Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por PedroAfonso 1 Dez 2010 às 00:04.

1. 1337

1337
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    apenas caiem as primeiras pingas por aqui
    subida brutal da temperatura nem em meia hora
    de 5.6ºC para os actuais 6.8ºC :surprise:

2. João Soares

João Soares
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    23 Ago 2007
    Local:
    Canidelo, Vila Nova Gaia
    Obrigado, Gil, por teres reportado! :thumbsup:

Estava a sair do ArrabidaShopping, e via-se que estava a chover, mas no entanto, ouvia um barulho "seco" de alguma coisa a bater no chão, barulho esse que a chuva não faz.
    O meu amigo, disse que estava a cair granizo, discordei logo porque não via nenhuma bolinha a cair no chão, nem no ar. Ao qual, estendi o braço, e como estava de casaco verde, deu para reparar que caiam-me no braço pedacinhos de gelo. :shocking:
    Fiquei perplexo com aquilo, visto não prever que ocorre-se nada sólido para hoje, apenas granizo que poderá vir para os próximos dias. Enfim, foi uma boa surpresa nesta semana que se tem mostrado gelada na cidade Invicta.

---

Quando cheguei lá, deparei-me com uma grande acumulação de neve que penso eu, que seja o Marão, ainda tentei tirar uma foto, mas o alcance do zoom, não é o suficiente e ficou isto:

:lol:
    Uma desgraça...

3. JoãoDias

JoãoDias
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Jun 2008
    Local:
    Avintes, Portogal
    A temperatura por aqui ainda não regista subida, 3.0ºC, sem precipitação de momento.

4. mirra

mirra
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Dez 2009
    Local:
    Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
    lê...
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Buçaco

Bussaco digamos que é o modo antigo/arcaico. Não quer dizer que esteja mal...

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. mirra

mirra
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Dez 2009
    Local:
    Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)

tambem me queria parecer que sim... obrigado ;)

como vinha na auto-estrada não sabia bem para que lado estava virado ... lol :) se para este ou para norte!

so vendo no google earth mesmo

6. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    Boa tarde

Também reparei e deduzi de imediato que fosse o Caramulo, o Buçaco parecia nem ter neve, mas esse maciço que deduzi ser o Caramulo, realmente elevava-se por detrás da parte frontal do Caramulo, se assim se pode dizer.
    Sei que do Caramulo, da Freita do Buçaco, dá para visualizar a Estrela, mas da costa (Febres, Palhaça e arredores) é uma novidade para mim se aquilo realmente for a Estrela. É um bom tema para debater, porque agora que levantaram esta questão, seria interessante chegar a uma conclusão.

Já agora grande foto :thumbsup:

Por aqui já pingou, o vento está relativamente calmo.
    Tactual: 8.2ºC, sempre a subir:calor: já não estou habituado a este calor:p

7. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    ola mais uma vez!ficam algumas fotos tiradas da santa justa a 315 metros de altura!

serra da freita

serra de montemuro

serra do geres (acho eu pela localizaçao)

serra do marao

espero que gostem!!! ;)

8. VerticalHorizon

VerticalHorizon
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Nov 2008
    Local:
    Porto / Paços de Ferreira (350m)
    João, obrigado por abrires a discussão deste tópico!
    Por acaso, hoje ia a caminho de Aveiro, quando ao passar em frente ao Estádio do Dragão, deparo-me com uma paisagem linda de montanhas ao fundo com neve nos cumes... Fiquei boquiaberto! nunca pensei que do Porto se pudesse ver ao fundo montanhas com neve! Essas montanhas foram, de resto, visíveis até quase a saída para a A29, quem vai da A1, depois de passar a Ponte do Freixo (e seria aqueles que avistaste do ArrabidaShopping). Fiquei intrigado... que serra seria aquela? Pensei que seria a serra da Freita! Então, resolvi fazer um desvio e desloquei-me à Serra da Freita (Merujal), que de facto, estava carregada de neve (parte dela congelada pela noite gelada)... mas, os cumes ao fundo continuavam a ver-se e não era bem da Serra da Freita. Eram montes que acumulavam bem...
    Portanto, que serra é aquela que se vê tão bem do Porto e Gaia? Em parte seria a Serra da Freita, claro... mas qual é a sua extensão? Serra do Caramulo? A Serra do Caramulo vê-se do Porto?! ... Estou curioso...

9. Trapalhadas

Trapalhadas
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Fev 2009
    Local:
    Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
    Nãoo é a do Caramulo. A que tu viste sem ser a da Freita é a de Montemuro e Bigorne. Experimenta ir de Arouca para Castelo de Paiva, ou mesmo em direcção ao interior, Castro D'Aire. Fica semrpe carregada de neve, e vê-se bem do Porto! ;)

10. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa noite.

Por penafiel a chuva já fez a sua aparição mas de momento não chove.
    O vento é fraco a moderado.

Parece que os acumulados de precipitação vão ser interessantes cá no norte litoral. Para além de muitas horas de precipitações, teremos períodos de chuvas mais fortes. E em princípio será uma entrada favorável a chuvas orográficas pelo regiões de montanha poderão ser bafejadas por índices pluviosos elevados.
    Exemplos:

P.S.: para saberem quais as serras que observam a partir de determinado ponto tomem nota da zona onde efectivamente observam as mesmas. Utilizem um mapa ou o google maps e depois tentem orientar-se com o rato ou com uma régua ou algo do género.
    Vão ver que começam a aperceber-se espacialmente da vossa localização e poderão observar determinados fenómenos com maior acuidade.

11. João Soares

João Soares
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    23 Ago 2007
    Local:
    Canidelo, Vila Nova Gaia
    Cai de novo outro aguaceiro fraco de chuva com gelo a mistura. :w00t:

12. ct2jzr

ct2jzr
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    21 Nov 2010
    Local:
    Porto
    Olá,

Gostava de saber se a Serra do Arestal e a da Freita estão com Neve.

Alguém poderá dar esta informação...

abraço

13. JoãoDias

JoãoDias
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Jun 2008
    Local:
    Avintes, Portogal
    Confirmo, caem grãos de gelo misturados com a chuva.

14. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Vê nesta página o que o VerticalHorizon escreveu...:rolleyes:

15. PauloSR

PauloSR
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2009
    Local:
    Póvoa de Lanhoso
    Boa tarde a todos,

Sábado, dia nublado. Aproveitei o facto de já ter carro para me deslocar ao Monte do Merouço e zonas limítrofes. Saí da Póvoa de Lanhoso em direcção a Sobradelo da Goma e sobi ao topo da serra, passando por Aboim, Casal D'Estime, Luílhas, Monte, entre outros. Paisagens bonitas, com bastante neve e gelo. Do alto permitia ver bem a camada branca, lindíssima diga-se de passagem, que cobre as serras do Geres, as zonas do Barroso, a Serra de Fafe, o Marão, o Alvão, enfim... Até onde a vista permitia! Indescritivel. Só tiive pena de o carro ter avariado mesmo quando nevou, e so o ter de novo na minha mão hoje :(

De resto, agora pela Póvoa de Lanhoso, 7.6°C. Nada de chuva para já.

Partilhar esta Página