Seguimento Litoral Norte - Abril 2018

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
@Aristocrata o sensor de UV da tua estação é fiável? já estão 11 de UV?

Pergunto isto porque estou a fazer tratamento de acne e os cremes sao agressivos e fico muito sensivel ao sol, mesmo usando protetor.

De qualquer forma o melhor é nao arriscar visto que o IPMA ja preve UV 7 e já é meio de Abril

Boa tarde.

O céu ainda não está pouco nublado ou limpo de acordo com a previsão. Talvez no litoral já esteja, de acordo com o satélite combinado do IPMA - aqui estarão 5 octas (5\8).
Esta madrugada ainda tive um acumulado de 1,0 mm. Nada mau! :D
O vento sopra fraco a moderado de S\SSO.

Tactual: 15,8ºC
Hr: 57%
o sensor de UV da tua estação é fiável? já estão 11 de UV?
Eh, eh! Claramente não...:
  1. Não podem estar 11 de UV pelo simples facto de não ter sol para isso, com céu ainda parcial e muito nublado até ao momento - está agora a querer abrir.
  2. NÃO TENHO SENSOR! :p
  3. Não sei onde encontram esse valor. Talvez infiram a radiação UV por alguma estação do nosso distrito - suponho que na zona mais litoral onde se encontra sol de momento.
Gostaria de ter, mas não sei se o investimento compensa em termos de dados concretos a utilizar. O que sei é que deverei ter um dos valores mais baixos de todo o território no que diz respeito à radiação solar - já vi alguns mapas com esses dados e esta zona tinha sempre os valores mais baixos (tirando as zonas de montanha e as zonas adjacentes ao PNPG).

Última edição:
Boa tarde.

O céu ainda não está pouco nublado ou limpo de acordo com a previsão. Talvez no litoral já esteja, de acordo com o satélite combinado do IPMA - aqui estarão 5 octas (5\8).
Esta madrugada ainda tive um acumulado de 1,0 mm. Nada mau! :D
O vento sopra fraco a moderado de S\SSO.

Tactual: 15,8ºC
Hr: 57%

Eh, eh! Claramente não...:
  1. Não podem estar 11 de UV pelo simples facto de não ter sol para isso, com céu ainda parcial e muito nublado até ao momento - está agora a querer abrir.
  2. NÃO TENHO SENSOR! :p
  3. Não sei onde encontram esse valor. Talvez infiram a radiação UV por alguma estação do nosso distrito - suponho que na zona mais litoral onde se encontra sol de momento.
Gostaria de ter, mas não sei se o investimento compensa em termos de dados concretos a utilizar. O que sei é que deverei ter um dos valores mais baixos de todo o território no que diz respeito à radiação solar - já vi alguns mapas com esses dados e esta zona tinha sempre os valores mais baixos (tirando as zonas de montanha e as zonas adjacentes ao PNPG).

Pensei que tinhas sensor...

Eu desativei os dados UV no Cumulus para nao aparecer dados errados no wunderground.

Boa Tarde.

Dia bem agradável aqui, com a temperatura máxima nos 17º

Agora sigo com 16,1º e céu quase limpo.

Amanhã já sobe bem acima de 20º, uma semana que promete ser "escaldante" em alguns locais do Centro\Sul ;)

Bom dia.

O dia começa verdadeiramente primaveril.
O céu encontra-se limpo, observando-se apenas nebulosidade média para O-N, numa faixa que está sobre o mar e vai até ao alto Minho.
Está já temperatura agradável...igual à máxima de ontem. ;)

Tactual: 15,7ºC
Hr: 66%
Parece que já se acabaram os dias frios que caracterizaram os últimos meses.
As previsões mantêm a temperaturas em valores normais para a época nas próximas semanas.
E para cá a chuva, com entradas de frentes, talvez só depois do final do mês - até lá teremos depressões a vir de sul e de origem térmica (centro da península), com convectividade provavelmente.

Ahhhh Primavera, que saudades!

Céu limpo (praticamente) e temperatura muito agradável, já com 16,2 e vento fraco de Sul\Sueste.

A máxima hoje vai acima de 20º, a primeira vez este ano!

Bom dia!

Com o calor a começar a "apertar", parece-me que será o momento certo para uma mão-cheia de fotos com neve bem fresquinha para refrescar... :D
Já com umas semaninhas de atraso, são de dia 31 de março, cá fica o resto da caça à neve desse dia, que me levou desde o Alvão ao Gerês e que já mostrei parcialmente aqui:
Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

e aqui:
Seguimento Litoral Norte - Abril 2018

O percurso foi Senhora da Graça-Barragem da Venda Nova-Barragem da Paradela. As fotos foram todas tiradas ao longo da R311, R311-1, N103 e M308-4, caso alguém se sinta tentado a fazê-lo. Vale bem a pena, as vistas para o Gerês são "do outro mundo"! Certamente um dos percursos mais bonitos que já fiz de carro em Portugal. :w00t:

Um pouco antes do lugar de Salto, na R311, a primeira paragem na berma da estrada, que tinha neve e que quase fez com que tivesse ficasse logo ali atascado... mas a vista era boa demais para não arriscar... nunca tinha visto o Gerês assim, com tanta neve e ao longo de uma extensão tão grande. Picos de Europa para quê quando se tem isto por cá, certo? :D

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

Assim meio a derrapar, lá consegui tirar o carro da berma e seguir viagem... já depois da Venda Nova, houve lugar a várias paragens. Uma das melhores foi junto à aldeia de Ponteira, na M308-4 e já muito perto da Paradela. A aldeia encontra-se aninhada junto a um maciço granítico muito semelhante aos que podemos ver em Pitões das Júnias. Admira-me como não se fale muito desta aldeia, a vista é absolutamente espectacular! :w00t:

Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

Seguindo pela mesma estrada, e contornando o maciço que emoldura a aldeia, a vista abre-se repentinamente para a Paradela e para os picos do Gerês. Mais uma paragem "forçada" na berma da estrada. Mas não havia neve por isso sem stresses desta vez... A vista, ai a vista... belíssima como poucas.

The Snowy Peaks of Serra do Gerês and Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

The Snowy Peaks of Serra do Gerês and Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

E já sobre o paredão da barragem, também não é nada de se deitar fora :)

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018
by JoãoP74, on Flickr

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

Peço desculpa pelo grande número de fotos num post só, mas foi a bem da narrativa. E pelo atraso, mas como o @Ricardo Carvalho me disse que tinha todo o tempo do mundo... :D

Finalmente no dia 17 de Abril de 2018 a Primavera chegou, com temperaturas em que já se sente o calor de verão. A agua do mar está gelada em todo o pais com temperaturas entre os 13ºC no Norte e Centro e 14ºC/15ºC no Algarve. Nunca estive tanto tempo sem surfar, apesar do mar ainda não colaborar.

• Gosto
Reactions: joselamego