Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2010

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Mais um dia de muita chuva, 40.0 mm nesta quinta-feira passada...

Edit:

A esta hora:

Temp: 7.7º
Pressão: 1008hpa
Precipitação: 0.5
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
"Se o tempo piorar não sabemos o que poderá acontecer"

Muros e árvores caídos, estradas condicionadas, caves alagadas e coberturas arrancadas pela força dos ventos. É este o cenário deixado pelo mau tempo um pouco por todo o distrito de Viana do Castelo, com relevo para os concelhos do Alto Lima: Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, onde muitos são os residentes que afiançam ser este o Inverno mais chuvoso "de que há memória".
Residentes no altaneiro lugar de S. Mamede, em Lavradas, no último daqueles concelhos, Manuel Ferreira e Custódia Pereira viram, ontem de madrugada, desaparecer parte do telhado da moradia, levada pelos ventos. "Nunca sentimos um vento tão forte nem temos memória de tempo tão ruim", vaticina Manuel, confidenciando a esposa que a sala "ficou logo cheia de água". Quanto aos estragos, asseguram que "apesar de tudo, não são muitos. Já o nosso receio de que tal volte a suceder é bastante". Ao lado, um vizinho viu, também, desaparecer a cobertura de abrigo de animais.
Situada na estrada que liga a vila à fronteira de Lindoso, a freguesia de Touvedo S. Lourenço assistiu, em finais do mês passado, à derrocada de parte do caminho que liga o lugar de S. Romão à estrada nacional, o que impede, desde então, a circulação automóvel no local. "É situação que nos traz chateados e preocupados. Se o tempo piorar não sabemos o que poderá, ainda, vir a acontecer", insurge-se Almerinda Meireles, com moradia à face do caminho. Apreensiva, Maria do Céu Dias acrescenta: "Moro cá vai para perto de 20 anos e nunca tinha assistido a tal coisa. No dia em que o caminho ruiu, fiquei com medo. E não terei sido a única".
Segundo o presidente da Câmara barquense, Vassalo Abreu, os prejuízos causados pelo mau tempo no património público - principalmente, em muros e vias de comunicação - está contabilizado pela autarquia em mais de um milhão de euros. Vila Nova de Muía, Sampriz e a própria sede de concelho contam-se entre as localidades mais atingidas.
No vizinho concelho arcuense, o rio Vez voltou, anteontem, a galgar as margens e a cortar a estrada, em Aboim das Choças. "Foi a terceira vez este Inverno", assinala Eduardo Matos, que mora junto ao rio, acentuando que uma moradia vizinha (habitada apenas durante as férias) "ficou completamente isolada pelas águas".

JN
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Douro/Mau tempo: Cheias esperadas durante a noite
25 de Fevereiro de 2010, 20:25

Lisboa, 25 fev (Lusa) - Cheias são esperadas esta noite ao longo de todo o curso do rio Douro, com o troço Crestuma-Foz mais crítico entre as 00:00 e as 02:00 de sexta feira, informou hoje a autoridade marítima.

Em comunicado, o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro refere que "é expetável a ocorrência de episódios de cheia em todo o curso do rio Douro, sendo no troço Crestuma-Foz o período mais crítico o da confluência da maré", entre as 00:00 e as 02:00.

A nota adianta que o Cais do Peso da Régua encontra-se inundado, mantendo-se assim previsivelmente até às 00:30, estando também alagado o Cais de Lamego.
 

Rita Cunha

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Braga
De acordo com o site do IM, todo o norte do país está em alerta vermelho para os próximo dias, ao que tudo indica devido a chuvas e ventos muito fortes.
No que se refere ao Minho, a pior previsão parece-me ser a de amanhã:

Previsão para Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Céu muito nublado ou encoberto, por vezes com abertas para o final
da tarde.
Períodos de chuva por vezes forte, passando gradualmente a regime
de aguaceiros a partir da tarde.
Vento forte (35 a 55 km/h) do quadrante sul, soprando
temporariamente muito forte a excepcionalmente forte (60 a 85 km/h),
com rajadas da ordem dos 150 km/h no litoral e terras altas e
rodando para oeste a partir do final da tarde.
Subida de temperatura.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, aumentando
temporariamente para 5 a 7 metros.
Temperatura da água do mar: 13/15ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 2 metros, aumentando
para 4 a 5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde

Dia com pouca precipitação, vento fraco.

T.actual:13.8ºC
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Finalmente, encontro-me na minha cidade, em casa da minha maezoca...mais propriamente na Foz, mesmo em frente ao mar. Posso dizer que reina a tranquilidade total, uma acalmia estranha. A maré está baixa mas a ondulação é forte. O céu cinzentão contrasta com um mar acastanhado.Lindissimo.Imensa humidade !!! Mas uma temperatura muito agradável. Cá estarei para o que der e vier, amanhã vou fazer umas fotos se assim o justificar.Off topic...ouço agora a Dra.Teresa Abrantes, RTP 1, alerta vermelho para o Porto e os ventos na Madeira já chegam aos 100 Km/hr.
Domingo regressarei à minha terra emprestada...Portalegre.Podendo, vou dando noticias, esperando não ficar sem net !!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Concordo plenamente.
Enquanto vocês discutiam o que se vai passar no próximo fim de semana a minha humilde terra estava a ser assolada por um dos maiores temporais desta década, árvores arrancadas, telhados danificados, rios a transbordar por todos os lados, acomulações de granizo de cerca de 10cm, ventos fortissimos (com rajadas a superar os 120km). Isto na tarde de ontem e durante a madrugada de hoje.
Felizmente as pessoas por cá estão preparadas para estes eventos, minimizando por vezes os estragos e as consequência que dai podessem resultar.
Noutros locais (nas cidades) seriamos noticia várias vezes ao ano.

Ainda há poucos dias dizia que São Brás de Alportel andava nos 200mm, ao passo que Portelinha ainda nem tinha chegado aos 100mm.

Pois bem, neste momento já ultrapassou os 300mm.

Nos últimos dias:

portelinha.png
 

Rita Cunha

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Braga
Aqui por Braga, está tudo calmo para já... Não chove (depois de um dia com céu nublado, ao final da tarde até parecia que o céu estava a ficar azulado) e não há ponta de vento.
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Super calmo... ate ha estrelas no ceu! Realmente quem não seguir ate pensa q amanha vai estar um bom dia!