O IPMA, por vezes, peca por defeito e por excesso, mas hoje justificava-se, contudo a lançar é antes, não depois Sigo com 12.9ºc, 28 mm, vento fraco, o grosso da frente já passou.
Fui dar uma olhadela à minha estação de referência: 30,51 mm acumulados hoje, dos quais cerca de 27 mm caíram entre as 7h00 e as 9h00 da manhã, Fevereiro segue com 213,11 acumulados.
A frente que atingiu o Litoral Norte ontem de manhã (com especial intensidade de precipitação entre as 7h e as 10h na região do Porto) tinha uma linha de forte instabilidade a precedê-la. Poderia ser a primeira das duas frentes frias, que logo depois se dissipou e/ou fundiu com a segunda frente.
Em defesa do IPMA e dos bravos que lá trabalham, há que dizer que é inevitável haver incerteza e falhas nas previsões, mesmo a curtíssimo prazo. Os fenómenos atmosféricos são mesmo assim, em grande medida imprevisíveis, não há volta a dar. Lembro-me de uma situação inacreditável, há praí uma dúzia de anos, aqui em Lisboa: num sábado de céu limpo (mesmo limpo) em quase todo o país, nasce uma violenta trovoada (uma única) na zona de Loures, que desce para Lisboa e descarrega tudo em Sete Rios, causando inundações brutais e prejuízos avultadíssimos (incluindo numa oficina e um dos maiores stands de Mercedes novos no país!) Depois de descarregar, desapareceu. E o dia continuou a pasmaceira que tinha sido até aí... na maior parte da cidade de Lisboa nunca deixou de brilhar o sol!
Qual era a previsão emitida para esse dia? Penso que haja uma regra de certeza, uma probabilidade de acontecerem fenómenos locais ou de muito curta duração que não se enquadram na previsão geral. Acima dessa probabilidade limite haverá a regra de acompanhar a previsão com a frase "possibilidade de..." em relação a esses fenómenos. No caso de ontem no Porto, não posso crer que não tenham visto essa possibilidade à hora da emissão da previsão descritiva (1h52 do próprio dia) e assim incluído na previsão algo do género "possibilidade de aguaceiros ou períodos de chuva forte". Assim ninguém seria apanhado desprevenido com uma carga de mais de 20 mm em 1 hora porque tinha lido apenas "chuva fraca ou chuvisco, mais intensa e persistente durante a manhã.". Será mais correcto admitir que a escrita desta previsão especial para a zona do Grande Porto não foi a mais feliz, na frase "mais intensa e persistente" cabendo afinal tudo o que possa acontecer, mas não no entendimento do cidadão comum. Longe de mim estar a "atacar" o IPMA, por cujos profissionais tenho o maior respeito. E também tenho o mesmo respeito pelo cidadão comum a quem se destina, em última análise, o produto final do trabalho do IPMA.
Bom fim de dia. Tivemos precipitação pela manhã, a tarde tem sido húmida mas sem precipitação. O céu está muito escuro, aguarda-se o regresso da CHUVA. O vento sopra fraco de SSO. O acumulado de ontem foi de 20,4 mm, o de hoje está nos 2,2 mm. Tactual: 13,1ºC Hr: 90%
Boa noite Por Covas, dia bastante ventoso com chuva desde as 16 horas. Temperatura máxima: 13ºC Precipitação acumulada até ao momento: 23.3 mm. Acumulado do mês: 263.4 mm.
Essa é uma boa questão. Fui investigar e o dia em causa foi 19 de outubro de 2008, para o qual havia um aviso ESTOFEX mas... de trovoada ao sul do Tejo! Não sei se há arquivo de previsões antigas no IPMA, parece-me que não. Apesar de já marginal, a estação meteorológica do Aeroporto da Portela ainda registou 27 mm numa hora, pelo que se pode ver a intensidade do fenómeno. Mas a parte mais interessante foi não haver qualquer outra nuvem num raio de dezenas ou centenas de quilómetros, lembro-me perfeitamente de ver isso nas imagens do Sat24. Quanto ao resto, os meus conhecimentos sobre a matéria são parcos para poder contra-argumentar - se calhar tens razão, mas a sensação que eu tenho é a de que, seguindo essa lógica, só nos dias de morrinha ou de cacimbo garantido é que não se incluiria o aviso "possibilidade de aguaceiros ou períodos de chuva forte", e mesmo assim... E depois lá caímos na crítica dos avisos por tudo e por nada e na história do Pedro e do lobo.
Boa noite. Por aqui a noite trouxe vento moderado com rajadas. E trouxe a chuva. Mas seria chuva? Não! Chuvisco, talvez. Apesar de estar tudo molhado, as conchas do pluviómetro não se mexeram de novo, excepto há breves minutos, aumentando o acumulado diário para estonteantes 3,3 mm. Passou tudo ao lado. Bem, foi mais acima certamente. Boa chuvada no Alto Minho. Tactual: 11,9ºC Hr: 94%
Boas, A estação netatmo de Castanheira,Paredes de Coura(496 mts) registou ontem mais 54 mm. Últimos meses por lá Outubro 2020: 246 mm Novembro 2020: 251 mm Dezembro 2020: 507 mm Janeiro 2021: 315 mm Fevereiro 2021: 380 mm ( Vai subir muito mais) Isto é que é acumular