Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2010



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Dia de céu encoberto e vento fraco. Alguma chuva de noite.

Tactual: 8,3ºC
Hr: 95%
Ponto de condensação: 8,0ºC
Pressão: 994 mb
Precipitação: 6,3 mm
Vento médio: 1,8 km\h
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom dia.

Por Penafiel posso confirmar a queda durante cerca de 45 minutos (já terminou há meia hora) de "ice-pellets" - penso que será este termo correcto embora não português;)
Picava a cara com o vento forte que se fazia sentir e parecia o som de alfinetes a cair tanto nos para-brisas como no chão. Pareceram-me também pequenos flocos de neve a acompanhar.
A temperatura andaria sempre pelos 4 a 5 graus - medidos numa viatura "passat", a cotas de 250\300metros de altitude.

Andei nos últimos dias nos arredores da cidade do Porto.
No que toca à meteorologia, não houve nada de realmente interessante.
Embora na segunda-feira de manhã me tenham dito que "estava a nevar" em Penafiel. Pelo relato do Aristocrata, caiu mesmo qualquer coisa.
Nessa altura estava em Valongo, mas lá a pouca precipitação que caiu, foi sempre em forma líquida. Isto, apesar do vento forte e do muito frio que se fazia sentir.

Santa Justa, Valongo, aos 370m de altitude. (Muito vento e muito frio :cold:)

valongo.jpg



Quanto ao estado do mar, na região, e ao contrário do que se verificou na região sul, até estava calmo.

Leça da Palmeira

leab.jpg



E por fim, a Torre dos Clérigos, na Invicta! :D

portoz.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

dia marcado por alguns aguaceiros em geral fracos e pouco frequentes.

Actual:

temp: 9.2ºc ( mínima 8.5ºc ) ( máxima 13.1ºc)

Vento: SSW: 13Km/h

Humidade: 85%

Pressão: 1001.3 hpa

Precipitação desde as 0h : 4.5 mm
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André estiveste mesmo na igreja certo?? nunca soube ao certo a altitude da serra :huh:

Sim, estive mesmo lá no alto, na capela de Santa Justa.

Alto de Sta. Justa

O Alto de Sta. Justa é o ponto culminante da serra de Valongo, a 376 metros de altitude. Dali pode-se desfrutar de um cenário panorâmico deslumbrante. No cimo encontra-se um santuário, destituído de valor arquitectónico. Em dias de boa visibilidade vê-se a serra do Arestal e do Montemuro, o Marão, o Gerês, a Cabreira e até o Buçaco e a serra de Arga. Por isso lhe chamam o miradouro dos sete distritos.

Devido à nebulosidade, não consegui observar todas estas serras. Mas é um lugar espectacular. Vê-se as serras, o Porto, o mar...
Devido ao vento forte que se fazia sentir na altura, e ao frio, não estive lá muito tempo. :cold:
 

SnowMan

Cumulus
Registo
1 Dez 2008
Mensagens
105
Local
Arcozelo, VN Gaia (12m de altitude a 300m do mar)
Andei nos últimos dias nos arredores da cidade do Porto.
No que toca à meteorologia, não houve nada de realmente interessante.
Embora na segunda-feira de manhã me tenham dito que "estava a nevar" em Penafiel. Pelo relato do Aristocrata, caiu mesmo qualquer coisa.
Nessa altura estava em Valongo, mas lá a pouca precipitação que caiu, foi sempre em forma líquida. Isto, apesar do vento forte e do muito frio que se fazia sentir.

Santa Justa, Valongo, aos 370m de altitude. (Muito vento e muito frio :cold:)

valongo.jpg



Quanto ao estado do mar, na região, e ao contrário do que se verificou na região sul, até estava calmo.

Leça da Palmeira

leab.jpg



E por fim, a Torre dos Clérigos, na Invicta! :D

portoz.jpg


Boas fotos André!
A foto da Serra de Santa Justa terá sido tirada algures no Monte da Virgem em Gaia?
De qualquer forma, a serra que se vê ao fundo sobre a direita deve ser Montemuro, visível de vários locais da cidade do Porto, não necessariamente altos, mas com visibilidade naquela direcção como a zona das Antas e Campanhã.
Aproveito para te felicitar também neste forum pelas magníficas fotos da tua "voltinha" pela centro da Europa, parabéns!
:thumbsup::thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Santa Justa, Valongo, aos 370m de altitude...

Os meus pais, nados e criados em Valongo respeitavam a tradição e na minha
infância ( há 45 anos ,ou por aí) no início de Julho havia um dia ( festa religiosa móvel como a Páscoa) , todos os anos,a população do concelho ( e gente de fora) subia à Serra devidamente apetrechados com farnel de sobra e petiscava-se encosta a cima até ao anoitecer , até ao cimo da serra , até à capela lá no alto, com os fojos por perto, que sempre exerceram fascínio suplementar sobre mim.
Honestamente , não sei se hoje ainda haverá alguns resquícios dessa tradição
ou se uns últimos, resistem estoicamente aos tempos modernos.
Oh por onde andaste André...Pela minha infância , decerto.
Mas sabes uma coisa?
A vista da tua bela foto ,só permanece igual na silhueta.
Valongo, há 45 anos , visto de S.Justa , tinha lá em baixo umas casitas.
Pouco mais.

Por aqui , agora, estamos em tempo de intervalo no Inverno.
Os meteoros invernosos .regressarão em breve das cabines.