Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Quando segui hoje de manhã na A28 direção N-S depois da área de serviço de vila do conde do lado direito, onde se vê uma igreja ha uns campos que por terem um ribeiro no meio todos os anos alagam. Vivo nesta zona ha 8 anos e nunca vi aqueles campos assim! De resto apenas alguns ramos partidos.
 


cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Mais um exemplo de... nem sei bem de quê, é melhor não dizer. Penso que obrigar outrem, por dever de profissão, a colocar-se em situação de perigo devido a negligência do primeiro, pode ser um crime. Quem é que paga as operações de "socorro" destes dois desmiolados? Nós todos, claro, eles se calhar ficam-se a rir e até vão contar a proeza para o facebook. :mad:

Edição: uns diazinhos na choça faziam-lhes bem, com certeza, para não voltarem a repetir a graça.
De uma gigante inconsciência e irresponsabilidade sem dúvida. Talvez haja responsabilidade civil (criminal duvido)...
 
  • Gosto
Reactions: vamm e StormRic

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
fotos do facebook do Rio Este, zona dos Galos

12495208_861017777353218_7256574739215991983_n.jpg

12509090_861017747353221_8638755216214911117_n.jpg

535285_861017744019888_6091115303343525269_n.jpg
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Portanto confirma-se que a zona de Viana do Castelo até nem esteve a par de outras regiões do Minho e Douro Litoral. Penso que Monção também se enquadra nesta situação, talvez pela baixa altitude e comportamento do vento.


Não sei se estou a dizer alguma asneira, mas devido ao facto da região do Vale do Minho e da faixa Litoral Esposende - Caminha estarem protegidas por uma cintura de montanhas são as regiões do Minho que menos beneficiam com entradas de Sul.

E, para ter um termo de comparação, de reparar que a faixa costeira da região do Porto, por exemplo, tem enormes acumulados com estas entradas, quase comparáveis às regiões mais interiores.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa Noite. De momento não chove, nem faz vento. Tudo muito calmo, depois de um dia tempestuoso e que vai ficar gravado na memória. :winner:

Um fim de semana muito bom sem dúvida. 2016 em dez dias já teve tanta ou mais animação que 2015.

Entretanto a EMA voltou, e mesmo sem as 12 horas que foram à vida segue com 62,5 mm até às 22H. :rain:


Enfim, daria um belo acumulado. O total do mês é de 341,3 mm sem as 12 horas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não sei se estou a dizer alguma asneira, mas devido ao facto da região do Vale do Minho e da faixa Litoral Esposende - Caminha estarem protegidas por uma cintura de montanhas são as regiões do Minho que menos beneficiam com entradas de Sul.

James, não é assim...A cintura de Montanhas está no interior e por isso directamente não afecta a faixa litoral ou o Vale do Minho. O que afecta é de forma indirecta.
Esta entrada não foi uma entrada das mais comuns no nosso inverno. Valores destes são raros - houve uma combinação pouco usual entre chuva convectiva e chuva estratiforme e não uniforme na sua distribuição.
O habitual é termos no nosso Noroeste peninsular entradas de SO mais uniformes e com maior expressão quanto mais a Norte.
Esse é o padrão.
O tal padrão que nos traz muitos dias de chuva, com entradas frequentes de frentes quentes e frentes frias, depressões após depressões, com valores de acumulados acima dos 20 mm e abaixo dos 80 mm. Maiores que este último valor são raros em entradas típicas, a não ser que nos refiramos às montanhas do eixo Peneda, Soajo, Amarela, Gerês, Cabreira, Barroso, Alvão, Marão, Montemuro e Freita.
Obviamente que a minha zona, em particular o planalto (ou Chã) de Ferreira não é páreo com as montanhas do tal eixo ou barreira de condensação que referi, nem com algumas montanhas do Alto Minho mais próximas do Atlântico. Mas que são registados valores elevados isso é indesmentível...Uma temporada por cá num outono\inverno típicos e mais pareceria estarmos no Alto Minho. :)
 
  • Gosto
Reactions: james

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Eis que termina o domingo marcado pela chuva copiosa, pelas inundações, por alguns acidentes com sempre tristes consequências (felizmente contidas).
Neste momento não chove, o vento sopra fraco e o céu apresenta-se muito nublado com razoáveis abertas.

O acumulado deste dia foi de 162,3 mm, um valor recorde na minha estação e, certamente, um valor muito difícil de bater nos próximos anos. Mas nunca se sabe...;)
O acumulado mensal está agora nos 464,5 mm.

Tenho mais uns vídeos para cá colocar, ainda em processamento - sistema de upload muito lento...:sono:. Deixo uma amostra do Rio Eiriz ao final da tarde deste domingo:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
O rio Douro não transbordou está a 1,5 metros de transbordar.
Pelas imagens vídeo, agora em maré vaza já a encher até ás 4:09h , está a 1,5 metros de transbordar ( medida obtida a olho nu)

Altura da maré baixa 0,59m
Altura da preia mar 3,57m

Diferença entre as alturas das marés = 2,98 metros

Será que o rio Douro vai transbordar na cidade do Porto? Acompanhem a evolução em http://www.visitar-porto.com/en/images-videos/live-video.html
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)