Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Pois é.
Depois de um dia passado a trabalhar, mas com contacto visual com a rua, deixo um desejo:
Que para a próxima esteja de folga :lol:

Temperatura máxima de hoje: +3.8º

Temperatura actual: +3.3º

De momento não chove, o vento sopra moderado e o céu está muito nublado.

Por vezes cai uma chuva miudinha, que aqui na Penha a 625mts de altitude é em forma de neve.

Espectacular nunca pensei que pudesse nevar no Porto e Maia.
Pessoal do Porto, coloquem fotos?

Foi mais ou menos neve do que há um ano?

Ja estou de volta a casa depois da ida á citânia de sanfins de ferreira, quando vim embora ainda nevava mas misturada com gelo.

Em relação á quantidade de neve, o ano passado onde moro (Maia,Vilar de Luz) caiu uma maior quantidade e colou durante a manha, este ano a temperatura á superficie era superior e nao havia geada, por isso não colou e tambem nevou menos tempo e quantidade.

Em relação a fotos, tirei algumas com o telemovel na citânia, mas so amanhã vou ter o cabo comigo e posto algumas.

Dia gélido com temperaturas na ordem dos -3/-4º.
Queda de neve desde as 10 horas da manhã.
Acumulação de cerca de 10/12cm.
Neva em toda a freguesia desde a mesma hora com acumulações de cerca de 5cm nos locais de menor altitude (500m aproximadamente)

Tou neste momento no alto da citanea de sanfins de ferreira a +-600m...

Efectivamente são 572 mts de altitude - é o ponto mais alto do concelho.
O outro ponto elevado do concelho fica aqui na minha freguesia e é o Monte do Pilar, tendo este 530 mts de altitude.
Desde o Monte do Pilar à Citânia de Sanfins distam cerca de 6 a 7 km, sempre na casa dos 500 mts de altitude.
O Monte do Pilar tem no seu cume a estação de radar nº 2 da Força Aérea Portuguesa, um parque de merendas e uma pequena capela com vistas deslumbrantes para o interior.
A Citânia de Sanfins é constituida por uma antiga cidade proto-romana (pré-histórica) pensando-se que viveriam lá cerca de 5000 habitantes no período aúreo dessa civilização. Tem também uma necrópole medieval precisamente na zona mais elevada. E tem uma vista fabulosa que abarca desde o oceano atlântico até serranias do norte, este e sul (Soajo, Amarela, Gerês, Cabreira, Alvão, Marão, Montemuro, Freita). Aconselho...;)
Aqui 2 imagens do Monte do Pilar
30171436mediumsmall.jpg

30172139mediumsmallk.jpg

Aqui 2 imagens da Citânia de Sanfins
20174411mediumsmallk.jpg

18102009309mediumsmallt.jpg

--------------------------------------------------------------------------
Continuam os aguaceiros fracos (tipo chuvisco fino) e o vento é moderado. A humidade é substancialmente mais alta do que na parte da manhã - anda acima dos 80%. Tactual: 1,0ºC

Agora chove e vinha há pouco no carro com 2ºC. Não me parece que vá passar disto infelizmente, mesmo para Braga, Guimarães ou Paços de Ferreira. Aqui no litoral norte, e a acreditar pelos relatos do pessoal, o ar frio em altitude já terá sido varrido, apesar das baixas temperaturas à superfície. Fica no entanto o registo de uma manhã para recordar bem como mais uma temperatura máxima incrivelmente baixa.