Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2010



Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Depois da tempestade.........a neve.
A temperatura caiu drasticamente pois os ventos rodaram para oeste/noroeste.
Neste momento estou com 1,3º e temos aguaneve com grande intensidade.
Esta noite promete.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

Bem suspeitava.

Então é quase certo que essa rajada está errada, porque de certeza a tua estação é cablada, por aquilo que estou a pensar.

A todos os que usam La Crosse: revejam a instalação e o estado dos vossos fios e não os enrolem ou quebrem, nem mesmo os deixem soltos ao vento.

Para quem (ainda) não tem La Crosse: evitem comprar os modelos cablados por essa razão.
 

torque

Cirrus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
19
Local
Gondomar
Fiquei sem luz por volta das 16:30 (mais ou menos) e só voltei ao serviço por volta das 18:30h.
O número de avarias da EDP dava tilt. Dizia que o número não estava atribuído ou na maior parte dos casos não ligava.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma tarde de sufoco...
Ao sair do carro a violência de uma rajada foi tal que me partiu a mola da porta e empenou-me a mesma:disgust: Bolas!:rolleyes:

Quando chego a casa vejo um pedaço de telha no chão...lá procurei e vi num canto do telhado um espaço vazio - vá lá que numa zona pouco sujeita a infiltrações.
Noutra zona do telhado uma telha (1,5X1 metro) tinha deslizado - lá fui eu puxá-la para cima e aparafusar da melhor maneira que podia; bastava essa levantar e metade do telhado lá ia pelos ares...

Do mal o menos...;)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Por aqui já estou á 10h sem luz, a rede do tlm é muito fraca, mas ainda vai dando para mandar esta mensagem. Neste momento tudo calmo, algumas abertas.
raj.max 119km/h
Houve uma altura que as rajadas por volta dos 100km/h eram quase constantes, com pouco intervalo de tempo. Resultado ainda não tenho luz.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 27.Fevereiro.2010:

Temperatura Máxima: 16,7ºC
Temperatura Mínima: 8,9ºC

Precipitação Acumulada: 38 mm
Já ultrapassei os 1000mm desde o dia 1.Out.2009 :D

---------

Céu pouco nublado e vento fraco.
Temperatura Actual: 10,4ºC
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Já repararam nos valores relativos à precipitação apresentados pela estação da Serra do Pilar? Durante todosábado (27) a de Pedras Rubras registo pouca acumulação, nao passando dos 15mm penso, e aqui na da Serra do Pilar quase 70mm ! :shocking:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por Melgaço a electricidade também só foi reestabelecida há 1 hora atrás. Resultado, 7 horas sem energia.

Aparentemente por cá não houve muitos estragos. A rajada máxima que consegui registar foram 80 km/h a partir do momento que fiquei sem electricidade não tive mais acesso aos dados da minha estação.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Idem por Braga, no período entre as 15h00 - 16h00 registaram-se as rajadas mais fortes (e que intensidade! :shocking:), de facto, da minha parte, posso considerar que esta Xynthia correspondeu às expectativas criadas, foi uma verdadeira tempestade de vento, como há muito não via (pelo menos desde que vivo em Braga, e já lá vão uns anitos, no Porto recordo-me de situações similares).

Teve características similares a determinadas tempestades, dado que no momento de maior vendaval, foi o único período em que tivemos boas abertas, com o sol a brilhar, e um céu azul com uma nitidez incrível (parecia mesmo o olho do temporal). Foi simplesmente espectacular. Para mim cumpriu as expectativas. De lamentar possíveis vítimas ... :(

Nem mais.
Um temporal de vento com as mesmas caractrerísticas como o de hoje , com o céu a tornar-se pouco nublado de uns poucos Estratos baixos a correrem , justamente no pico da intensidade do vento ,e que intensidade,faz-me recuar até a um sábado de Fevereiro de 1970 ( e peço desculpa por não saber qual a data nem ela ser visível no arquivo do wetterzentrale por tudo isto ser muito rápido e por vezes nem num dia cabe, a esta escala )
em que o meu Pai me dizia:
-Vais ver...com todo este vento , chuva farta estará a chegar.
-Oh Pai: mas o céu está cada vez menos carregado.
Olha : agora até está sol.
-Pois é. Hoje não estou a perceber nada disto,
O vento costuma "puxar chuva". Estou baralhado.
...40 anos depois , mas que sábado tão parecido com esse, que guardado
ficou na minha memória.

