Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
922
Local
Entre BRG e GMR
Não sei se estou a dizer alguma asneira, mas devido ao facto da região do Vale do Minho e da faixa Litoral Esposende - Caminha estarem protegidas por uma cintura de montanhas são as regiões do Minho que menos beneficiam com entradas de Sul.

E, para ter um termo de comparação, de reparar que a faixa costeira da região do Porto, por exemplo, tem enormes acumulados com estas entradas, quase comparáveis às regiões mais interiores.

Não creio.

As montanhas são sempre elementos que pressionam e potenciam a queda de chuva independentemente da orientação das entradas.

Hoje, simplesmente, os eventos que originaram mais precipitação resolveram entrar no Douro Litoral e não no Minho.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
fotos do facebook do Rio Este, zona dos Galos

12495208_861017777353218_7256574739215991983_n.jpg

12509090_861017747353221_8638755216214911117_n.jpg

535285_861017744019888_6091115303343525269_n.jpg




Moro junto ao rio no troço da ultima fot. Efetivamente o rio durante a tarde esteve no limite mas aguentou-se! As obras que têm vindo a ser feitas de renaturalização do rio Este estão a dar efeitos. Tenho a certeza que se esta intempérie fosse antes de 2012 o rio galgava de certeza. Foi como da água pra o vinho.

Por agora tudo calmo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e martinus

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Também estou a acompanhar em directo já desde ontem o caudal do rio Douro através dessa mesma Webcam. É realmente impressionante a velocidade da corrente, ainda no dia 1 estive no Porto e estava ali nos limites normais, nada comparado com o que vemos neste momento. Lá se vão os tradicionais "Baldes de Vodka Preta" da Ribeira :confused: .
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,560
Local
Espinho, Aveiro
Mas que temporal se pôs agora de repente em Braga!
Se não foi um tornado, foi qualquer coisa parecida! Foi tudo pelos ares de repente durante quase 1 minuto :eek:

Já ponho vídeo.

Está muito vento também aqui em Espinho.

Se não foi tornado foi um downburst ou um microburst. Há tantos fenómenos relacionados com o vento.

A barraca da olá quase de certeza que vai flutuar, ainda não é maré cheia e já está a meio metro, segundo a webcam
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,794
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
bela corrente que o Douro leva aí no Porto sim sr.! não é com certeza muito diferente da que leva aqui na Régua..
espero que ao menos não desça muito aqui para ainda conseguir fazer uma boa foto-reportagem durante o dia :p
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se estou a dizer alguma asneira, mas devido ao facto da região do Vale do Minho e da faixa Litoral Esposende - Caminha estarem protegidas por uma cintura de montanhas são as regiões do Minho que menos beneficiam com entradas de Sul.

E, para ter um termo de comparação, de reparar que a faixa costeira da região do Porto, por exemplo, tem enormes acumulados com estas entradas, quase comparáveis às regiões mais interiores.

Exacto. É precisamente essa a minha ideia quando refiro o comportamento do vento. O vale do Minho fica na sombra com ventos do quadrante sul.


Ao fim do dia reapareceram nas séries horárias alguns dos valores do extenso período de falhas que durou desde as 6h da manhã, mas nenhuma série das que tinha sido afectada ficou completa.
Talvez ainda apareçam mais algumas reposições mas não acredito.

Acumulados de uma primeira década de Janeiro excepcional. Penso que não tem paralelo histórico, mas irei procurar nos arquivos de Boletins para a Agricultura (não só os on-line mas os de antigamente, em papel mesmo, de que tenho o arquivo quase completo). Também tentarei completar as séries estimando os valores em falta com a ajuda das estações amadoras.

3PqCVL2.gif


Pelo menos quatro estações excederam seguramente os 400 mm, numa primeira estimativa grosseira, incluindo Braga (?) e Lamas de Mouro. Portanto uma grande zona do Minho não litoral e uma faixa interior no Douro Litoral.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Pessoal de Braga que vídeos fantásticos que vocês agora partilharam, isso fez-me lembrar como o MSantos disse e bem os vídeos dos Furacões nos States. Foi mesmo uma situação bastante localizada.
 
  • Gosto
Reactions: Andre Barbosa

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,794
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
O Douro já está no Cais de Gaia neste momento, pela página de facebook "Porto":



esse era o "estilo" de plataformas que tínhamos na Régua até ha uns 2 anos antes das obras. também subiam com o rio, só que aqui o rio subia tanto que estoirava com as correntes que as prendiam, e ou tinham de ser retiradas antes ou quando já não dava tempo eram plataformas para ir para o lixo como nesta cheia em 2006..

nezy3n.jpg


felizmente que fizeram obras e agora temos uns cais "fixos" e submersíveis, digamos assim.. o rio sobe e eles lá ficam debaixo de água