Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2020

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pode ser que esta imagem ajude:
XPbadet.jpg


A foto foi tirada, muito provavelmente, do Monte da Virgem. Daí marquei três linhas em direção à Serra d'Arga, à Peneda-Gerês e ao Alvão. Só uma delas intercepta a ponte de São João: a da Serra d'Arga. Depois de fazer este exercício fiquei ainda com mais dúvidas relativamente ao que se vê para a direita. Não creio que seja a Peneda sequer, está perto demais. Deve ser a encosta oposta do vale do Estorãos, em Ponte de Lima.

A serra para a esquerda é, muito possivelmente, a de Santa Luzia, em Viana, uma vez que tem um parque eólico no topo.

Continuo a achar estranho, o pico da serra de Santa Luzia fica a cerca de 10km do pico da serra d'Arga, tendo esta quase o dobro da altitude (800/450, aprox.). Na foto parecem-me muito distantes uma da outra e aparentam ter altitudes semelhantes.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,914
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estás ligeiramente enganado... :)

É sem dúvida a Serra de Arga, o perfil é inconfundível mesmo para que a vê de longe.

Por aqui sigo com 11.5ºc , vento moderado com algumas rajadas, 82% HR e 2.4 mm acumulados até ao momento.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Continuo a achar estranho, o pico da serra de Santa Luzia fica a cerca de 10km do pico da serra d'Arga, tendo esta quase o dobro da altitude (800/450, aprox.). Na foto parecem-me muito distantes uma da outra e aparentam ter altitudes semelhantes.
Repara bem na foto do João onde está o isqueiro da Maia, consegues vê-lo bem. Está à esquerda da minha linha para a Serra d'Arga.
Acredita, o que se vê em frente é mesmo a serra d'Arga ;)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures
Boa noite,

Hoje amanhecer bem fresco, mínima de 7.0ºC

Céu praticamente limpo, durante a tarde a temperatura não foi alem de 15.7ºC devido ao vento constante.

Agora sigo com 10.3ºC e vento de Leste/NE 24km/h

Estes últimos dias tem proporcionado boas fotos a longas distâncias..deixo aqui uma de ontem por volta das 8h (vista para Norte ao fundo julgo ser a Serra Arga)

uQKvSmT.jpg

A Serra de Arga é aquela que está no canto superior esquerdo, se não estou em erro. A norte está a Serra da Cabreira (e, logo atrás, a Serra do Gerês) e, no canto superior direito, está a Serra do Alvão. Se a imagem for ampliada é inclusive visível o vale do Rio Homem e os picos mais elevados da Serra da Peneda. :D

Se vemos a ponte de São João acho que deve ser a de montemuro??

A vista é para o interior

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

A foto foi tirada do lado de Gaia, virada para norte. A fotografia foi tirada de manhã, o sol vem de nascente (interior), do lado direito.

Vê-se o cemitério do prado, o hotel Vila Galé no campo 24 Agosto e a torre lidador na Maia ao fundo.

Estás ligeiramente enganado... :)

A serra d'Arga tem um perfil muito característico, inconfundível para quem a conhece bem como eu. Ocupa o centro da foto, a norte:
fDOwlZF.jpg


Uma foto minha, tirada da margem esquerda do Lima, para comparação do perfil:
vto8xqB.jpg


As serras para a esquerda estão mais próximas do Porto, e no canto superior direito, sim, poderá já ser a Peneda/Gerês. O Alvão não se vê na foto, está muito mais para nascente.

-----------

E quanto à meteorologia, hoje ao início da tarde em Matosinhos já deu para ter um cheirinho do que poderá estar para vir. Duas linhas de instabilidade, relativamente finas, deixaram uns valentes aguaceiros. Pelo Porto, no entanto, os acumulados estão ainda todos abaixo de 1 mm.

Quanto a temperaturas, depois de uma mínima de 6,1 ºC e uma máxima de 13,2 ºC, a tarde segue com 11,3 ºC.

Há uma nova estação amadora aqui perto:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTO118

Vamos lá ver quanto tempo se aguenta :)

Não concordo, para mim a serra d'Arga é a da esquerda, se reparares o extremo oriental que se vê na foto é semelhante ao perfil da serra que apresentaste. Se a que aparece no meio fosse a d'Arga qual seria a que fica a Oeste dela? A que tu identificas como sendo a d'Arga é a Peneda-Gerês. A da direita parece-me o extremo Norte do Alvão, onde fica por exemplo, a Sra. da Graça.

Pode ser que esta imagem ajude:
XPbadet.jpg


A foto foi tirada, muito provavelmente, do Monte da Virgem. Daí marquei três linhas em direção à Serra d'Arga, à Peneda-Gerês e ao Alvão. Só uma delas intercepta a ponte de São João: a da Serra d'Arga. Depois de fazer este exercício fiquei ainda com mais dúvidas relativamente ao que se vê para a direita. Não creio que seja a Peneda sequer, está perto demais. Deve ser a encosta oposta do vale do Estorãos, em Ponte de Lima.

A serra para a esquerda é, muito possivelmente, a de Santa Luzia, em Viana, uma vez que tem um parque eólico no topo.

Sugiro a utilização deste site https://www.heywhatsthat.com/ :)

Supondo que a fotografia foi tirada do Monte da Virgem, o azimute para a serra visível no centro da foto é sensivelmente 352º.

Utilizando o site que coloquei acima, após ter criado um panorama no local do Monte da Virgem, tracei o azimute a ~352º e deu isto. As zonas a vermelho são as áreas que são visíveis desde o ponto de observação.

6GRNcgd.png


Como é possível verificar, trata-se mesmo da Serra D'Arga :)

Fazendo o azimute para a serra no lado esquerdo da foto, dá sensivelmente 345º, e o resultado é este.

DmMvPY8.png


Ou seja, do lado esquerda da foto o que se vê é a Serra de Santa Luzia :)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sugiro a utilização deste site https://www.heywhatsthat.com/ :)

Supondo que a fotografia foi tirada do Monte da Virgem, o azimute para a serra visível no centro da foto é sensivelmente 352º.

Utilizando o site que coloquei acima, após ter criado um panorama no local do Monte da Virgem, tracei o azimute a ~352º e deu isto. As zonas a vermelho são as áreas que são visíveis desde o ponto de observação.

6GRNcgd.png


Como é possível verificar, trata-se mesmo da Serra D'Arga :)

Fazendo o azimute para a serra no lado esquerdo da foto, dá sensivelmente 345º, e o resultado é este.

DmMvPY8.png


Ou seja, do lado esquerda da foto o que se vê é a Serra de Santa Luzia :)
Os pontinhos à direita da A28 são da Serra de Perre, cujo cume se vê muito ligeiramente entre as serras de Santa Luzia e d'Arga na foto do João Paulo.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Muito perigoso agora mesmo.
Contentores a voar por espinho. As luzes da rua foram a abaixo e não ligam
48800b8f34378557d31a1ef230350a03.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk