Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2015



boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
De manhã meti-me no carro e fui tomar o pequeno almoço a Montalegre (tinha que arranjar um pretexto para lá ir :D).

Pelo caminho fiz um pequeno desvio ao Santuário de São Mamede entre a Póvoa e Viera do Minho e Bingo (nevava com alguma acumulação lá no alto).

Até Montalegre não apanhei precipitação e acumulação começou em Ruivães...a partir dai sempre neve até Montalegre!
Chegado a Montalegre nevava e o resto já todos viram na TV.

As encostas do Gerês bem carregadas, inclusive as encostas do São Bento e Pedra Bela. Serra da Cabreira dava para ver que a cota desceu até 600/700 metros. O trabalho obrigou-me a regressar a Braga. Queria publicar algumas fotos mas não faço a mínima ideia como publicar.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Mais umas fotos , agora na serra de canelas
Vista para Norte
DHwBY1d.jpg


z9xFugw.jpg


Serra da freita ao fundo
EUARcXY.jpg


Vista para E / ESE / SE:
TZRbeEF.jpg


cXBYxNQ.jpg


1Dz7IHd.jpg


Serra de montemuro:
vYxZ81e.jpg

nDSYwJO.jpg


É uma pena não ter a nikon arranjada , com objectiva de 300mm ,dava para a neve perfeitamente :rolleyes:..assim com o tlm não dá :(
 
Última edição:

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
De manhã meti-me no carro e fui tomar o pequeno almoço a Montalegre (tinha que arranjar um pretexto para lá ir :D).

Pelo caminho fiz um pequeno desvio ao Santuário de São Mamede entre a Póvoa e Viera do Minho e Bingo (nevava com alguma acumulação lá no alto).

Até Montalegre não apanhei precipitação e acumulação começou em Ruivães...a partir dai sempre neve até Montalegre!
Chegado a Montalegre nevava e o resto já todos viram na TV.

As encostas do Gerês bem carregadas, inclusive as encostas do São Bento e Pedra Bela. Serra da Cabreira dava para ver que a cota desceu até 600/700 metros. O trabalho obrigou-me a regressar a Braga. Queria publicar algumas fotos mas não faço a mínima ideia como publicar.

Boa reportagem, boneli! Tens no fórum um tutorial para colocares as fotos... aqui.

Cumprimentos:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: boneli

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Pessoal, vou agora fazer me à estrada, a partir de Braga em Direção a terras de Bouro. O que posso esperar e onde posso encontrar neve a ir nessa Direção ?

Se fores pela estrada que vai da barragem de Vilarinho das Furnas , passando por Brufe e indo em direção a Ermida , essa zona costuma ter boas acumulações . Podes partir por Terras de Bouro também , virar à esquerda um pouco mais acima , tem indicações .
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Raio atingiu árvore em escola e causa pânico entre pais e alunos

Um raio atingiu, esta manhã de sexta-feira, uma árvore do pátio da Escola Básico do Gestalinho, na Maia. O estrondo e o barulho dos estragos que o raio provocou lançaram o pânico entre pais e crianças, que estavam a chegar à escola.

Era 9 horas da manhã desta sexta-feira e a maioria das crianças chegava à Escola Básica dos Gestalinhos para o último dia de aulas da semana, quando um raio atingiu o árvore do recreio, cortando a copa.

Viveram-se momentos de pânico e de susto: a seguir a um enorme estrondo, a escola ficou sem luz, os vidros partiram-se e o telhado ficou danificado.

Houve pais que não deixaram os filhos na escola e outros que foram buscar as crianças.

A meio da manhã desta sexta-feira, funcionários da Junta de Freguesia do Castelo da Maia e da Proteção Civil Municipal procediam a trabalhos de limpeza no local. A escola já tinha novamente luz e as aulas decorriam com normalidade.

O raio terá feito estragos, também, em algumas casas da vizinhança

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...celho=Maia&Option=Interior&content_id=4345684

Esta foi a localização da descarga principal, potentíssima de -188 kAmp. Felizmente o que atingiu a árvore na escola terá sido uma ramificação deste raio principal.

u0CDYfM.jpg

xjbL2lA.jpg

v2tAgUA.jpg


Há que tirar conclusões do que poderia ter sido uma tragédia.

1º Não há dúvida de que a árvore serviu de pára-raios.
2º Se a árvore não estivesse lá, o raio teria caído noutro ponto da mesma área da escola? Penso que sim, a distribuição das cargas positivas no terreno e negativas do ramo da descarga usariam outro objecto, outra árvore ou o próprio edifício da escola.
3º A escola está equipada com um pára-raios de altura suficiente? Pelas fotos e vistas do street view, a única haste metálica visível no telhado está de lado com uma altura que não protege de forma alguma todo o edifício e muito menos o recinto da escola. Resta saber ainda se aquilo é um pára-raios e se está realmente ligado à terra (tenho visto inúmeros falsos pára-raios cuja ligação à terra foi cortada, é inexistente ou deficientemente ligada.)
4º Esperamos que esta ocorrência, que devia ser amplamente noticiada e divulgada, leve os responsáveis pela segurança dos recintos escolares a reverem as condições de protecção contra raios, especialmente em locais em que o edifício está relativamente isolado, como era este o caso.

DYFD5Xu.jpg


Aquilo é um pára-raios??