelo :trovao:

4vRr8Fq.jpg

Há minutos chuviscou por aqui, foi aquela pequena mancha ali sobre o Porto :rain:

Não sei se falamos do mesmo local. A estação meteorológica situa-se na Quinta de S. Gens, e é um espaço onde funciona um organismo público da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
pt.m.wikipedia.org/wiki/Quinta_de_São_Gens
Esta quinta fica perto do jardim das Sete Bicas e da Circunvalação.

Quer-me parecer, pelo nome que menciona, que fala de um outro local, a Agro Quinta de S. Gens, que pelos vistos é um espaço particular que alugam para casamentos. Esta Agro Quinta não sei onde fica, contudo.

Edit. Encontrei entretanto algumas referências à Quinta de S. Gens como quinta agrária da Senhora da Hora, então se calhar falamos realmente do mesmo local. Peço desculpas pela confusão, mas é que ao fazer uma pesquisa saltou-me logo a outra Quinta, e pelo nome pensei que falasse dela.
Eu moro mais para os lados da Junta, e sei que na estação de Senhora da Hora é um calor infernal. Curiosamente não é assim na rua onde moro, a escassos metros... mas isso depende muito de outros factores, por exemplo, se há nortada ou uma brisa marítima mais expressiva será bastante fresco e ventoso ao longo desta linha, e isso desde o Norte Shopping até aqui. Mas com vento de leste a história é outra.

Outra curiosidade é que esta estação atinge máximas elevadas, mas também, frequentemente, as mínimas mais baixas do Grande Porto (Pedras Rubras incluída).
Sim é o mesmo local. A minha família materna vive na zona ha quase 1 século. No antigamente vendiam inclusive frutas e hortícolas das suas plantações. Agora olhando lá para dentro é triste porque parece meio abandonada essa componente...

Ha uns anos atrás na quinta agraria estava a nevar e uns metros acima (direção rua s. Gens) na casa dos meus pais não havia neve nenhuma :'(

• Gosto
Reactions: StormRic e Névoa
Sim é o mesmo local. A minha família materna vive na zona ha quase 1 século. No antigamente vendiam inclusive frutas e hortícolas das suas plantações. Agora olhando lá para dentro é triste porque parece meio abandonada essa componente...

Ha uns anos atrás na quinta agraria estava a nevar e uns metros acima (direção rua s. Gens) na casa dos meus pais não havia neve nenhuma :'(

Hehe, é bom saber destas coisas, ainda há muito para descobrir por aqui mas gosto particularmente desta Quinta e das Sete Bicas. Eu achei o jardim perto fo edifício antigo muito bem arranjado, e o espaço de uma beleza outonal indescritível quando lá fui.

E por falar em diferenças locais, hoje esteve quente e frio na Senhora da Hora e Leça da Palmeira, e frio frio em Matosinhos Sul. Aliás em Matosinhos Sul está sempre fresco e com nevoeiro, adoro estar lá :)

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Clarão difuso a WSW por entre as nuvens agora mesmo :trovao:

Muito escuro em aproximação.