Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012



filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Uau
Aqui na minha PCE-FWS20:D até agora 37,5mm:rain::rain: e rajada maxima de 48,9Km/h, o maior rain rate foi às 19h05 de 14,4mm/h;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
30 mm acumulados atingidos agora.:rain:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa noite,

A chuva pela Povoa de Lanhoso deu tréguas... Bem, tem chovido de uma maneira!! :confused: Rendeu até ao momento 61mm, segundo a estação amadora da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Desde o almoço que ainda não parou de chover....as rajadas de vento são cada vez mais fortes. Ao sair da Universidade o meu guarda chuva partiu-se com o vento..e lá fui eu a correr para o carro.Fiquei como um pito.

De fato não me lembro de ver este alerta vermelho para Braga. Bem vamos aguardar!!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...Fiquei como um pito...
:D:lol:
Expressão tão em voga quando era cachopo:thumbsup:

Por aqui é tempo de continuar a acumular...já estou com 45,2 mm.
O vento mantêm-se moderado a forte, com rajadas de SSO.
A pressão atmosférica está agora nos 1008,0 hPa e estável. Mas tenderá a descer nas próximas horas com o aproximar da depressão ao NO da península.

Aqui na vizinha Galiza, uma das estações meteo (Xesteiras a 715 mts de altitude e perto do atlântico) acumulou 141 mm.
Parece-me que nas zonas montanhosas mais expostas da Peneda-Gerês este valor terá sido possível de atingir.
Mas verdadeiramente só durante o dia de 6ª feira os acumulados serão elevados. O potencial da depressão é enorme...

Atual
T: 13.7ºC
Hr: 92%
P.Orvalho: 13,0ºC
Pressão: 1008,0 hPa
Vento médio: 19,1 km\h de SSO
Rajada: 28,8 km\h​
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Por aqui o dia acaba com cerca de 60mm. :rain:

Acumulação importante e que, até ver, tem sido absorvida sem grande problemas pelo solo.

Amanhã, contudo, a coisa irá ser mais intensa. A ver se chegamos aos 100mm num dia. Marca bem possível de atingir e, até, ultrapassar!
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
:D:lol:
Expressão tão em voga quando era cachopo:thumbsup:

Por aqui é tempo de continuar a acumular...já estou com 45,2 mm.
O vento mantêm-se moderado a forte, com rajadas de SSO.
A pressão atmosférica está agora nos 1008,0 hPa e estável. Mas tenderá a descer nas próximas horas com o aproximar da depressão ao NO da península.

Aqui na vizinha Galiza, uma das estações meteo (Xesteiras a 715 mts de altitude e perto do atlântico) acumulou 141 mm.
Parece-me que nas zonas montanhosas mais expostas da Peneda-Gerês este valor terá sido possível de atingir.
Mas verdadeiramente só durante o dia de 6ª feira os acumulados serão elevados. O potencial da depressão é enorme...

Atual
T: 13.7ºC
Hr: 92%
P.Orvalho: 13,0ºC
Pressão: 1008,0 hPa
Vento médio: 19,1 km\h de SSO
Rajada: 28,8 km\h​

Boa noite Caro Aristocrata,

Tens razão a pressão está estável neste momento (1005 hPa) mas nas próximas horitas vai começar a dar um tombo com o aproximar da depressão que pelas últimas imagens do EUMETSAT (23H15 UTC) parece ter um fabuloso aspeto.

Mas como dizes e bem "O potencial da depressão é enorme..." :rain: :rain: :rain: :rain: :surprise:

Acho que amanhã (6ªFeira) vamos ter valores diários históricos de acumulados em algumas zonas para um mês de Dezembro.

Realmente a estação Galega (Xesteiras) a sul de Santiago de Compostela apresenta valores impressionantes em quase 12 Horas: 142.8 mm (atualização as 23H20 UTC) :thumbsup:

Vamos acompanhar este evento com atenção.

Continuação de bom nowcasting a todos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
32.4 mm acumulados, chove agora mais fraco.:rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E a zona da Peneda-Gerês continua a ser a rainha da precipitação orográfica. Nesta última imagem de radar da Meteogalicia, onde se encontra o grosso da precipitação? E estamos numa fase calma...;)

fXGQL.png


Termino o dia com 46,2 mm...bom valor, mas longe dos mais de 110 mm já registados há 2\3 anos. Talvez já hoje, 6ª feira, me aproxime.:rolleyes:

Uma boa noite para todos e, se puder, darei algum salto fortuíto aqui a este espaço.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Passei há momentos pela zona de celeiros (Braga) e o rio este ja estava bem alto! Penso que amanha com a previsão vai chegar a estrada!