Seguimento Litoral Norte - Agosto 2014

Impressionante o estado do tempo na Serra do Larouco na volta a Portugal, diria que a temperatura ali deve andar a rondar os 12º,13º graus.

Sim. Conheço bem o local e é muito chuvoso/nevoso e ventoso (1535m). Agora que a estrada está asfaltada era extraordinário colocar lá uma estação meteorológica...

Afinal de contas é o terceiro local mais alto de Portugal Continental (o 2º é o Pico da Nevosa no PNPG a 1546m).

Ps.: Peço desculpa pelo off topic.

Sim. Conheço bem o local e é muito chuvoso/nevoso e ventoso (1535m). Agora que a estrada está asfaltada era extraordinário colocar lá uma estação meteorológica...

Afinal de contas é o terceiro local mais alto de Portugal Continental (o 2º é o Pico da Nevosa no PNPG a 1546m).

Sim Montalegre está agora com 16,5º de acordo com o IM, Montalegre está a +-1000m se subtrairmos 3º,4º por mais +-550 m de altitude, teremos uma temperatura entre os 10º-13º graus.

Está um ambiente do tipo brasileio, chove com intensidade, 22.4ºC de temperatura e 90% de humidade, que abafado está :calor:

Em raríssimas ocasiões senti, no sudeste brasileiro de onde sou, um tal mal-estar provocado pelo calor e humidade alta como sinto aqui até com alguma frequencia. A excepção será talvez Santos, onde o mormaço produz uma sensação parecida.

Sem querer debruçar-me sobre o tema, lembro que o Brasil vai da neve intensa ao calor extremo, de zonas muito húmidas àquelas bem áridas.

E já agora sim, actualmente sinto mais calor aqui do que lá, tendo os dois verões em comparação.

• Gosto
Reactions: belem
Volta a chover com alguma intensidade :rain:

14 mm acumulados, venham mais dias de verão assim :D

jUplACM.jpg

• Gosto
Reactions: belem
Boas!
A seguir de longe a minha estação no wunderground vejo que hoje foi um verdadeiro dia de inverno aí por francelos - VNGaia .:rain::rain:
Atuais
Temp: 18.9ºc
Hr: 100%
Vento : Sul 4km/h
Pressão : 1012.7mb
Acumulado 23.4mm !!:surprise:

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa noite.

Eis que regresso ao vosso convívio. Tenho muitas horas de trabalho em cima e fisíca e mentalmente menos disponível...;)
Nao ando desaparecido mas não posto com a regularidade que era habitual.
Vou pondo o olho aqui no fórum e como o tempo tem andado calmo, sem grandes "alaridos" tenho-me abstido de fazer o seguimento habitual.

Hoje (ontem sábado) tivemos de facto um dia de verão diferente, bem chuvoso, húmido. Não foi do agrado de muita gente, mas estamos no Litoral Norte e é com isto que temos de contar por vezes.
O acumulado de precipitação foi de 25,4 mm, um valor pouco habitual nesta altura, mais ainda se atendermos a ser nao convectiva.
Agora temos o nevoeiro a levantar nas terras a média altitude e nao chove de momento.
Parece que o domingo já será bem mais seco e agradável, nomeadamente para fazer praia - sem vento e com o sol a aparecer as condiçoes deverão ser favoráveis a retemperar o gosto a verão...

Tatual: 17,3ºC
Hr: 93%​
------

Sim. Conheço bem o local e é muito chuvoso/nevoso e ventoso (1535m).

Penso que a altitude oficial da Serra do Larouco é de 1525 mts e a da Serra do Gerês, pico da nevosa, de 1556 mts (embora por vezes se refira os 1548 mts).
Gostei de ver uma etapa da volta a Portugal a trilhar caminhos diferentes, a explorar outros percursos. E o topo do larouco é exemplar, com uma vista soberba. Pena o nevoeiro e a chuva no dia de hoje. Mas por outro lado fez-me lembrar a volta a França deste ano: a chuva sempre presente...:D

Bom dia!

Céu muito nublado. Vento fraco.

Penso que a altitude oficial da Serra do Larouco é de 1525 mts e a da Serra do Gerês, pico da nevosa, de 1556 mts (embora por vezes se refira os 1548 mts).

Obrigado pelas correcções, Aristocrata. :thumbsup:
Entretanto estive a ver as cartas militares M888 que tenho arquivadas e, no caso do Pico da Nevosa marca 1548 m, sendo que a Serra do Larouco marca 1527 m.

Bom dia!

Obrigado pelas correcções, Aristocrata.
Entretanto estive a ver as cartas militares M888 que tenho arquivadas e, no caso do Pico da Nevosa marca 1548 m, sendo que a Serra do Larouco marca 1527 m.

Bom dia a todos

São apenas pormenores, é mais metro, menos metro.
Por vezes há confusão porque em mapas oficiais aparece determinada altitude e nas cartas militares outras.
Nos mapas de Informação Geográfica (http://www.igeo.pt/) a altitude que por lá aparece relativo ao alto do Larouco é de 1520 mts. Noto que os mapas estão pouco actualizados...
Acredito que os mapas do instituto geográfico do exército possam estar mais exactos. Mas a página está off - será por ser fim de semana?:rolleyes::malandro:
Isto faz-me confusão...

Ora por cá temos céu muito nublado, com o sol a espreitar.
Não choveu esta noite (que eu visse ou ouvisse) e o nevoeiro era cerrado. O vento está a soprar fraco.

Tatual: 18,8ºC
Hr: 86%​

Uma nota: ultrapassei ontem a fasquia dos 2400 mm de precipitação neste ano hidrológico. Quer-me parecer que um destes anos vou ter menos de 1000 mm para compensar...:p

Continuação de bom domingo e boa semana

Bom dia,

está frescote, mínima de 12.9 ºc

Actual: 14.5ºc.