Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2014

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
quer me parecer que o ipma acertou em cheio nas cotas para o geres...

Mas entretanto já subiu a cota, já não são 600 metros mas sim entre os 800/1000 metros de altitude
na região do Gerês durante a noite e manhã...

Sím é possivel que tenha acertado com esta nova cota, a verdade é que está muito frio..:cold:

Vamos ver se alguém da zona ou lá perto pode confirmar :thumbsup:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A estação de Lamas está aos 870 metros, às 7h com 0.7ºc, pelo menos alguma água-neve deve ter.

Esta estação galega aos 1059 metros deve estar a nevar com os -0,3ºC, que com 100% humidade não deve estar a acumular grande coisa:
hhttp://www2.meteogalicia.es/galego/observacion/estacions/estacionsActual.asp?Nest=10119&red=102&idprov=2

Nesta outra a 763m estão +2,3 ºC:
http://www2.meteogalicia.es/galego/observacion/estacions/estacions.asp?idEst=10111&idprov=2

Os 600m de ontem seriam disparate, mas os 800m que mudaram para hoje parece estar mais certo que outros outputs a que temos acesso. Penso que realisticamente a cota de neve mesmo, deve andar nos 1000, com alguma água neve abaixo disso. É possível que em zonas/vertentes mais favoráveis e com alguma precipitação mais intensa vá então dar aos 800m do IPMA referidos hoje. Not bad.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Eu não me daria ao trabalho, acho que terás oportunidades melhores pela frente. Mas aguarda para ver como as temperaturas evoluem.

Pois, também estou mais inclinado para não ir... até porque vou com a minha pequena no carro e não é fácil viajar com ela... A temperatura em Montalegre, que é o plano B, baixou para 1ºC com precipitação, é outra hipótese.
A minha dúvida hoje prende-se apenas com o facto de estar pelo Castêlo da Maia, relativamente perto de ambos. Quando voltar para casa sobra realisticamente a Estrela.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bolas, estou mesmo no limite para saber se me meto no carro para Castro Laboreiro...

Estou surpreendido com os 0,7ºC em Lamas de Mouro.
Castro Laboreiro está a uma altitude superior a Lamas de Mouro. E depois ainda tens as aldeias do planalto.

Na Torre, Serra da Estrela, ainda 1,3ºC.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois, também estou mais inclinado para não ir... até porque vou com a minha pequena no carro e não é fácil viajar com ela... A temperatura em Montalegre, que é o plano B, baixou para 1ºC com precipitação, é outra hipótese.
A minha dúvida hoje prende-se apenas com o facto de estar pelo Castêlo da Maia, relativamente perto de ambos. Quando voltar para casa sobra realisticamente a Estrela.

Pois não sei, mesmo assim não sei se valeria a pena o trabalho e despesa. É aguardar mais umas observações que se calhar começa a subir demasiado.
Eu a arriscar preferiria Montalegre.

Já agora, se é para baptismo de neve, olha que as crianças muitas vezes na primeira vez não costumam reagir como os pais meteoloucos esperam, aquela coisa branca e fofinha afinal é fria, húmida, e se estiver misturada com chuva e vento ainda pior :D
Costuma ser melhor ideia um dia soalheiro ou com boas abertas depois de uma boa acumulação.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Pois não sei, mesmo assim não sei se valeria a pena o trabalho e despesa. É aguardar mais umas observações que se calhar começa a subir demasiado.
Eu a arriscar preferiria Montalegre.

Já agora, se é para baptismo de neve, olha que as crianças muitas vezes na primeira vez não costumam reagir como os pais meteoloucos esperam, aquela coisa branca e fofinha afinal é fria, húmida, e se estiver misturada com chuva e vento ainda pior :D
Costuma ser melhor ideia um dia soalheiro ou com boas abertas depois de uma boa acumulação.

Eh eh... Eu acho que ela já está convencida que a neve é fria e molhada... Mas a motivação secreta é que o pai também já tem saudades de ver nevar... :D

Acho que já decidimos que vamos um outro dia qualquer à serra da Estrela onde haja neve, de certeza absoluta.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Xurés, 1059m, tem-se aguentado em torno dos 0ºC

2agIfqT.png

http://www2.meteogalicia.es/galego/observacion/estacions/estacions.asp?idEst=10119&idprov=2&red=102



Entrimo, 763m, baixou para 2ºC

34BankK.png

http://www2.meteogalicia.es/galego/observacion/estacions/estacions.asp?idEst=10111&idprov=2


Deve andar mesmo pelos 1000m a cota na zona fronteiriça, embora duvide que ande a acumular nessa altitude. De qualquer forma, mais baixo que esperava.
 
  • Gosto
Reactions: karkov e StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas do IPMA, na actualização das 9h, Lamas (870m) subiu para 1.4ºc e Montalegre (~1000m) desceu para 0.4ºC.
Reforça a ideia dos 1000m de cota.

Já agora, está mais frio que o previsto pelo GFS

Corunha, previsão GFS 00z vs. Sondagem 00z
T850 GFS: 2.2 | Real: 1.4
T700 GFS: -6.1 | Real: -5.7
T500 GFS:-21.1 | Real: -21.4
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Nas do IPMA, na actualização das 9h, Lamas (870m) subiu para 1.4ºc e Montalegre (~1000m) desceu para 0.4ºC.
Reforça a ideia dos 1000m de cota.

Pois, estava agora mesmo a confirmar isso... É muito no limite, para mim.
Agora até deverá estar a nevar em Montalegre, mas rapidamente pode subir a temperatura ou faltar precipitação. Fica para uma próxima!
 
  • Gosto
Reactions: Vince

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vi agora no Wunderground que a proteção civil, colocou mais uma estação Meteorologia , agora em Gondomar!!:w00t::thumbsup::thumbsup:
>SMPC - Gondomar IPORTOGO5 : http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPORTOGO5#history

Quantas mais melhor... e essa estação está a reportar dados regularmente, o mesmo não se pode dizer da estação do BSB - SMPC que tanto reporta como fica horas sem actualizar, assim pouca utilidade terá para quem a quiser consultar on line. :unsure:

Por exemplo, neste momento já não transmite dados desde as 8:45 desta manhã...

http://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPORTOPO9

Penso que em breve serão resolvidos estes problemas de actualização..:thumbsup:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo