Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Uau
Aqui na minha PCE-FWS20:D até agora 37,5mm:rain::rain: e rajada maxima de 48,9Km/h, o maior rain rate foi às 19h05 de 14,4mm/h;)

30 mm acumulados atingidos agora.:rain:

Boa noite,

A chuva pela Povoa de Lanhoso deu tréguas... Bem, tem chovido de uma maneira!! :confused: Rendeu até ao momento 61mm, segundo a estação amadora da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Desde o almoço que ainda não parou de chover....as rajadas de vento são cada vez mais fortes. Ao sair da Universidade o meu guarda chuva partiu-se com o vento..e lá fui eu a correr para o carro.Fiquei como um pito.

De fato não me lembro de ver este alerta vermelho para Braga. Bem vamos aguardar!!!

...Fiquei como um pito...
:D:lol:
Expressão tão em voga quando era cachopo:thumbsup:

Por aqui é tempo de continuar a acumular...já estou com 45,2 mm.
O vento mantêm-se moderado a forte, com rajadas de SSO.
A pressão atmosférica está agora nos 1008,0 hPa e estável. Mas tenderá a descer nas próximas horas com o aproximar da depressão ao NO da península.

Aqui na vizinha Galiza, uma das estações meteo (Xesteiras a 715 mts de altitude e perto do atlântico) acumulou 141 mm.
Parece-me que nas zonas montanhosas mais expostas da Peneda-Gerês este valor terá sido possível de atingir.
Mas verdadeiramente só durante o dia de 6ª feira os acumulados serão elevados. O potencial da depressão é enorme...

Atual
T: 13.7ºC
Hr: 92%
P.Orvalho: 13,0ºC
Pressão: 1008,0 hPa
Vento médio: 19,1 km\h de SSO
Rajada: 28,8 km\h​

Por aqui o dia acaba com cerca de 60mm. :rain:

Acumulação importante e que, até ver, tem sido absorvida sem grande problemas pelo solo.

Amanhã, contudo, a coisa irá ser mais intensa. A ver se chegamos aos 100mm num dia. Marca bem possível de atingir e, até, ultrapassar!

:D:lol:
Expressão tão em voga quando era cachopo:thumbsup:

Por aqui é tempo de continuar a acumular...já estou com 45,2 mm.
O vento mantêm-se moderado a forte, com rajadas de SSO.
A pressão atmosférica está agora nos 1008,0 hPa e estável. Mas tenderá a descer nas próximas horas com o aproximar da depressão ao NO da península.

Aqui na vizinha Galiza, uma das estações meteo (Xesteiras a 715 mts de altitude e perto do atlântico) acumulou 141 mm.
Parece-me que nas zonas montanhosas mais expostas da Peneda-Gerês este valor terá sido possível de atingir.
Mas verdadeiramente só durante o dia de 6ª feira os acumulados serão elevados. O potencial da depressão é enorme...

Atual
T: 13.7ºC
Hr: 92%
P.Orvalho: 13,0ºC
Pressão: 1008,0 hPa
Vento médio: 19,1 km\h de SSO
Rajada: 28,8 km\h​

Boa noite Caro Aristocrata,

Tens razão a pressão está estável neste momento (1005 hPa) mas nas próximas horitas vai começar a dar um tombo com o aproximar da depressão que pelas últimas imagens do EUMETSAT (23H15 UTC) parece ter um fabuloso aspeto.

Mas como dizes e bem "O potencial da depressão é enorme..." :rain: :rain: :rain: :rain: :surprise:

Acho que amanhã (6ªFeira) vamos ter valores diários históricos de acumulados em algumas zonas para um mês de Dezembro.

Realmente a estação Galega (Xesteiras) a sul de Santiago de Compostela apresenta valores impressionantes em quase 12 Horas: 142.8 mm (atualização as 23H20 UTC) :thumbsup:

Vamos acompanhar este evento com atenção.

Continuação de bom nowcasting a todos.

32.4 mm acumulados, chove agora mais fraco.:rain:

E a zona da Peneda-Gerês continua a ser a rainha da precipitação orográfica. Nesta última imagem de radar da Meteogalicia, onde se encontra o grosso da precipitação? E estamos numa fase calma...;)

fXGQL.png

Termino o dia com 46,2 mm...bom valor, mas longe dos mais de 110 mm já registados há 2\3 anos. Talvez já hoje, 6ª feira, me aproxime.:rolleyes:

Uma boa noite para todos e, se puder, darei algum salto fortuíto aqui a este espaço.

Passei há momentos pela zona de celeiros (Braga) e o rio este ja estava bem alto! Penso que amanha com a previsão vai chegar a estrada!