Hoje no Passeio Alegre e na Cantareira, o passeio era impossível

temporalenorme086.jpg


temporalenorme053.jpg


Chegado a casa depois de tanta aventura ,
energia só agora, e até de casa ,
da janela da minha sala ,
mais uma das milhares, que a Protecção Civil contabilizou

temporalenorme102.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Chegado a casa depois de tanta aventura ,
energia só agora, e até de casa ,
da janela da minha sala ,
mais uma das milhares, que a Protecção Civil contabilizou

temporalenorme102.jpg
[/URL][/IMG]

O que vejo nessa fotografia é apenas uma árvore tombada, no meio de outras tantas resistentes - qual o pormenor então a que me quero referir? Saliento que uma árvore aparentemente tão forte cai mas, se repararmos bem, a sua raiz é demasiado pequena para sustentar aquele tronco maior.
Talvez seja um processo de selecção natural, em que os elementos mais fracos, naturalmente tendem a sucumbir.
Também em muitas situações do dia a dia, em que os processos de construção tendem a ser facilitadores, ou o tempo é um elo omni-presente no processo de desgaste dos materiais, a selecção dos mais fortes aconteça.
Tanta construção malfeita por aí fora a contribuir para a queda de telhados, de estruturas malconcebidas.
No meu caso a longevidade do telhado é causa de preocupação nestes dias - não fossem necessidades maiores e já o teria substituido.;)

É sabido que o clima é ciclíco, apenas as nossas memórias por vezes nos atraiçoam. O que é normal hoje pode não o ser amanhã...mas seguramente que num futuro próximo ou longínquo se repetirá.
No meio de tudo isto é pena o sofrimento humano; não fosse este e tudo seria uma doce lembrança destes momentos...

Dizia eu ao longo do dia: isto faz-me lembrar alguns temporais da minha meninice, horas e horas de vento que tudo dobrava à sua passagem, já lá vão cerca de 30 anos.
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
O que vejo nessa fotografia é apenas uma árvore tombada, no meio de outras tantas resistentes - qual o pormenor então a que me quero referir? Saliento que uma árvore aparentemente tão forte cai mas, se repararmos bem, a sua raiz é demasiado pequena para sustentar aquele tronco maior.
Talvez seja um processo de selecção natural, em que os elementos mais fracos, naturalmente tendem a sucumbir.
Também em muitas situações do dia a dia, em que os processos de construção tendem a ser facilitadores, ou o tempo é um elo omni-presente no processo de desgaste dos materiais, a selecção dos mais fortes aconteça.
Tanta construção malfeita por aí fora a contribuir para a queda de telhados, de estruturas malconcebidas.
No meu caso a longevidade do telhado é causa de preocupação nestes dias - não fossem necessidades maiores e já o teria substituido.;)

É sabido que o clima é ciclíco, apenas as nossas memórias por vezes nos atraiçoam. O que é normal hoje pode não o ser amanhã...mas seguramente que num futuro próximo ou longínquo se repetirá.
No meio de tudo isto é pena o sofrimento humano; não fosse este e tudo seria uma doce lembrança destes momentos...

Dizia eu ao longo do dia: isto faz-me lembrar alguns temporais da minha meninice, horas e horas de vento que tudo dobrava à sua passagem, já lá vão cerca de 30 anos.

quanto ás árvores eu penso que foi um "teste"
só as mais fortes sobrevivem
as mais fracas essas caiem
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...

Dizia eu ao longo do dia: isto faz-me lembrar alguns temporais da minha meninice, horas e horas de vento que tudo dobrava à sua passagem, já lá vão cerca de 30 anos.

Insisto:
-O sol e o céu pouco nublado a acompanhar o vento que embravecia até ao extremo ( rajadas, 120 Km/h do quadrante sul.), é coisa rara.
Tantos temporais de vento sul que assisti da meninice até agora .
Com este desenlace?
Este sábado não me fez lembrar alguns de outrora ou do antigamente.
-hoje, fez-me lembrar aquele.
Sentir-me perto do olho desta tempestade à moda do Porto?
Aquele sol proeminente no auge do temporal de vento sul?
É mesmo a 2ª vez .
 

Miazita

Cirrus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
10
Local
Barcelos, Braga
Finalmente, luz!!!!!!! :hehe: Felizmente por aqui tudo bem tirando a falha de energia eléctrica desde as 15.30 até agora... algum "lixo" para limpar do terreno a volta da casa :)

na minha zona de barcelos foi o mesmo praticamente.. enquanto que outras freguesias a minha volta ja tinham luz duas horas depois de falhar -.-'
por aqui nao ha estragos mas pelo que me disseram a beira do estadio do gil havia muitas arvores tombadas :/
as temperaturas tambem desceram bastante aqui assim que comeloiu o vento mas nada de anormal.. penso eu. choveu por algum tempo umas horitas..
neste momento esta ceu muit0o nublado com algum vento a temperatura e que ja nao sei se formos ver pelo tempo sapo tao 6ºC mas a mim nao me parece nada.. pelo IM nao consigo saber aqui especificamente :x (desculpem os erros e a ignorancia mas sou nova nisto!!)
 
Última edição: