Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por aqui vai chovendo de forma moderada

Boa noite:thumbsup:

Interessante...por aqui céu pouco nublado. O frio é acentuado pela humidade que se entranha. Vento calmo.

A conjugação de vários factores parece que será real. Frio à superfície, frio nos 850hpa, frio nos 500hpa...falta a precipitação para tudo se conjugar na perfeição. Tudo aponta para que neve a cotas muito baixas, falta é saber onde porque o que vai definir é mesmo o timing e onde se dará a precipitação. Se se der ao final da madrugada\início da manhã e ao final do dia a probabilidade será maior.

Tmín: 3,3ºC
Tmáx: 7,3ºC

Tactual: 3,5ºC
Hr: 86%
Ponto orvalho: 2ºC
Pressão: 1010 mb
Precipitação: 6,3 mm


Sentidos bem despertos para os próximos dias...:confused::p
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Boa noite:thumbsup:

Interessante...por aqui céu pouco nublado. O frio é acentuado pela humidade que se entranha. Vento calmo.

A conjugação de vários factores parece que será real. Frio à superfície, frio nos 850hpa, frio nos 500hpa...falta a precipitação para tudo se conjugar na perfeição. Tudo aponta para que neve a cotas muito baixas, falta é saber onde porque o que vai definir é mesmo o timing e onde se dará a precipitação. Se se der ao final da madrugada\início da manhã e ao final do dia a probabilidade será maior.

Tmín: 3,3ºC
Tmáx: 7,3ºC

Tactual: 3,5ºC
Hr: 86%
Ponto orvalho: 2ºC
Pressão: 1010 mb
Precipitação: 6,3 mm


Sentidos bem despertos para os próximos dias...:confused::p

Hoje á noite achas que poderá nevar alguma coisa ?? assim pego vou direito á santa justa a ver se vejo algo
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Está fresquinho (:
Eu moro mesmo quase no centro da cidade. Mais propriamente na freguesia de S.Vicente, podes dizer-me mais ou menos a altitude. Já li que era cerca de 168m.;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Hoje á noite achas que poderá nevar alguma coisa ?? assim pego vou direito á santa justa a ver se vejo algo

Tudo depende das condições do momento. Se a temperatura em altitude for favorável, bem como à superfície houver frio (digamos que até 3ºC é razoável), juntando a isto a chuva poderá haver queda de precipitação sob a forma de neve, água-neve ou sleet.

Os dados que eu vou dispondo partem da consulta que faço aqui no fórum no seguimento e discussão das previsões de tempo, bem como a vários sítios de internet com cartas e previsões meteorológicas - o IM e a espanhola AEMET são referências para o clima aqui na península ibérica;)
Procurem também vocês a informação e verão que aos poucos começam a ter a percepção sobre a dificuldade das previsões, mas que no fim é recompensador:w00t:

P.S.: as maiores probabilidades serão ao final da madrugada\início da manhã, bem como ao final do dia já que o frio à superfície aumentará as possibilidades de vermos o elemento branco

Tactual: 2,4ºC
Hr: 89%
Ponto orvalho: 1ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Os 5ºC aí de Braga parecem mesmo perfeitos para um ou outro aguaceiro matinal de água-neve ou neve. E se pegar, ainda poderia continuar assim o dia todo. Já no Porto 7ºC ou 8ºC não me parece que vá dar qualquer neve amanhã. Talvez água-neve mas só se fosse de manhã.

Eu estimo uma cota 200 metros para cima amanhã de manhã (talvez mais alta no litoral), e 400 para cima à tarde. Estou a basear-me tb no que tenho observado nestes anos que vivo na austria, mas nao quero dar falsas expectativas a ninguém!! Contudo acho que o pessoal que vive aos 500 metros nas zonas do douro e minho vai certamente ver alguma neve amanhã.
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
O Liceu Sá de Miranda está a 200m...



Ah, obrigada, eu moro a 7 minutos a pé de lá. Mas agora ando mais pela zona da Universidade onde, sinto sem dúvida, mais frio do que cá em baixo.;)
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O Liceu Sá de Miranda está a 200m...



Ah, obrigada, eu moro a 7 minutos a pé de lá. Mas agora ando mais pela zona da Universidade onde, sinto sem dúvida, mais frio do que cá em baixo.;)

Olá. O programa Google Earth dá a altitude em qualquer ponto do planeta. A Igreja de São Vicente e a antiga estrada de Gualtar que vai para Chaves e passa em frente à universidade, estão à mesma altitude exactamente: 207 metros.