Seguimento Litoral Norte - Agosto 2014

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Impressionante o estado do tempo na Serra do Larouco na volta a Portugal, diria que a temperatura ali deve andar a rondar os 12º,13º graus.

Sim. Conheço bem o local e é muito chuvoso/nevoso e ventoso (1535m). Agora que a estrada está asfaltada era extraordinário colocar lá uma estação meteorológica...

Afinal de contas é o terceiro local mais alto de Portugal Continental (o 2º é o Pico da Nevosa no PNPG a 1546m).

Ps.: Peço desculpa pelo off topic.
 


ABCD

Cirrus
Registo
26 Jul 2014
Mensagens
15
Local
Portugal
Sim. Conheço bem o local e é muito chuvoso/nevoso e ventoso (1535m). Agora que a estrada está asfaltada era extraordinário colocar lá uma estação meteorológica...

Afinal de contas é o terceiro local mais alto de Portugal Continental (o 2º é o Pico da Nevosa no PNPG a 1546m).

Sim Montalegre está agora com 16,5º de acordo com o IM, Montalegre está a +-1000m se subtrairmos 3º,4º por mais +-550 m de altitude, teremos uma temperatura entre os 10º-13º graus.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Está um ambiente do tipo brasileio, chove com intensidade, 22.4ºC de temperatura e 90% de humidade, que abafado está :calor:

Em raríssimas ocasiões senti, no sudeste brasileiro de onde sou, um tal mal-estar provocado pelo calor e humidade alta como sinto aqui até com alguma frequencia. A excepção será talvez Santos, onde o mormaço produz uma sensação parecida.

Sem querer debruçar-me sobre o tema, lembro que o Brasil vai da neve intensa ao calor extremo, de zonas muito húmidas àquelas bem áridas.

E já agora sim, actualmente sinto mais calor aqui do que lá, tendo os dois verões em comparação.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Volta a chover com alguma intensidade :rain:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
14 mm acumulados, venham mais dias de verão assim :D

jUplACM.jpg
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
  • Gosto
Reactions: belem

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas!
A seguir de longe a minha estação no wunderground vejo que hoje foi um verdadeiro dia de inverno aí por francelos - VNGaia .:rain::rain:
Atuais
Temp: 18.9ºc
Hr: 100%
Vento : Sul 4km/h
Pressão : 1012.7mb
Acumulado 23.4mm !!:surprise:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Eis que regresso ao vosso convívio. Tenho muitas horas de trabalho em cima e fisíca e mentalmente menos disponível...;)
Nao ando desaparecido mas não posto com a regularidade que era habitual.
Vou pondo o olho aqui no fórum e como o tempo tem andado calmo, sem grandes "alaridos" tenho-me abstido de fazer o seguimento habitual.

Hoje (ontem sábado) tivemos de facto um dia de verão diferente, bem chuvoso, húmido. Não foi do agrado de muita gente, mas estamos no Litoral Norte e é com isto que temos de contar por vezes.
O acumulado de precipitação foi de 25,4 mm, um valor pouco habitual nesta altura, mais ainda se atendermos a ser nao convectiva.
Agora temos o nevoeiro a levantar nas terras a média altitude e nao chove de momento.
Parece que o domingo já será bem mais seco e agradável, nomeadamente para fazer praia - sem vento e com o sol a aparecer as condiçoes deverão ser favoráveis a retemperar o gosto a verão...

Tatual: 17,3ºC
Hr: 93%​
------

Sim. Conheço bem o local e é muito chuvoso/nevoso e ventoso (1535m).

Afinal de contas é o terceiro local mais alto de Portugal Continental (o 2º é o Pico da Nevosa no PNPG a 1546m).
Penso que a altitude oficial da Serra do Larouco é de 1525 mts e a da Serra do Gerês, pico da nevosa, de 1556 mts (embora por vezes se refira os 1548 mts).
Gostei de ver uma etapa da volta a Portugal a trilhar caminhos diferentes, a explorar outros percursos. E o topo do larouco é exemplar, com uma vista soberba. Pena o nevoeiro e a chuva no dia de hoje. Mas por outro lado fez-me lembrar a volta a França deste ano: a chuva sempre presente...:D
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Bom dia!

Céu muito nublado. Vento fraco.

Penso que a altitude oficial da Serra do Larouco é de 1525 mts e a da Serra do Gerês, pico da nevosa, de 1556 mts (embora por vezes se refira os 1548 mts).

Obrigado pelas correcções, Aristocrata. :thumbsup:
Entretanto estive a ver as cartas militares M888 que tenho arquivadas e, no caso do Pico da Nevosa marca 1548 m, sendo que a Serra do Larouco marca 1527 m.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia!


Obrigado pelas correcções, Aristocrata.
Entretanto estive a ver as cartas militares M888 que tenho arquivadas e, no caso do Pico da Nevosa marca 1548 m, sendo que a Serra do Larouco marca 1527 m.

Bom dia a todos

São apenas pormenores, é mais metro, menos metro.
Por vezes há confusão porque em mapas oficiais aparece determinada altitude e nas cartas militares outras.
Nos mapas de Informação Geográfica (http://www.igeo.pt/) a altitude que por lá aparece relativo ao alto do Larouco é de 1520 mts. Noto que os mapas estão pouco actualizados...
Acredito que os mapas do instituto geográfico do exército possam estar mais exactos. Mas a página está off - será por ser fim de semana?:rolleyes::malandro:
Isto faz-me confusão...

Ora por cá temos céu muito nublado, com o sol a espreitar.
Não choveu esta noite (que eu visse ou ouvisse) e o nevoeiro era cerrado. O vento está a soprar fraco.

Tatual: 18,8ºC
Hr: 86%​

Uma nota: ultrapassei ontem a fasquia dos 2400 mm de precipitação neste ano hidrológico. Quer-me parecer que um destes anos vou ter menos de 1000 mm para compensar...:p

Continuação de bom domingo e boa semana
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

está frescote, mínima de 12.9 ºc

Actual: 14.5ºc.