Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2012

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Fui até à Póvoa de Varzim ainda há pouco, pelo caminho bastante chuva na zona de Vila do Conde...sigo com 7,5ºC e 81% de humidade relativa...continua a chover certinho...nada de muita acumulação...mas a terra agradece...
 


DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Por Guimarães nada de chuva ou granizo.
Temperatuta atual: 4.8º
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Boas noites.
Passei este fim de semana esperançado de ver algo dado que estava a 680m +ou-. Nada. Qual não é o meu espanto quando a caminho de Guimaraes, seriam 19.30, vejo as laterais da nacional Fafe/Póvoa de Lanhoso com alguma neve... fui ao GPS, 350m... E esta hein?
 

Mikovski

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
56
Local
Porto
Mikovski, tal como tu e como o Snifa sou do Porto (embora não viva agora aí).

Nunca imaginei que pudesse ser possivel ver o Geres do Porto, e pensei que o Snifa tivesse visto outra serra qualquer, mas realmente no Google Earth dá para ver que é possivel ver a serra da Peneda-Geres do Porto.

Sim será preciso ar bastante límpido, e eu que vivo na Islândia (terra de ar incrivelmente limpído) tenho dificuldade em aceitar que será possivel ver o Geres do Porto, uma zona com poluição. Aqui na Islandia é fácil ver até 80km num dia limpo, ao nível do mar, e por vezes vê-se até 120km. Nas montanhas pode ver-se 170km em distancia recta num dia limpo, e há relatos de se ver até 300km, devido a distorções loucas que só ocorrem mesmo no Árctico (o limite normal costuma ser 80-100km num sítio plano) - e a propósito já vi mesmo fantásticas miragens aqui no verão.

Num dia limpo de inverno, e estando o Geres a cerca de 80km do Porto, creio que deve estar mesmo no limite da visibilidade, prov a neve de inverno reflectindo a luz solar deve facilitar a visão desde o Porto. Aposto que entre o meio dia e o final da tarde, deve ser a melhor altura para ver.

O Snifa tem fotos. Snifa, se calhar além da que postaste, poderias colocar uma com menos ampliação.

Inicialmente nao acreditei no relato do Snifa, mas agora depois de ter visto no Google Earth já acredito.

PS: os binóculos são uma excelente ajuda para identificar montanhas ao longe.

A olho nú acho impossivel, já tentei mas nunca consegui ver nada. Agora dependendo das objectivas dos binocolos consegues ver, quase o que quiseres.

Consegues ver 80km´s porque estás num sitio alto, distingues melhor as coisas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas noites.
Passei este fim de semana esperançado de ver algo dado que estava a 680m +ou-. Nada. Qual não é o meu espanto quando a caminho de Guimaraes, seriam 19.30, vejo as laterais da nacional Fafe/Póvoa de Lanhoso com alguma neve... fui ao GPS, 350m... E esta hein?

Não seria acumulação de granizo/saraiva?

-------------------

Não duvido que de um ponto alto do Porto se veja o Gerês.
Das antenas do Marão, vê-se perfeitamente a Serra da Estrela (a 105km). E provavelmente do Alvão, nomeadamente junto à aldeia de Sarmadã, também se verá. E aí já serão uns 120km.
 

frusko

Cumulus
Registo
30 Jan 2009
Mensagens
158
Local
fafe
boas sou de fafe e confirmo que na estrada fafe povoa de lanhoso em travassos,vila cova etc nao nevou mas sim granizo/saraiva
 

Mikovski

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
56
Local
Porto
Alguem sabe se houve acumulação de neve na serra da Freita? Queria ver se amanha ia tirar umas fotos lá, porque ainda não tenho. So vi neve uma vez e era à noite.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

neste momento cai um aguaceiro com alguma intensidade, sigo com 11.2 mm acumulados.:rain:

Está frio, temperatura actual e mínima do dia 5.2 ºc ( máxima 10.0 ºc )

Vento NNW: 6 Km/h

Pressão: 1017.9 hpa

Humidade: 96%
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Não seria acumulação de granizo/saraiva?

-------------------

Não duvido que de um ponto alto do Porto se veja o Gerês.
Das antenas do Marão, vê-se perfeitamente a Serra da Estrela (a 105km). E provavelmente do Alvão, nomeadamente junto à aldeia de Sarmadã, também se verá. E aí já serão uns 120km.

aproveito este comente para amanha quem quiser tirar umas fotos a neve basta subir a serra de santa justa valongo (350M)
consegue ver serra da freita;montemuro;marao;e ainda estou em duvida com cabreira;barroso ou geres fica qui uma foto tirada a 1 ano.