Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2020

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Dia seco, para variar um bocadinho, hoje. Como tal, a manhã foi aproveitada para um pequeno passeio na Póvoa de Lanhoso, entre dois monumentos: o carvalho de Calvos e o Castelo de Lanhoso. Temperaturas muito agradáveis, quentes demais até, para a época do ano em que nos encontramos. Muita água e ainda cores de outono nos carvalhos.

Algumas fotos:
ezRGBCB.jpg


rS1fh6D.jpg


zSveFeP.jpg


WpWixTA.jpg


LpzM5DJ.jpg


SNCVvcd.jpg


ygktDu3.jpg


Pelo Porto, a máxima foi de 15,5 ºC e a mínima de 10,3 ºC. Neste momento estão 13 ºC e cai uma chuva muito fraca.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite...

Belo passeio @João Pedro , excelentes imagens. E com tanta água torna-se ainda mais "mágico" passear por essas bandas. :thumbsup:

Bem, por aqui lá temos chuva fraca, modo chuvisco. O acumulado é de magro: 1,0 mm.
Dia cinzento, normal por cá.
O vento tem soprado fraco, agora calmo.
Agora temos nevoeiro em muitas zonas.

Tactual: 12,4ºC
Hr: 96%

Votos de um excelente fim de semana.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite...

Belo passeio @João Pedro , excelentes imagens. E com tanta água torna-se ainda mais "mágico" passear por essas bandas. :thumbsup:

Bem, por aqui lá temos chuva fraca, modo chuvisco. O acumulado é de magro: 1,0 mm.
Dia cinzento, normal por cá.
O vento tem soprado fraco, agora calmo.
Agora temos nevoeiro em muitas zonas.

Tactual: 12,4ºC
Hr: 96%

Votos de um excelente fim de semana.
Obrigado :) Muita água mesmo, corria por todo o lado.
A outra opção para o tempo disponível até ao recolher obrigatório era subir o escadório do Bom Jesus, mas achámos que esta hoje era melhor :D
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,372
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Belas fotos @João Pedro :w00t:, quando fui fotografar a neve na outra semana estava para ir aí para ver se trazia uma ou duas bolotas desse fantástico carvalho, só que esqueci-me. Tenho várias plantas na varanda, carvalho, sobreiro, etc, para criar bonsais e gostava de adicionar um outro carvalho, descendente desse. Reparaste se tinha bolotas? Só fui lá uma vez e não me lembro e agora até estava na dúvida se um carvalho tão antigo como esse ainda produz bolotas.

Neste momento não chove e à pouco espreitou o sol por breves momentos. Estão 15,4°C e o acumulado vai em 7,8mm :rain:. Mínima alta, 12,0°C:calor:. O mês vai com 175,7mm. :rain:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Pode ser que esta imagem ajude:
XPbadet.jpg


A foto foi tirada, muito provavelmente, do Monte da Virgem. Daí marquei três linhas em direção à Serra d'Arga, à Peneda-Gerês e ao Alvão. Só uma delas intercepta a ponte de São João: a da Serra d'Arga. Depois de fazer este exercício fiquei ainda com mais dúvidas relativamente ao que se vê para a direita. Não creio que seja a Peneda sequer, está perto demais. Deve ser a encosta oposta do vale do Estorãos, em Ponte de Lima.

A serra para a esquerda é, muito possivelmente, a de Santa Luzia, em Viana, uma vez que tem um parque eólico no topo.

Boas,

Sim, as fotos foram tiradas do Monte da Virgem.
Coloco agora outra foto com um pouco mais de abertura. Julgo que a serra da esquerda é a de Viana (Santa Luzia) , a da direita Serra D'Arga.
uV4WDsX.jpg


E outra já mais para NW, ao fundo prédios da Póvoa.
DWxKzdt.jpg


A Peneda ou o Soajo nem aparecem na imagem, seria necessário rodar-me mais para NNE (Olhando para cima do Parque nascente, Foto de Março 2017).
Pq8x7YE.jpg
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Boas noites,

Dia seco, para variar um bocadinho, hoje. Como tal, a manhã foi aproveitada para um pequeno passeio na Póvoa de Lanhoso, entre dois monumentos: o carvalho de Calvos e o Castelo de Lanhoso. Temperaturas muito agradáveis, quentes demais até, para a época do ano em que nos encontramos. Muita água e ainda cores de outono nos carvalhos.

