Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2013

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Ontem foi de facto um dia de inverno "à antiga", com uma vigorosa entrada de noroeste que nos trouxe muita chuva, vento, trovoada (pouca) e granizo (um pouco).
E pelo que vi nas previsões do GFS mais 2 destas entradas se seguirão na próxima semana.

Ontem acumulei 26,4 mm de precipitação.
Neste momento o céu encontra-se pouco nublado e o vento sopra fraco de NNO.

Tatual: 5,1ºC
Hr: 75%​
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Baterias não faltam cá em casa, sou vaper e uso baterias 18650 :D Mas agora fora de brincadeira, e estas baterias que o ipma usa não são recarregáveis? Uma bateria de 2000 mAh dá-me para 3 dias sem recarregar, e até hoje não vi o fim de nenhuma 18650, a mais velha já está perto dos dois anos. Não sei se há comparação possível, mas as minhas são de boa marca e custam, a mandar vir pela Inglaterra, cerca de 18 euros se não estou em erro. As coisas estão más, mas, se o custo é aproximado, parece-me ser um investimento pequeno, que talvez pudesse ser custeado com a ajuda das câmaras locais?

De qualquer modo o ipma passou-se com a previsão para hoje: 15/14 C para o Porto!!!! E temos, segundo o isep:

Temperatura actual: 7.9 C
Temperatura Máxima: 14.9 C às 00:30
Temperatura Mínima: 7.8 C às 22:24
Índice de Calor Máximo: 14.9 C às 00:30
Sensação de Frio Mínima: 5.1 C às 15:58

Ou seja, 6 C de diferença na temperatura mínima!!!!


As baterias usadas nas EMAs são baterias de chumbo-ácido seladas (VLRA) tipo esta
->http://www.tempoelonline.com/1176-thickbox_default/bateria-kaise-12v-9ah-terminal-f2.jpg

E portanto completamente distintas das que fala (químicas diferentes).

Como disse, terei que verificar a capacidade das baterias em uso mas penso que ou será 7,2Ah ou 9Ah a 12V, também muito longe do que essas baterias que menciona :p
E supoho que estas já estejam nas EMAs provavelmente desde que foram instaladas as próprias EMAs, mas é apenas uma suposição, com muita margem de erro.

_________

Tem estado a arrefecer bem.

Com vento fraco, ou mesmo nulo em certos momentos, na EMA de Aveiro o termómetro marcava às 0300Z a baixa temperatura de 5,7°C com 79,3% HR

O nosso colega Estação SP regista agora na sua estação 3,4°C e o histórico indica que já atingiu uma mínima de 3,3°C há pouco tempo. A temperatura vai oscilando ao sabor do vento.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

madrugada fria com formação de geada em algumas superfícies, mínima de 1.7 ºc :cold:

Neste momento: 4.2 ºc

Céu limpo

O acumulado ontem foi de 21 mm :rain:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Não sabia que havia condições paara isto esta madrugada :shocking:

l7zp.png

->©IPMA http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.dea/
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Que escuridão para o lado do Porto:surprise:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Tivemos hoje um dia em que o céu esteve pouco a parcialmente nublado, em geral por nuvens altas e por vezes médias.
Neste momento encontra-se o céu muito nublado por nuvens médias (pelo menos é o que aparenta...:confused:).
O vento tem soprado fraco de E a SSE (variável) mas neste preciso momento reina a calmaria - sem vento...
O sensor termo-higro levou com pilhas novas, de lítio, para ver se agora se "comporta" bem com o frio.

Tmín: 0,3ºC (aprox. - no sensor de mercúrio)
Tmáx. 10,6ºC

Tatual: 7,1ºC
Hr: 81%​

Continuação de um bom fim de semana.:thumbsup:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Por aqui choveu qualquer coisa de noite... Pergunto aos mais entendidos, será que aqui a 500 m de altitude poderão cair uns flocos no dia de Natal? Olhando aos modelos parece que as cotas no Norte rondarão os 800 m, mas como nao percebo muito disto... :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

O dia começa com chuva fraca e céu muito nublado.
O vento está calmo.
Temos tempo fresco...

Tmín: 6,9ºC

Tatual: 7,4ºC
Hr: 87%​

Um bom domingo e boa época festiva:thumbsup:
 

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
Vai nevar muito bem na Serra da Estrela esta semana. Depois do temporal de chuva de Terça.feira é sempre a facturar neve acima dos 1200m. Não consigo entender as previsões que apontam os 800m como cota de neve. Com a isotérmica dos 0ºC cerca dos 1400m não me parece que neve tão abaixo. Claro que pode haver algum aguaceiro com neve misturada nessas cotas mas para mim só vai acumular acima dos 1200m. Como há sempre alterações podem acompanhar as minhas previsões em vários sites a partir de:
https://www.facebook.com/MeteoVBaia?ref=hl
Um Bom Natal para todos e em especial aos amantes da neve.