Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia,

Noite marcada por aguaceiros fortes e queda de granizo .

Hoje de manha dei uma volta pelas redondezas para vir se via alguma neve , a serra de Arga nao tinha acumulacao nem a 800 m , alguns montes mais para o interior com altitudes de 600- 700 m tambem nada , a serra Amarela talvez no topo apenas . . .

Definitivamente o ipma tem que rever o criterio das cotas de neve , andam a anos a semear ilusoes de cotas baixas ou medias de neve e quase nunca se confirma , pelo aqui no Litoral Norte .
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A serra Amarela tem uma bela camada de neve, bastante mais que no evento de 18/19 de Janeiro.

Mas a Serra Amarela tem quase 1400 metros de altitude , e normal acumular bastante nos pontos mais altos com uma entrada de noroeste .

Agora as cotas minimas previstas pelo ipma em que poderia nevar penso que foram irrealistas como quase sempre .
 

diogortrick

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
45
Local
Ponte de Lima / Guarda(1000m)
Bom dia,

Noite marcada por aguaceiros fortes e queda de granizo .

Hoje de manha dei uma volta pelas redondezas para vir se via alguma neve , a serra de Arga nao tinha acumulacao nem a 800 m , alguns montes mais para o interior com altitudes de 600- 700 m tambem nada , a serra Amarela talvez no topo apenas . . .

Definitivamente o ipma tem que rever o criterio das cotas de neve , andam a anos a semear ilusoes de cotas baixas ou medias de neve e quase nunca se confirma , pelo aqui no Litoral Norte .

Como é obvio em zonas mais expostas ao ar marítimo é muito difícil nevar.
Como conselho, quando houver eventos destes, vai junto ao parque de campismo de travanca, na estrada que vai dos arcos de Valdevez para o soajo. É quase sempre neve garantida.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mas a Serra Amarela tem quase 1400 metros de altitude , e normal acumular bastante nos pontos mais altos com uma entrada de noroeste .

Agora as cotas minimas previstas pelo ipma em que poderia nevar penso que foram irrealistas como quase sempre .

As cotas que se lançaram no IPMA foram sensivelmente as mesmas que nós fomos falando por aqui, e que estavam também tabeladas nos modelos. A falhar, falharam todos. Foi falado no seguimento das previsões precisamente a imprevisibilidade do tipo de evento em questão, no núcleo frio a 500hPa, da convecção associada que poderia baralhar as cotas, e da localização e extensão desse nucleo frio. Não é por acaso que enquanto se relatam fiascos por aqui, Loriga por exemplo a 700m acordou branca, o que significa uma cota de neve nessa ordem e certamente precipitação sob a forma de neve a cotas até inferiores. Dentro da imprevisibilidade eu até diria que o IPMA acertou mais que eu e outros colegas aqui do fórum.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Corrijam - me se estiver enganado , mas em eventos destes penso que as cotas de neve sao sempre mais baixas no interior que no litoral .

Eu ja fiz uma vez , por motivos profissionais , uma viagem apos um evento semelhante a este na A7 ate Vila Pouca de Aguiar e depois na N206 ate Braganca , as cotas de neve no Minho rondavam os 900 m e em Tras - os - Montes os 300 - 400 m . Percebi claramente a dicotomia litoral / Interior em entradas deste genero .

Por que razao o ipma , em entradas destas , nao diferencia tambem as cotas entre litoral e interior ?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Corrijam - me se estiver enganado , mas em eventos destes penso que as cotas de neve sao sempre mais baixas no interior que no litoral .

Eu ja fiz uma vez , por motivos profissionais , uma viagem apos um evento semelhante a este na A7 ate Vila Pouca de Aguiar e depois na N206 ate Braganca , as cotas de neve no Minho rondavam os 900 m e em Tras - os - Montes os 300 - 400 m . Percebi claramente a dicotomia litoral / Interior em entradas deste genero .

Por que razao o ipma , em entradas destas , nao diferencia tambem as cotas entre litoral e interior ?

As coisas não são assim tão lineares... Basta recordar as entradas frias que resultaram em cotas baixas no Minho há uns anos atrás, entre outros episódios que não irei comparar por respeitarem a sinópticas diferentes. Neste caso, bastava uma deslocação mais para Oeste do núcleo frio para a relação de cotas interior/litoral não ser tão notória
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Esta madrugada a temperatura e a elevada humidade não permitiram neve a cotas médias no nosso canto. O ponto de orvalho esteve sempre positivo.
Foi uma típica entrada de NO, atlântica.
De resto, tem sido um dia calmo, com um ou outro aguaceiro fraco a moderado, de curta duração.
Tempo algo fresco...
O acumulado do dia é de 6,3 mm.

Tatual: 6,7ºC
Hr: 80%
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Fiasco este evento a cotas médias-baixas aqui no Minho (tirando os sítios do costume...

Durante a tarde fui à Cabreira mas começou a chover e a pouca neve que restava ía derretendo. No Gerês sim, uma boa acumulação. Estava uma paisagem fantástica ;)

Agora é aguardar por o mês que vem por outro dia assim :D

 
Editado por um moderador: