Seguimento Litoral Norte - Abril 2018



Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
@Aristocrata o sensor de UV da tua estação é fiável? já estão 11 de UV?

Pergunto isto porque estou a fazer tratamento de acne e os cremes sao agressivos e fico muito sensivel ao sol, mesmo usando protetor.

De qualquer forma o melhor é nao arriscar visto que o IPMA ja preve UV 7 e já é meio de Abril
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

O céu ainda não está pouco nublado ou limpo de acordo com a previsão. Talvez no litoral já esteja, de acordo com o satélite combinado do IPMA - aqui estarão 5 octas (5\8).
Esta madrugada ainda tive um acumulado de 1,0 mm. Nada mau! :D
O vento sopra fraco a moderado de S\SSO.

Tactual: 15,8ºC
Hr: 57%
o sensor de UV da tua estação é fiável? já estão 11 de UV?
Eh, eh! Claramente não...:
  1. Não podem estar 11 de UV pelo simples facto de não ter sol para isso, com céu ainda parcial e muito nublado até ao momento - está agora a querer abrir.
  2. NÃO TENHO SENSOR! :p
  3. Não sei onde encontram esse valor. Talvez infiram a radiação UV por alguma estação do nosso distrito - suponho que na zona mais litoral onde se encontra sol de momento.
Gostaria de ter, mas não sei se o investimento compensa em termos de dados concretos a utilizar. O que sei é que deverei ter um dos valores mais baixos de todo o território no que diz respeito à radiação solar - já vi alguns mapas com esses dados e esta zona tinha sempre os valores mais baixos (tirando as zonas de montanha e as zonas adjacentes ao PNPG).
 
Última edição:

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boa tarde.

O céu ainda não está pouco nublado ou limpo de acordo com a previsão. Talvez no litoral já esteja, de acordo com o satélite combinado do IPMA - aqui estarão 5 octas (5\8).
Esta madrugada ainda tive um acumulado de 1,0 mm. Nada mau! :D
O vento sopra fraco a moderado de S\SSO.

Tactual: 15,8ºC
Hr: 57%

Eh, eh! Claramente não...:
  1. Não podem estar 11 de UV pelo simples facto de não ter sol para isso, com céu ainda parcial e muito nublado até ao momento - está agora a querer abrir.
  2. NÃO TENHO SENSOR! :p
  3. Não sei onde encontram esse valor. Talvez infiram a radiação UV por alguma estação do nosso distrito - suponho que na zona mais litoral onde se encontra sol de momento.
Gostaria de ter, mas não sei se o investimento compensa em termos de dados concretos a utilizar. O que sei é que deverei ter um dos valores mais baixos de todo o território no que diz respeito à radiação solar - já vi alguns mapas com esses dados e esta zona tinha sempre os valores mais baixos (tirando as zonas de montanha e as zonas adjacentes ao PNPG).


Pensei que tinhas sensor...

Eu desativei os dados UV no Cumulus para nao aparecer dados errados no wunderground.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boa Tarde.

Dia bem agradável aqui, com a temperatura máxima nos 17º

Agora sigo com 16,1º e céu quase limpo.

Amanhã já sobe bem acima de 20º, uma semana que promete ser "escaldante" em alguns locais do Centro\Sul ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

O dia começa verdadeiramente primaveril.
O céu encontra-se limpo, observando-se apenas nebulosidade média para O-N, numa faixa que está sobre o mar e vai até ao alto Minho.
Está já temperatura agradável...igual à máxima de ontem. ;)

Tactual: 15,7ºC
Hr: 66%
Parece que já se acabaram os dias frios que caracterizaram os últimos meses.
As previsões mantêm a temperaturas em valores normais para a época nas próximas semanas.
E para cá a chuva, com entradas de frentes, talvez só depois do final do mês - até lá teremos depressões a vir de sul e de origem térmica (centro da península), com convectividade provavelmente.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Ahhhh Primavera, que saudades!

Céu limpo (praticamente) e temperatura muito agradável, já com 16,2 e vento fraco de Sul\Sueste.

A máxima hoje vai acima de 20º, a primeira vez este ano!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia!

Com o calor a começar a "apertar", parece-me que será o momento certo para uma mão-cheia de fotos com neve bem fresquinha para refrescar... :D
Já com umas semaninhas de atraso, são de dia 31 de março, cá fica o resto da caça à neve desse dia, que me levou desde o Alvão ao Gerês e que já mostrei parcialmente aqui:
Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

e aqui:
Seguimento Litoral Norte - Abril 2018

O percurso foi Senhora da Graça-Barragem da Venda Nova-Barragem da Paradela. As fotos foram todas tiradas ao longo da R311, R311-1, N103 e M308-4, caso alguém se sinta tentado a fazê-lo. Vale bem a pena, as vistas para o Gerês são "do outro mundo"! Certamente um dos percursos mais bonitos que já fiz de carro em Portugal. :w00t:

Um pouco antes do lugar de Salto, na R311, a primeira paragem na berma da estrada, que tinha neve e que quase fez com que tivesse ficasse logo ali atascado... mas a vista era boa demais para não arriscar... nunca tinha visto o Gerês assim, com tanta neve e ao longo de uma extensão tão grande. Picos de Europa para quê quando se tem isto por cá, certo? :D

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Póvoa, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

Assim meio a derrapar, lá consegui tirar o carro da berma e seguir viagem... já depois da Venda Nova, houve lugar a várias paragens. Uma das melhores foi junto à aldeia de Ponteira, na M308-4 e já muito perto da Paradela. A aldeia encontra-se aninhada junto a um maciço granítico muito semelhante aos que podemos ver em Pitões das Júnias. Admira-me como não se fale muito desta aldeia, a vista é absolutamente espectacular! :w00t:

Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Ponteira, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

Seguindo pela mesma estrada, e contornando o maciço que emoldura a aldeia, a vista abre-se repentinamente para a Paradela e para os picos do Gerês. Mais uma paragem "forçada" na berma da estrada. Mas não havia neve por isso sem stresses desta vez... A vista, ai a vista... belíssima como poucas.

The Snowy Peaks of Serra do Gerês and Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês and Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

E já sobre o paredão da barragem, também não é nada de se deitar fora :)

The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018
by JoãoP74, on Flickr



The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr


The Snowy Peaks of Serra do Gerês from Paradela Reservoir, Montalegre, 31-03-2018 by JoãoP74, on Flickr

Peço desculpa pelo grande número de fotos num post só, mas foi a bem da narrativa. E pelo atraso, mas como o @Ricardo Carvalho me disse que tinha todo o tempo do mundo... :D
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Finalmente no dia 17 de Abril de 2018 a Primavera chegou, com temperaturas em que já se sente o calor de verão. A agua do mar está gelada em todo o pais com temperaturas entre os 13ºC no Norte e Centro e 14ºC/15ºC no Algarve. Nunca estive tanto tempo sem surfar, apesar do mar ainda não colaborar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego