Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima de 7.7 ºc.

Neste momento muito sol e 10.6 ºc.

É uma tristeza olhar para o Gerês nesta altura do ano e não o ver todo branquinho de neve.. :cold:

Foto que fiz à momentos aqui de minha casa no Porto direcção NE/NNE, deste ângulo, e apesar da bruma, não vislumbro neve, nem nas zonas mais altas :unsure:

vistageresss.jpg
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Reparei agora, aqui de minha casa no Porto também consigo ver o Santuário do Sameiro em Braga ( edifício branco ao fundo lado esquerdo com a cúpula bem visível), hoje as condições não são boas com muita bruma, por isso desculpem a qualidade..

A propósito, a grande elevação que se vê por trás do Santuário será a Santa Eufémia? Onde existem retransmissores? A ser é uma elevação já praticamente em Espanha se não estou em erro, pois quando se vêm de Lóbios ( Galiza ) esta elevação é bem visível com vários retransmissores no topo..e existe um desvio que diz: Santa Eufémia 9 Km, isto ainda em Espanha quase a chegar à Portela do Homem :unsure:

Também esta grande elevação está sem neve..

sameirojpeg.jpg
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

@Snifa, isso parece mais a Serra Amarela com as suas antenas (que eu me lembre), mas de facto até pode ser a Santa Eufémia. Fica a dúvida que só localmente poderia de facto ser retirada. ;)

Bem, por cá está um rico dia! Excelente...
Luminoso, com céu limpo (há nuvens médias e altas para leste) e com atmosfera limpída - já não há a bruma da manhã pois o vento encarregou-se de ar levar para longe.
A temperatura é bastante agradável, excepto à sombra, altura em que o vento é bem notório e arrefece o corpinho.:D
Mais uma noite sem geada, fruto do vento constante, ainda que fraco,

Tmín: 6,4ºC

Tatual: 15,2ºC
Hr: 44%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
isso parece mais a Serra Amarela

Também me quer parecer que sim, Santa Eufémia é uma elevação bastante proeminente, mas não terá uma extensão tão grande como a que se vê na foto. :unsure:

Penso que será mesmo a Serra Amarela, numa ampliação que fiz da foto original são visíveis várias antenas espalhadas pelos cumes, e não apenas um grupo isolado de retransmissores..

Sigo com 15.8 ºc actuais, Vento NE 22 Km/h.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Esses retransmissores ficam a 1361 metros de altitude, o ponto mais alto da Serra Amarela. Já lá fui a pé ( e que bem custou, pois a subida é a pique), pois o caminho que existe é impróprio para carros.
A Serra Amarela é também muito interessante, pois é praticamente a única Serra do PNPG sem estradas principais, apenas coberta por pequenas estradas secundárias e caminhos de cabras, o que lhe permite conservar ainda uma fauna interessante, como o lobo ou a cabra montesa ou a águia real, e uma flora única ( alguns dos mais antigos e bem conservados Carvalhais portugueses) .
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Reparei agora, aqui de minha casa no Porto também consigo ver o Santuário do Sameiro em Braga ( edifício branco ao fundo lado esquerdo com a cúpula bem visível), hoje as condições não são boas com muita bruma, por isso desculpem a qualidade..

A propósito, a grande elevação que se vê por trás do Santuário será a Santa Eufémia? Onde existem retransmissores? A ser é uma elevação já praticamente em Espanha se não estou em erro, pois quando se vêm de Lóbios ( Galiza ) esta elevação é bem visível com vários retransmissores no topo..e existe um desvio que diz: Santa Eufémia 9 Km, isto ainda em Espanha quase a chegar à Portela do Homem :unsure:

Também esta grande elevação está sem neve..

sameirojpeg.jpg

Boa foto :thumbsup:

Como já foi referido, essa elevação é a Serra Amarela com as antenas da Louriça no topo.

Por acaso essa serra também é visível daqui, duas fotos tiradas no dia 24 Abril, o Santuário do Sameiro aparece do lado esquerdo da foto:
31305042165_b84a61087f_k.jpg


Neste aqui com uma angulo mais aberto, aparecem duas grandes elevações, na direita a Serra Amarela e na esquerda penso ser o Soajo:
31305040495_b6dae8fa1a_k.jpg
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Também me quer parecer que sim, Santa Eufémia é uma elevação bastante proeminente, mas não terá uma extensão tão grande como a que se vê na foto. :unsure:

Penso que será mesmo a Serra Amarela, numa ampliação que fiz da foto original são visíveis várias antenas espalhadas pelos cumes, e não apenas um grupo isolado de retransmissores..

Sigo com 15.8 ºc actuais, Vento NE 22 Km/h.
A serra amarela só tem antenas em um local, na zona do "muro" onde tem o retransmissor da RTP.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Ontem foi mais um dia excelente, embora o vento à sombra ou na ausência do sol arrefecesse qb.
A geada ainda não se fez notar (talvez tenha existido em zonas mais escondidas do vento).
Neste momento temos céu limpo e vento fraco de N.
Agora sim, agora está FRIO!:cold:

Tatual: 1,3ºC
Hr: 84%
Taparente: -1,1ºC
Um bom início de semana de Natal. :)