Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2017



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Surpresa! Está a chover. :D
Olha que bom. Bem precisamos...
A sério, estes dias são muito úteis. A chuva fraca mas persistente é aquela que melhor é aproveitada, só atrás da neve que derretendo lentamente se infiltra melhor nos solos.
O dia tem sido de chuva fraca, persistente, pois então.
O vento tem soprado fraco, de norte até ás 8h da manhã e depois sempre de SSO.
O acumulado está nos 7,4 mm.
O mês segue com um total de 154,9 mm. Vai-se aproximando da média...

Tactual: 11,7ºC
Hr: 97%
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
A "murrinha" continua com vento fraco :thumbsup::rain:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite.

Surpresa! Está a chover. :D
Olha que bom. Bem precisamos...
A sério, estes dias são muito úteis. A chuva fraca mas persistente é aquela que melhor é aproveitada, só atrás da neve que derretendo lentamente se infiltra melhor nos solos.
O dia tem sido de chuva fraca, persistente, pois então.
O vento tem soprado fraco, de norte até ás 8h da manhã e depois sempre de SSO.
O acumulado está nos 7,4 mm.
O mês segue com um total de 154,9 mm. Vai-se aproximando da média...

Tactual: 11,7ºC
Hr: 97%

154,9 mm?
Sortudo, só eu e que nao tenho sorte!!!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Com jeitinho em breve fazes a media... deve ser um pouco acima dos 200 mm, penso...

O mais importante e que a chuva passe para la do Marao e chegue onde faz mais falta, Tras-os-Montes e a Meseta (tenho umas imagens tiradas do aviao do final de Outubro para partilhar).

Aqui por Terras de Sua Majestade caiu ha pouco alguma neve. Ainda deu para deixar o quintal branco.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Chuva da boa e certinha, sigo com 9.8 mm acumulados ( ontem o acumulado ficou nos 4.8 mm ) :rain:

13.9ºc actuais, vento W 14Km/h e 98 % HR.

Bastante nevoeiro.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

O dia de ontem terminou com 7,4 mm de acumulado.
A madrugada presenteou-nos com mais chuva, por vezes moderada, contínua. E que bem sabia ouvi-la...;)
O acumulado desta madrugada está nos 16,8 mm.
O tecto de nuvens está bem baixo, promissor para o resto do dia que se supõe de
Períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente à região Sul a
partir do final da manhã, onde será em geral fraca.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 97%
154,9 mm? Sortudo, só eu e que nao tenho sorte!!!
Sortudo? Por acaso a tua zona foi bem bafejada na tempestade "Ana". Caminha e Vila Nova de Cerveira foram aquelas que rivalizaram com o interior do Minho e do Douro Litoral nesse episódio. ;)

Com jeitinho em breve fazes a media... deve ser um pouco acima dos 200 mm, penso...
Como desde 2001 não há nenhuma estação oficial com dados no concelho, não posso afirmar convictamente que a média é superior aos 200 mm. Mas pressuponho, pelos dados da minha estação desde 2011, que efectivamente serão superiores. E por aquilo que deduzi, da comparação entre as leituras apresentadas pela antiga estação agrária e a estação do INAG desactivada em 2001, com os dados do udómetro hellmann que tenho, alguns dos valores apresentados poderiam ser inferiores ao real, nomeadamente os superiores a 100 mm.
Um exemplo: o dia mais chuvoso dos famoso outono-inverno 2000\2001 apresentou EXACTAMENTE o mesmo valor da estação do Porto: 125 mm - um dia de chuva estratiforme, com inundações sérias no interior (Amarante foi um exemplo), teoricamente seria sempre amplificado nesta zona - como o comprova a minha estação.
Felizmente agora, com as estações amadoras dispersas, temos um pouco melhor a noção disto.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

que rica chuva esta, neste momento cai moderadamente :rain:

12.8 mm acumulados e a subir :rain:

14.0ºc actuais.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nevoeiro fechado, chuva moderada, 14.4 mm acumulados :rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A chuva e o nevoeiro continuam.

17.2 mm acumulados. :rain:

13.6ºc actuais.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde.

Por cá também parou de chover.
Foi um bom dia de chuva...Para repor níveis hídricos nos solos.
Os terrrenos ainda não estão saturados mas para lá caminhariam se a chuva se mantivesse nos próximos dias.
Mas não há queixas daqui. Bons episódios de chuva, alguns pluviosos, outros menos mas muito importantes.
O acumulado de hoje está nos 34,8 mm. E parece que ficará por aqui.
O céu permanece encoberto e o vento fraco.

Tactual: 12,4ºC
Hr: 95%
 
Última edição:

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boas

Ontem foi dia de céu muito nublado e alguma chuva fraca, em especial a partir do fim da tarde, que acumulou 7,6mm
Hoje ainda mais húmido, com chuva fraca a moderada e 19mm acumulados. Bem bom:rain:Já dá para ver os ribeiros finalmente com caudal de inverno:thumbsup:

Neste momento não chove e estão 12ºC. Esta chuva tem sido boa para cortar com o frio noturno, sabe bem sair lá fora de manhã sem sentir frio:p No fim de semana o fresco noturno regressa;)