Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016



Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Meu Deus. Está tudo a arder. So vejo colunas de fumo, colunas essas que vão tapando o sol, apresentado se este um tanto palido alaranjado. E Valongo chegou mesmo os 41 graus. Dia incrível este para mais tarde recordar. Agora em contrapartida era bom que no próximo inverno tinhassemos um dia temperaturas negativas e alguns flocos de neve. Mas isto ja sou eu a pedir muito... :p
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Final de tarde por Moledo do Minho depois de um dia tórrido... O fumo de um dos muitos incêndios do concelho de Valença a "acabar" com o dia de sol...

ca647bf8cc4032108a3a841b24ec8319.jpg


c0d673df6f6afbbfe00820368d492797.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ambiente doentio pelo Porto, muito fumo no ar e já tapa o sol ficando uma luz amarelada..

Aspecto neste momento para E/NE:

fogos.jpg
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Céu doentio, azul, cinzento e castanho. O bafo ainda continua, mas nada comparado com o que têm relatado por aqui, aí mais para o Norte.

14UTC - Porto, Massarelos - 41,9ºC

3ª estação mais quente de Portugal

Real?

Trata-se de uma RUEMA com influência da Cidade, construções envolventes e numa zona mais baixa.

Penso que o valor estará correcto para a zona que representa e é de facto notável :calor:

Acredito mais nestes 41.9 ºc de Massarelos do que nuns 40ºc da Serra do Pilar ( lugar alto e exposto )

Mas atenção, não conheço a estação e não sei se ( eventualmente ) não estará com algum problema, o que é certo é que o IPMA retirou ( ou está com alguma falha) a Serra do Pilar e colocou Massarelos on line... :unsure:

Imagino como andará a ausente Serra do Pilar lol. Mesmo a S.Gens que é EMA, e em Matosinhos, já está perto dos 40ºC.

41,5ºC, falta-me um bocadinho assim para chegar a 2003.

Essa temperatura no Porto custa a acreditar mas na minha opinião foi fortemente influenciada pela enorme quantidade de incêndios que rodeio o distrito. Ainda assim praticamente 42ºC nesta cidade é recorde absoluto. Esperemos pelo comunicado oficial do IPMA.

Não me parece que o IPMA falará de Massarelos. Só falam de P.Rubras, de S.Gens e S.Pilar (quando as outras avariam).

A de Massarelos faz-me lembrar o inicio dos anos 2000 quando haviam, para além desta, as RUEMAS da Sé e do Bonfim. A de Massarelos era a mais fria das 3, e a do Bonfim a mais quente.

42,0ºC - séra que falei cedo demais? Ta quase!

Não me parece que tenha sido o IPMA a tirar a da Serra e a pôr a de Massarelos. Como dizes @Snifa, alguma falha. A de Aveiro também está sumida desde ontem. Isto cheira-me às falhas do costume. A ver se daqui a pouco vou ligar o PC à de Aveiro, e tentar ver o problema. Mas deve ser da central. Ontem levou reset no modem, no datalogger e de nada serviu. Uns dias atrás também tinha acontecido algo do género, e depois de ter feito reset ao modem, ela voltou ao site. Se calhar foi apenas coincidência.
A da Serra do Pilar também fica bem abrigada. O único lado mais aberto é de Nordeste a Sudeste, o resto tem árvores altas, o edifício do observatório. Então o ar quente acumula ali. Assim como o ar frio. Aquilo de noite consegue gelar bem.

43ºC em Massarelos, Porto????
Como está essa estação instalada????
.
Está instalada dentro da escola, por isso fica muito abrigada e está sujeita às condições urbanas.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
@CptRena: Massarelos está numa escola? Pelo mapa, e pelos meus cálculos, é vizinha de uma faculdade, mas não compartilha desta área.

Edit. Já estou a ver de quescola fala, esta seria na Galiza... eu acho que a estação se localiza num espaço perto da Junta de Massarelos, ou seja, mais para cima, isso também porque a situação seria então semelhante à de S. Gens. Claro, posso estar enganada.

De qualquer das formas, continua a ser uma zona quentíssima.
 
Última edição:

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
@CptRena: Massarelos está numa escola? Pelo mapa, e pelos meus cálculos, é vizinha de uma faculdade, mas não compartilha desta área.

Edit. Já estou a ver de quescola fala, esta seria na Galiza... eu acho que a estação se localiza num espaço perto da Junta de Massarelos, ou seja, mais para cima, isso também porque a situação seria então semelhante à de S. Gens. Claro, posso estar enganada.

De qualquer das formas, continua a ser uma zona quentíssima.

Boa tarde,

Onde posso encontrar os dados relativos a essa estação?
Tenho um pressentimento que fica na Escola Básica do Bom Sucesso ou o Infantário atrás da própria Junta…
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
E eu a pensar que o calor iria incidir mais no centro e centro-sul do pais,vale do tejo, por o que ia vendo nos modelos e nas previsões.A lestada no norte não deu hipoteses.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ainda com 31.4ºc. :calor:

Foto que fiz há minutos mostra o ambiente pesado e de fumo sobre a Cidade, com uma luz amarelada doentia:

fumocidade.jpg
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
42.3° em Guimarães às 16:28h.
Foi a temperatura mais alta registada na minha estação desde que a tenho à cerca de 10 anos, logo seguido dos 40.0° de ontem. Tive o cuidado de tirar uma foto. O sensor está em abrigo.
Se tirasse uma foto a 360° neste momento poderia mostrar o inferno que está o céu é os 8 focos de incêndio visíveis em todos os lados. Nunca vi nada assim....
13891950_1171470312924915_7837065857329274525_n.jpg

13891950_1171470312924915_7837065857329274525_n.jpg