Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite,

Depois de alguma indecisão sobre qual dos dois alvos fenómenos iria "caçar" hoje, lá acabou por ser o "elemento branco"o eleito! :D
A caçada fotográfica teve lugar pelas alturas do nosso belo PNPG, onde não ia ao que já me pareciam séculos.

Não foi fácil de ver, no entanto! A "branquinha" esteve sempre muito bem escondida pelo nevoeiro que ou subia desde o fundo do vale do rio Gerês ou descia dos céus. Acumulação bem lá nos píncaros apenas. Por onde andei, maioritariamente nas imediações do Miradouro e Casa do Guarda de Junceda e Trilho da Silha dos Ursos, viam-se, aqui e ali, uns restinhos.

Vento frio e aguaceiros com fartura foram o prato do dia. E água a escorrer por todos os lados então nem se fala.
Ainda pensei ir ao Miradouro do Tibo, na Peneda, mas ao início da tarde o panorama começou a ficar ainda mais feio e já não fui nessa aventura... fui só até Brufe ver como estava o Abocanhado — estava cheio — com passagem pela Barragem de Vilarinho das Furnas.

Ficam então algumas fotos do dia.

Miradouro de Junceda e Trilho das Silhas dos Ursos
kQqEcBD.jpeg

Cgebv2N.jpeg

XThS14l.jpeg

Wtd1pwB.jpeg

olp1Xen.jpeg

qLwivru.jpeg

Serra Amarela
AeyUuMb.jpeg

Albufeira de Vilarinho das Furnas
oQXNnrj.jpeg

1ohIMEr.jpeg

Descida de Brufe para a barragem
7H80fM9.jpeg

KswsTn8.jpeg

Boa noite,
Chuva moderada, eis que amanhã mais um dia chuvoso.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Boa noite.

A chuva está pegadinha, puxada a vento, com incremento na intensidade desde o meu "post" anterior.
O acumulado diário subiu para os 29,0 mm. &,3 mm na última hora.
O acumulado mensal vai em 243,4 mm.
O acumulado do Ano Hidrológico está agora nos 1706,1 mm. Por curiosidade é o valor da média da antiga estação agrária de Paços de Ferreira, localizada onde agora é o Parque da cidade e, também, onde se encontra a EMA de Paços de Ferreira, com os dados obtidos entre os anos de 1955 e 1980.

Tactual: 12,1ºC
Hr: 96%
P.Orvalho: 12,0ºC

Continuação de um excelente fim de semana.

A neve vai toda derreter amanha nao ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Boa noite,
Com a quantidade de água que cai e o aumento da temperatura é capaz de derreter.

A neve vai toda derreter amanha nao ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
É provável que só reste nos topos do Gerês e do Larouco.
Não é fácil, mas a probabilidade é sempre maior quanto mais para o interior e cumes acima dos 1200 mts. Aí o frio pode manter-se mais tempo, protegendo um pouco das entradas de ar mais húmido e temperado.

Por cá a chuva já conta no novo dia, 1,2 mm.

:uau: Obrigado!!Fascinantes imagens!

Podes crer, "séculos", é assim que eu também sinto, e foram só 18 meses.
De nada Ricardo! :)

Foi pena ter fechado tanto, pois quando estava a caminho, ao fazer o desvio para a Caniçada via-se tudo muito melhor. Na primeira hora e picos lá por cima não se via praticamente nada, só se ouvia a água a correr e a despenhar-se pelas encostas. Quase que desisti da caçada por ali... mas depois lá foram aparecendo alguns sinais em como não seria uma viagem completamente perdida. :hehe:

Apesar do frio que se fazia sentir, não estava frio o suficiente para nevar. O que foi uma pena, pois os aguaceiros mais intensos, que, no entanto, não eram de água completamente líquida, teriam dado origem a quedas de neve bem intensas e bonitas. C'est la vie... :)
-------------------------

Pelo Porto, ontem registou-se um acumulado de 10,9 mm. Hoje soma 4,29. Fevereiro leva 125,71.
Manhã fechada e cinzentona. Não chove, para já. 14,4 ºC e 90% de HR neste momento.

Bom dia\boa tarde.

Por cá a chuva tem marcado o passar das horas desde as 00h.
Ora fraca, ora moderada, bem coadjuvada pelo vento que vai soprando moderado, com rajadas por vezes fortes, do quadrante SSO (dominante).
O acumulado diário está em 22,7 mm.
O acumulado mensal subiu para 266,0 mm. Já está acima do normal e, atendendo aos dias quentes e secos que tivemos, não seria muito expectável chegar a esta altura com este valor. Bem bom...
O ar frio lá deu o lugar a massa de ar mais temperada.
Deixo esta imagem do EUMETSAT. Para já só o Litoral Nortal está sob a accção desta massa nebulosa que traz chuva:

eumetsat 1.webp

Tactual: 13,2ºC
Hr: 95%
P.Orvalho: 13,0ºC

Continuação de excelente domingo. :thumbsup:

Última edição:
Boa tarde,
Litoral Norte, chuva moderada e vento com fartura.
Aguaceiros fortes.
Vento de quadrante N/NO.

Boa tarde.

Continua a chover bem e o acumulado está nos 46,2 mm.

Chove torrencialmente pelo Porto neste momento :rain: