Seguimento Litoral Norte - Agosto 2014

Bom dia a todos

São apenas pormenores, é mais metro, menos metro.
Por vezes há confusão porque em mapas oficiais aparece determinada altitude e nas cartas militares outras.
Nos mapas de Informação Geográfica (http://www.igeo.pt/) a altitude que por lá aparece relativo ao alto do Larouco é de 1520 mts. Noto que os mapas estão pouco actualizados...
Acredito que os mapas do instituto geográfico do exército possam estar mais exactos. Mas a página está off - será por ser fim de semana?:rolleyes::malandro:
Isto faz-me confusão...

Ora por cá temos céu muito nublado, com o sol a espreitar.
Não choveu esta noite (que eu visse ou ouvisse) e o nevoeiro era cerrado. O vento está a soprar fraco.

Tatual: 18,8ºC
Hr: 86%​

Uma nota: ultrapassei ontem a fasquia dos 2400 mm de precipitação neste ano hidrológico. Quer-me parecer que um destes anos vou ter menos de 1000 mm para compensar...:p

Continuação de bom domingo e boa semana

Segundo as cartas militares do IGOE(julgo que agora será a DGT?...), que são a informação mais credivel em altimetria, o segundo ponto mais alto de PT continental é a Nevosa (Serra do Gerês) com 1548 msnm, seguindo se o Altar de Cabrões (no Gerês tambem) com 1538 msnm. Depois vem na Serra do Larouco a Fonte da Pipa com 1536 msnm, seguindo se o marco Geodésico do Larouco (mesmo ao lado) com 1527 msnm.:thumbsup:

Segundo as cartas militares do IGOE(julgo que agora será a DGT?...), que são a informação mais credivel em altimetria, o segundo ponto mais alto de PT continental é a Nevosa (Serra do Gerês) com 1548 msnm, seguindo se o Altar de Cabrões (no Gerês tambem) com 1538 msnm. Depois vem na Serra do Larouco a Fonte da Pipa com 1536 msnm, seguindo se o marco Geodésico do Larouco (mesmo ao lado) com 1527 msnm.:thumbsup:

Bem, mais importante que tudo isso é que agora temos, no norte do país, uma estrada asfaltada até aos 1527m (+ coisa - coisa). :thumbsup: :cold:

Por aqui estão a entrar nuvens altas e a temperatura está agradável (+- 22 ºC).

Bem, mais importante que tudo isso é que agora temos, no norte do país, uma estrada asfaltada até aos 1527m (+ coisa - coisa). :thumbsup: :cold:

Por aqui estão a entrar nuvens altas e a temperatura está agradável (+- 22 ºC).

sim, é verdade! se por um lado permitirá aceder facilmente ao planalto do Larouco, por outro lado a questão da perturbação da fauna local (tem uma boa comunidade de lobo ibérico e eventualmente poderá ser uma das "portas" de entrada priviligeadas do urso)´preocupa me!
Segundo informações da câmara de Montalegre o acesso será condicionado, o que é uma excelente noticia:thumbsup:
O ciclismo tem uma outra subida no Norte do País interessante...que é a subida à Senhora da Serra, ponto mais alto da Serra do Marão, a 1416msnm
:thumbsup:

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Boas,

por aqui máxima de 20.8 ºc

Neste momento 18.2 ºc

Foto que tirei há poucos minutos ( 20 segundos de exposição com o filtro lee big stopper )

Fluxo de NW bem visível no movimento das nuvens:

92mNqM7.jpg

Boa noite

A malta do litoral norte anda desaparecida :dry:

Hoje esteve um dia agradável de sol com a temperatura a chegar aos 27º.

Neste momento sigo com céu limpo e 21.2ºC

Incêndio muito preocupante em zona sensível, haverá habitações em perigo?

Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
6/8 14:31 Telhe Arouca Aveiro Em Curso Inc. em Floresta
6/8 14:45 No Teatro de Operações (TO), encontra-se a atuar um Helicóptero Bombardeiro do Agrupamento Complementar de Empresas do Grupo Portucel Soporcel e do grupo ALTRI (AFOCELCA).
6/8 15:10 Acionado Helicóptero Bombardeiro Pesado.
6/8 15:48 Comandante Operações Socorro (COS): Comandante do Corpo de Bombeiros de Arouca.
6/8 15:50 Incêndio ativo com uma frente.
6/8 16:04 Posto de Comando Operacional (PCO) instalado na Estrada de Silveiras (N 40º 54' 04'' W 008º 10' 00'').
6/8 16:14 Vereador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Arouca no Posto de Comando Operacional (PCO).
6/8 16:15 Incêndio ativo com uma frente.
6/8 16:24 Acionada Equipa Posto Comando Operacional (EPCO) Distrital de Aveiro.
6/8 16:32 Acionados dois Aviões Bombardeiros Médios Anfíbios.
6/8 16:59 Acionados dois Aviões Bombardeiros Pesados Anfíbios.
6/8 17:09 2º Comandante Operacional Distrital de Aveiro em trânsito para o Teatro de Operações (TO).
6/8 17:10 Acionado Veículo de Comando e Comunicações (VCOC) de Aveiro para o Teatro de Operações (TO).
6/8 17:10 Incêndio ativo com duas frentes.
6/8 17:15 Acionada uma Equipa do Grupo de Análise e Uso do Fogo.
6/8 18:01 Incêndio ativo com uma frente.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=722835

6/8 18:31 Incêndio dominado. :thumbsup:

Última edição:
Bom dia,

céu encoberto, alguma chuva, 0.8 mm acumulados até ao momento :rain:

19.0ºc actuais e 98 % de humidade :sweat:

• Gosto
Reactions: StormRic
Dia bem quente em Santa Maria da Feira ontem, com uma diferença bastante sensível em relação ao Porto ao final da tarde, sendo que neste misteriosamente sentia-se até ar mais fresco que na Senhora da Hora.

Quente mas divertido, e já agora desculpem o off-topic mas precisava de ajuda para identificar melhor uma espécie de ave que lá estava na falcoaria. Para não me estender com o off-topic, onde será a melhor secção para colocar uma foto da ave (lindíssima, aliás) em questão?

Quanto a hoje, temperatura bem mais agradável aqui na Senhora da Hora (imho). O isep regista actualmente 22,6C e será desnecessário dizer que o céu está agradavelmente nublado (mas não sinto o ar abafado).

edit. desculpem mas desconsiderem a identificação da ave - fui ver melhor a foto (a ave não estava muito perto de mim na ocasião da foto) e cheguei à conclusão que estava a usar um capuz de falcoaria (caparão), o que estava a dificultar a identificação; de qualquer maneira deve ser um urubú de cabeça preta.

Aqui em Braga tem chovido quase continuamente esta manhã. Neste mês de Agosto ainda não precisei de regar o jardim.

Desde que comecou o verao , ainda so reguei a minha relva 4 vezes .

Por aqui , choveu bem durante a manha , mas o ceu continua muito carregado .

Para o fim de semana que se avizinha , mais chuva em perspetiva , para manter bem verde a nossa provincia do Minho , como ela deve ser .

• Gosto
Reactions: Névoa
(Ler o post com sotaque brasileiro)

Aí galera, tudo legal?

Por aqui está parecendo que estou em Manaus.

A temperatura está rondando os 25 ºC e a humidade os 80%.

Daqui a pouco vou ali à floresta amazônica e já venho... :calor: :D

Já chove por aqui, ambiente de sauna...:rain: :sweat:

(Ler o post com sotaque brasileiro)

Aí galera, tudo legal?

Por aqui está parecendo que estou em Manaus.

A temperatura está rondando os 25 ºC e a humidade os 80%.

Daqui a pouco vou ali à floresta amazônica e já venho... :calor: :D

Ainda há uns 3 minutos, só por curiosidade, fui ver os valores registados pela estação da Ilha do Corvo (que nem fica na zona mais quente da Ilha e nem sequer é a ilha mais quente dos Açores), e estavam 26ºc e 74% de humidade!
Assim já se tem uma pequena ideia do que é. lol

• Gosto
Reactions: Sanxito e jonas_87