Algumas fotos:
ezRGBCB.jpg


rS1fh6D.jpg


zSveFeP.jpg


WpWixTA.jpg


LpzM5DJ.jpg


SNCVvcd.jpg


ygktDu3.jpg


Pelo Porto, a máxima foi de 15,5 ºC e a mínima de 10,3 ºC. Neste momento estão 13 ºC e cai uma chuva muito fraca.

Imagens superfixes! E é sempre reconfortante confirmar que o carvalho de Calvos está vivo e de boa saúde.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Ora cá está ela, a chuva dos domingos e feriados. A malta assim não cede facilmente à tentação de sair de casa...:malandro:

Temos períodos de chuva fraca desde ontem.
O acumulado é baixo mas lá vai aumentando com o passar das horas: 9,4 mm.
O acumulado mensal está agora nos 208,5 mm.
O acumulado do ano hidrológico ainda é algo anémico, mas perfeitamente "dentro do normal" pois o inverno ainda não começou. O "meu inverno": 485,5 mm.
Já o acumulado do ano civil de 2020 é de 1400,3 mm.

O vento sopra fraco de S.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 96%
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia,

Belas fotos @João Pedro :w00t:, quando fui fotografar a neve na outra semana estava para ir aí para ver se trazia uma ou duas bolotas desse fantástico carvalho, só que esqueci-me. Tenho várias plantas na varanda, carvalho, sobreiro, etc, para criar bonsais e gostava de adicionar um outro carvalho, descendente desse. Reparaste se tinha bolotas? Só fui lá uma vez e não me lembro e agora até estava na dúvida se um carvalho tão antigo como esse ainda produz bolotas.
Obrigado Guilherme! Só o tinha ido ver uma vez, há uns bons 10 anos se calhar, estava na altura de lhe prestar outra homenagem :)
Pois não reparei se tinha bolotas, como tem aquele cercado em volta dele não andei mesmo por baixo da copa. Estive a ver o resto das fotos e não dá para perceber muito bem, apesar de num sítio ou outro se ver algo que desconfio serem bolotas. Bugalhos tem! :D No chão também parece ter alguma coisa mais do que folhas. Tens que lá dar um salto, é tão perto de Braga :)

Imagens superfixes! E é sempre reconfortante confirmar que o carvalho de Calvos está vivo e de boa saúde.
Obrigado! Está muito bem ainda, para os seus mais de 500 anos está muito bem mesmo :D

Mais uma foto:
jZ6u46S.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Sim, as fotos foram tiradas do Monte da Virgem.
Coloco agora outra foto com um pouco mais de abertura. Julgo que a serra da esquerda é a de Viana (Santa Luzia) , a da direita Serra D'Arga.
uV4WDsX.jpg


E outra já mais para NW, ao fundo prédios da Póvoa.
DWxKzdt.jpg


A Peneda ou o Soajo nem aparecem na imagem, seria necessário rodar-me mais para NNE (Olhando para cima do Parque nascente, Foto de Março 2017).
Pq8x7YE.jpg
Obrigado João, belíssimas :)
Na última foto vê-se a, já famosa, vista da Peneda-Gerês desde a casa do @Snifa :D
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,416
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
A chuva é rainha aqui pelo litoral norte, ora fraca a moderada, não tem parado, apenas sábado de manha para arejar a barraca.
Sigo o mês com 170.7mm.
De momento sem chuva, com vento fraco de quadrante S/SO.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,
chuva também por aqui, 14.8 mm acumulados desde as 0 horas. :rain:

12.2ºc actuais, vento fraco e 95% HR.

Dezembro segue agora com 125,6 mm.