Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2011

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Veem ai mais celulas..daqui a uns 15min deverá voltar..

O extremo NW ainda terá mais 1.5 a 2.5h de precipitação antes da pausa...depois mais chuva se avizinha pela madrugada;)

o unico problema é o rio que ja esta a chegar ao passeio daqui da baixa hehe
porque inundaçoes aqui é muito raro..
houve falta de aviso por parte das autoridades ou da barragem do lindoso pois muitos carros ficaram no meio da agua pois o rio transbordou muito rapido sem aviso previo..
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa tarde,

Que rico dia, hein? :lol: A chuva dá tréguas neste momento. Deve ser pausa para rearregar baterias :D Tem chovido sempre sem parar um segundo :rain:



Ora, cá pelo coração do Minho, 57.2 mm :assobio: E pelo que parece, está para continuar este espectaculo do "penico" ;)

Continuação a todos

Eu bem achei estranho os modelos apontarem mais chuva para cá do que para aí...mas nunca é demais acreditar...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite! :D Afinal já é noite há horas tal tem sido a escuridão...:cool:

Períodos de chuva forte marcaram a tarde. O vento tem sido moderado a forte com alguma rajadas.
Saliento a frente que me pareceu sempre um pouco "magra"\estreita e que começou a atingir ainda cedo o alto Minho e durante bastantes horas, tendo descido um pouco só a partir do início da tarde, razão pela qual tivemos o pico de precipitação há pouco. Agora mesmo está a afectar mais o litoral centro.

Os rios da zona também já viram as suas margens com alguma água mas parece-me de momento sem situações de maior a relatar. Não sendo um evento assim tão forte também não serão de esperar situações de cheia para já.

Tactual: 14,2ºC
Hr: 94%
Ponto condensação: 13ºC
Pressão: 1005 hPa
Vento médio: 11,5 km\h
Rajada máxima: 58 km\h (14.44h)
Precipitação acum.: 45,3 mm
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

mais calmo agora, chuva parou há já algum tempo e o vento amainou..

Dados actuais:

temp: 13.2ºc ( mínima 12.7ºc ) (máxima 14.3ºc )

Vento:SSW 23 Km/h ( máximo 70 Km/h de SSW às 14:23h)

Pressão: 1004.2 hpa

Humidade: 95%

Precipitação desde 0 h 25.1 mm, intensidade máxima:101.6 mm/h ás 05:54h

Gráficos do vento(rajada e média), direcção do vento, e precipitação na minha estação nas últimas horas:

graficosu.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite:thumbsup:

Panorama mais calmo a norte neste momento. Apenas no litoral centro é que a situação está mais "tensa"...

Pelo que vi nas últimas imagens de satélite poderemos ter aguaceiros mais fortes daqui por uma hora (espero não me enganar senão lá se vai a minha reputação):p Coimbra já está debaixo de chuva forte e trovoada e está a subir uma célula interessante. Vamos ver o que poderá reservar cá para nós.;)

sat1815h0601.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa noite:thumbsup:

Panorama mais calmo a norte neste momento. Apenas no litoral centro é que a situação está mais "tensa"...

Pelo que vi nas últimas imagens de satélite poderemos ter aguaceiros mais fortes daqui por uma hora (espero não me enganar senão lá se vai a minha reputação):p Coimbra já está debaixo de chuva forte e trovoada e está a subir uma célula interessante. Vamos ver o que poderá reservar cá para nós.;)

Por aqui já chove ( moderadamente) de novo, o acumulado sobe para 25.7 mm

Essa linha mais activa que afecta o Centro parece seguir uma orientação mais NNE, talvez não passe directamente aqui por cima, e sejamos atingidos por uma zona já menos activa, que deixará contudo mais alguma precipitação..
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas Tardes!

De momento, morrinha e o vento está mais calmo.

Acumulado desde às 00h: 20 mm
Não passou de um dia normal de chuva.

Boa noite,

Joao, mas que diferença. Eu sigo com uma acumulação de 64,7mm :rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

O dia vai definhando mas mantêm-se alguns períodos de chuva.
A célula que foi afectando o centro passou de raspão e deixou-me mais uns litros de chuva. O vento é agora mais fraco.

Tactual: 13,4ºC
Hr: 95%
Ponto condensação: 13ºC
Pressão: 1006 hPa
Vento médio: 14,0 km\h
Precipitação: 55,8 mm