Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2017

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

8.2 mm acumulados durante a a madrugada. :rain:

Neste momento 11.3ºc , vento NW 13 Km/h e 92% HR.

Dezembro segue com 105 mm acumulados, nada mau para 15 dias, a ver se até ao fim do mês pelo menos se aproxima da média ( que anda pelos 180 mm) :rain:
 


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia,
Ontem a noite " a murrinha" persistia
De momento céu nublado com vento fraco de N- NE
Sigo o mês com 73mm
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia.

O dia de ontem terminou com 7,4 mm de acumulado.
A madrugada presenteou-nos com mais chuva, por vezes moderada, contínua. E que bem sabia ouvi-la...;)
O acumulado desta madrugada está nos 16,8 mm.
O tecto de nuvens está bem baixo, promissor para o resto do dia que se supõe de

Tactual: 13,3ºC
Hr: 97%

Sortudo? Por acaso a tua zona foi bem bafejada na tempestade "Ana". Caminha e Vila Nova de Cerveira foram aquelas que rivalizaram com o interior do Minho e do Douro Litoral nesse episódio. ;)


Como desde 2001 não há nenhuma estação oficial com dados no concelho, não posso afirmar convictamente que a média é superior aos 200 mm. Mas pressuponho, pelos dados da minha estação desde 2011, que efectivamente serão superiores. E por aquilo que deduzi, da comparação entre as leituras apresentadas pela antiga estação agrária e a estação do INAG desactivada em 2001, com os dados do udómetro hellmann que tenho, alguns dos valores apresentados poderiam ser inferiores ao real, nomeadamente os superiores a 100 mm.
Um exemplo: o dia mais chuvoso dos famoso outono-inverno 2000\2001 apresentou EXACTAMENTE o mesmo valor da estação do Porto: 125 mm - um dia de chuva estratiforme, com inundações sérias no interior (Amarante foi um exemplo), teoricamente seria sempre amplificado nesta zona - como o comprova a minha estação.
Felizmente agora, com as estações amadoras dispersas, temos um pouco melhor a noção disto.


Foi bem regada de Caminha para cima, pois o acumulado foi menor aqui na minha zona!
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
pCVBUSL.jpg

Precipitação acumulada do dia 14-12-17

Percentagem de agua no solo % dia 14-12-17
w8jolea.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa noite,

a noite seguem bem fresca com 7.9 ºc actuais (mínima do dia)

Vento bastante frio de Norte :cold:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

A noite segue bem fria, com vento fraco de NNO, depois de um dia que começou com chuva pela madrugada e temperatura amena; a tarde já foi fresca, com o sol a brilhar por entre nuvens mas com o vento a soprar de NNO.
O acumulado de hoje é de 7,4 mm.
O total do mês é de 197,1 mm.

É pena valores desta grandeza não terem sido melhor distribuídos pelo território nacional. :( Há por aí zonas que permanecem em grande défice hídrico, e a cair a chuva era bom que fosse nesta altura - menos insolação, menor evaporação, logo melhor infiltração nos solos. Haja esperança, que o inverno só agora irá começar. ;)

Tactual: 5,3ºC
Hr: 84%

Foi bem regada de Caminha para cima, pois o acumulado foi menor aqui na minha zona!
Nesse dia de tempestade efectivamente a zona de Caminha e V.N. Cerveira tiveram valores bem altos de precipitação. Juntamente com toda a região interior do Minho, Douro Litoral e parte da Beira Litoral.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

como era de prever a temperatura desceu bastante.

Por aqui mínima de 2.2ºc :cold:

Neste momento 2.6ºc , vento fraco de NE e 96%HR.

Alguma geada muito leve na relva e nas superfícies dos carros :cold: