Seguimento Litoral Norte - Agosto 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por cá a trovoada acalmou a partir da 1h. Pelas 7h não dei conta...Estou com os ouvidos entupidos. Acho que foi a única altura em que estava mesmo a dormir; foi uma noite quase em branco com este estado "febril"...:ill:

Logo após as 00h acumulei o 1º mm e pelas 7h mais 1 mm; perfaço assim 2,0 mm neste episódio de chuva com trovoada.
Neste momento tudo encoberto, tecto de nuvens baixo\médio (no satélite combinado do IPMA toda a nossa costa ocidental e zonas até 50-100 km da costa apresentam nebulosidade deste tipo - http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.satelite/index.jsp ). Não aparenta que venha a cair mais precipitação.
O vento sopra fraco de sul.

Tactual: 19,1ºC
Hr: 83%
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Boa tarde aqui seguem as fotos da trovoada de ontem a oeste de Espinho, espero que gostem

OBJJr39.jpg



xoYzFoD.jpg


2QjcEpY.jpg


1O4hTzx.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
Boas!

Em relação ao dia de ontem: passados tantos dias em casa, a trovoada veio logo na única noite em que tinha compromissos. Mas, felizmente, a meteorologia está no fundo da minha lista de prioridades :) Resumidamente, passei a noite na zona da Reitoria do Porto e sempre que vinha à rua, lá via um clarão ou outro por trás dos edifícios. Quando cheguei a casa, pelas 2h45, ainda vi alguns raios para NW de Rio Tinto, mas a hora avançada da noite e a fraca frequência fez-me trocar a varanda pelos lençóis :p

Para não ficar de mãos a abanar, apanhei esta amostra de raio. Ainda esperei por outro, mas acabei por desistir. Óbvio que segundos depois de parar a gravação, lá apareceu.



Antes, pelas 19h30, gravei este pequeno time-lapse. Mais tarde coloco umas fotos do pôr-do-Sol.

 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,
Mais um dia passado em trabalho de campo na serra d'Arga, com direito a assistir à romaria de São João d'Arga... que barulheira... :nugget::lol:
Por volta das 5 e pouco da tarde o nevoeiro desceu a encosta granítica da serra e envolveu o mosteiro. Presenciar uma coisa assim quase no momento em que saía a procissão teve algo de místico...

Já no regresso ao Porto, e ao descer a serra, pude observar uma coisa que em mais de um ano de idas lá nunca tinha presenciado; um fantástico capacete! Infelizmente não consegui registar, mas estava espectacular :w00t:

Agora pelo Porto, a noite segue fresquinha, com 16,9ºC, e céu bastante nublado.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Trovoada sem parar nas redondezas quase desde as 22H. Nenhuma passou aqui em cima. Esteve bom para a caçada.

Por volta da meia noite, as descargas surgiram em grande quantidade a oeste, e foi aí que decidi arranjar um spot para fotografar.

O melhor que consegui, em que por vezes chovia bastante, e eu em tronco nu com a T-shirt a proteger a câmara.

27082018-_DSC0675 by Rui Pedro, no Flickr

27082018-_DSC0691 by Rui Pedro, no Flickr

28082018-_DSC0718 by Rui Pedro, no Flickr

28082018-_DSC0809 by Rui Pedro, no Flickr

28082018-_DSC0834 by Rui Pedro, no Flickr

28082018-_DSC0868 by Rui Pedro, no Flickr

A melhor ficou assim...que dor. Chovia bastante quando tirei esta e talvez ao mexer-me a objectiva girou.

28082018-_DSC0775 by Rui Pedro, no Flickr
Fantásticas! :w00t::palmas: Valeu a pena a aventura... :D
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite, já à algum tempo que não passo por aqui.
Esta madrugada foi bem animada com chuva e trovoada, ora no acumulado deste curto evento tenho 9mm, nada mau.
Parece que vamos ter aumento da temperatura novamente, haver vamos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.